Racismo? Não, foi outra coisa...

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor MVerde em 29 Abr 2011, 21:29

"Um empresário foi preso na noite de quinta-feira em um restaurante no Jardim América, em Goiânia, acusado de injúria qualificada. Adilon dos Reis Prudente teria chamado um garçom do estabelecimento, Gilberto Almeida de Carvalho, que é negro, de 'preto fedorento'.

O caso ocorreu no Buteko do Chaguinha 1, na avenida C-155, por volta das 22h. Segundo relatos, os clientes teriam se exaltado, e a polícia chegou ao local às 22h40. O empresário, a vítima e as testemunhas foram ouvidos, e Prudente foi levado para o 20º DP de Goiânia para registrar o flagrante.

Em depoimento à polícia, o suspeito negou ter xingado Carvalho e disse não ter nada a declarar. Prudente será acusado de injúria qualificada. Esta acusação é diferente da de racismo. Ela ocorre quando o suspeito quer ofender a honra subjetiva da vítima, e não uma raça ou etnia como um todo. Ambas podem render penas de 1 a 3 anos, mas o crime de racismo é imprescritível e inafiançável, ao contrário da injúria qualificada. O caso foi encaminhado ao 7º DP da capital, e será analisado pela Justiça."


FONTE

Na minha cidade não existe racismo, só injúria qualificada. :sobrancelha:
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Vincer em 29 Abr 2011, 22:05

Cara lavada qualificada também.

Olhe por outro lado: não é só na sua cidade.

Merda.

Pensando bem, pare de olhar. Olhar mais só piora.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Abr 2011, 22:18

Culpa do policial que lavrou a ocorrência.


Mas o MP ainda pode denunciar como Racismo.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Yugoloth em 29 Abr 2011, 22:22

"Um empresario", pelo fato de terem omitido o nome dele já é uma pista que não vai acontecer nada e ainda pode sobra para o garçom.

Aliais nem sei como a policia teve a ousadia de deter ele, afinal estão negando o direito dele de ir e vim que a nossa justiça zela tanto, se o STF ver isso coitado do policial.
Avatar do usuário
Yugoloth
 
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:02

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor MVerde em 29 Abr 2011, 22:24

Yugoloth escreveu:"Um empresario", pelo fato de terem omitido o nome dele...

MVerde escreveu:Adilon dos Reis Prudente teria chamado um garçom do estabelecimento

Colocaram o nome, mas vamos ver, acho que esse é um dos Coronéis com certo poder por aqui...
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Assumar em 29 Abr 2011, 22:30

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

Pena - reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)


RHC 18620 / PR RECURSO ORDINARIO EM HABEAS CORPUS - 2005/0187497-1

PENAL. PROCESSUAL PENAL. RECURSO EM HABEAS CORPUS. CRIME DE RACISMO.
1. DENÚNCIA QUE IMPUTA A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS PEJORATIVAS REFERENTES À RAÇA DO OFENDIDO. IMPUTAÇÃO. CRIME DE RACISMO.
INADEQUAÇÃO. CONDUTA QUE SE AMOLDA AO TIPO DE INJÚRIA QUALIFICADA
PELO USO DE ELEMENTO RACIAL. DESCLASSIFICAÇÃO. 2. ANULAÇÃO DA DENÚNCIA. DECADÊNCIA DO DIREITO DE QUEIXA. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE.
RECONHECIMENTO. 3. RECURSO PROVIDO.
1. A imputação de termos pejorativos referentes à raça do ofendido, com o nítido intuito de lesão à honra deste, importa no crime de injúria qualificada pelo uso de elemento racial, e não de racismo.
2. Não tendo sido oferecida a queixa crime no prazo de seis meses, é de se reconhecer a decadência do direito de queixa pelo ofendido, extinguindo-se a punibilidade do recorrente.
3. Recurso provido para desclassificar a conduta narrada na denúncia para o tipo penal previsto no §3º do artigo 140 do Código Penal, e, em conseqüência, extinguir a punibilidade do recorrente, em razão da decadência, por força do artigo 107, IV, do Código Penal.


1.0687.06.049315-6/001(1) - TJMG
Relator: Des.(a) MARIA CELESTE PORTO
Data do Julgamento: 06/05/2008
Data da Publicação: 17/05/2008
Ementa:
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO -REJEIÇÃO DA DENÚNCIA - CRIME DE RACISMO - NOVA CAPITULAÇÃO DADA PELO MAGISTRADO PRIMEVO - CRIME DE INJÚRIA QUALIFICADA PELO RACISMO - OFENSA À HONRA SUBJETIVA DA VÍTIMA - CRIME DE AÇÃO PENAL PRIVADA - QUEIXA-CRIME - DECADÊNCIA - EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE - DECISÃO MANTIDA. CRIME DE AMEAÇA - AUSÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO DA VÍTIMA - DECADÊNCIA - EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE RECONHECIDA. Há de ser diferenciada a conduta do agente que, acrescentando aspectos raciais à ofensa, visa atingir a honra subjetiva da vítima, daquela em que pratica racismo, onde o menosprezo é pela raça, pela coletividade.

Súmula: ACOLHERAM PRELIMINAR DA PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA PARA DECLARAR EXTINTA A PUNIBILIDADE DO RECORRIDO QUANTO AO CRIME DE AMEAÇA, PELA DECADÊNCIA DO DIREITO DE QUEIXA, E NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO.


Número do processo: 1.0479.04.070957-4/001(1) Numeração Única: 0709574-51.2004.8.13.0479 - TJMG
Relator: Des.(a) DOORGAL ANDRADA
Data do Julgamento: 04/11/2009
Data da Publicação: 02/12/2009
Ementa:
DISCRIMINAÇÃO RACIAL. PALAVRAS OFENSIVAS À RAÇA. DESCLASSIFICAÇÃO DO DELITO PARA INJÚRIA RACIAL. ART. 140, § 3º, DO CP. NÃO APRESENTAÇÃO DE QUEIXA. PUNIBILIDADE EXTINTA. SENTENÇA MANTIDA. - Para a configuração do crime de discriminação racial, toda uma coletividade deve ser atacada, não apenas a honra subjetiva de determinada pessoa. No caso dos autos o agente não pretendia atacar uma coletividade, mas apenas atentar contra a honra da vítima, de forma individualizada, situação que atrai a aplicação do art. 140, § 3º, do CP. - Sendo o delito de injúria crime de ação penal privada, deveria a vítima ter apresentado queixa no prazo estabelecido em lei. Não o fazendo, deve ser extinta a punibilidade pela decadência.

Súmula: RECURSO NÃO PROVIDO.
Editado pela última vez por Assumar em 29 Abr 2011, 22:50, em um total de 1 vez.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor MVerde em 29 Abr 2011, 22:40

Acusado de racismo depois de xingar o gerente de um bar, que é negro, o empresário Adilon dos Reis Prudente, 44, foi preso na noite desta quinta-feira (28) em um bar no Jardim América, em Goiânia (GO). Ele estava acompanhado da mulher, com quem teria iniciado uma discussão.

Para tentar amenizar a situação entre o casal, o garçom chamou o gerente, que tentou conversar com o empresário e a mulher, mas já foi recebido com agressões verbais.

Segundo o major da Polícia Militar, Karison Sobrinho, Adilon teria chamado a vítima de “preto fedido”, e ainda continuou dizendo que “essa raça de vocês deveria ser extinta”.

Policiais militares chegaram rapidamente ao local. Segundo eles, outros clientes ficaram revoltados com a situação e quiseram linchar o agressor, mas foram contidos.

Uma viatura passava em frente ao bar durante a confusão e encaminhou o acusado para o 20º Distrito Policial, onde ele, embriagado, segundo informações da polícia, teria repetido a agressão na frente do delegado.
O empresário vai ser indiciado por racismo e pode pegar até três anos de prisão. Ele continua preso e só poderá sair se houver decisão judicial que determine a liberação. Não há fiança para o crime de racismo.

O major Sobrinho lembrou que crimes como este são de difícil apuração. “O flagrante geralmente não ocorre, pois quando a polícia chega, a injúria já terminou e são poucas testemunhas”.


FONTE

Notícia mais completa, foram mais xingamentos.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Assumar em 29 Abr 2011, 22:49

MVerde escreveu: (...)

Segundo o major da Polícia Militar, Karison Sobrinho, Adilon teria chamado a vítima de “preto fedido”, e ainda continuou dizendo que “essa raça de vocês deveria ser extinta”. (...)


Aí a coisa começa a mudar de figura, embora a defesa vai alegar que a intenção dele foi de injuriar apenas o garçom.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Yugoloth em 29 Abr 2011, 22:55

MVerde escreveu:
Yugoloth escreveu:"Um empresario", pelo fato de terem omitido o nome dele...

MVerde escreveu:Adilon dos Reis Prudente teria chamado um garçom do estabelecimento

Colocaram o nome, mas vamos ver, acho que esse é um dos Coronéis com certo poder por aqui...


Esta minha leitura "dinâmica"...

Vendo a noticia

Ele continua preso e só poderá sair se houver decisão judicial que determine a liberação.


Se o STF vim ao resgate nas próximas horas saberemos se ele é um coronel mesmo.
Avatar do usuário
Yugoloth
 
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:02

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Assumar em 29 Abr 2011, 23:20

Uma questão interessante é que se cair para injúria qualificada, o garçom tem que propor a queixa. Não vai para o MP.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor KhanNoonienSingh em 05 Mai 2011, 10:54

Racismo: Sai desse elevador seu preto, aqui eh pra gente decente.
Não senta do meu lado seu preto, esse assento é de branco. Não contrato preto.

Injuria qualificada: Preto fedorento.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Mai 2011, 11:15

KhanNoonienSingh escreveu:Racismo: Sai desse elevador seu preto, aqui eh pra gente decente.
Não senta do meu lado seu preto, esse assento é de branco. Não contrato preto.

Injuria qualificada: Preto fedorento.


"Sua raça deveria ser exterminada" entra na segunda categoria como, exatamente?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor banned_guardian em 05 Mai 2011, 11:48

Simples, critérios puramente ilógicos do "Delega parceiro" e provavelmente do "Promotor bróder".
Fikdik.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor Gladius Dei em 05 Mai 2011, 11:58

Assumar escreveu: “essa raça de vocês deveria ser extinta”.


MALDITOS MARCIANOS, eles vem para a Terra e acham que ainda podem falar mal da nossa raça!
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: Racismo? Não, foi outra coisa...

Mensagempor SCCSakura em 05 Mai 2011, 13:45

Viva space invaders!!
Imagem
Avatar do usuário
SCCSakura
 
Mensagens: 2055
Registrado em: 11 Ago 2009, 20:02


Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron