Silva escreveu:O dificil é achar ator oriental que não seja forçado.
Madruga escreveu:Essa afirmação resvala não em uma, mas em DUAS ignorâncias:
AHHHHHH!!! *entra em convulsão*
Fenomenal. Incrível. Se o Silva ignorou algo, e isso já é assumir muita coisa, responder com mais ignorância não é legal.
Eu vou com calma, e por partes. Um dos motivos de eu ter sumido um pouco da spell é essa tendência aos debates virarem ataques aos locutores, gente assumindo mais do que os posts dizem, e eventual combate de egos... sempre em detrenimento do tópico(o assunto central).
Mas vamos lá, passo a passo:
Silva escreveu:O dificil é achar ator oriental que não seja forçado.
Se o Silva considera atuação forçada ruim(o que talvez tenha ficado nas entrelinhas, mas não nessa frase), isso é gosto; Se ele é ignorante ou se é apenas gosto/preconceito são coisas distintas.
Ele afirmou que a atuação oriental é forçada(já assumindo um pouco; ele apenas disse ser difícil achar atores não forçado). Estamos todos juntos no racioncínio? Ótimo.
Madruga escreveu:Essa afirmação resvala não em uma, mas em DUAS ignorâncias:
Aí me vem alguém enchendo o peito e...
Advinha: a atuação oriental
É forçada. O Silva disse isso. O madruga vem dizer 'ignorante', para logo depois... dizer que é?
Ou eu estou pirando muito o cabeção ou tem coisa muito errada. Ao menos na frase quotada, o Silva não critica a atuação oriental como ruim(por definição). Ele não disse 'no oriente não atuam, porque são forçados!'.
Eles são forçados e gostam assim. Pronto. Assumir que a afirmação do Silva(a quotada) é uma crítica ou ignorância já é uma posição (bias) de defesa, assumindo que forçado=ruim. Querer achar pêlo em ovo é sinal que o próprio autor, no fundo, reconheça forçado=ruim, mas se esforça em se desviar desse 'erro' e acha que todos os demais cometem o mesmo. Tipo pensar 'geral desconhece/ignora, se ele falou isso é uma crítica'... no final das contas, da onde saiu a idéia de crítica foi da sua própria cabeça. É como criticar alguém por que frase X teve duplo sentido e chamá-lo de cabeça suja, quando no final das contas quem pensou em 'sujeira' foi você.
...
Agora voltando ao ponto em questão.
Atuação JAPONESA é forçada, a chinesa nem tanto. Na CHINA há uma longa história cinematográfica abundante, no Japão ela infelizmente é limitada; Por lá a ênfase em outras produções (séries animadas ou live) acaba afetando isso.
De qualquer modo, é no Japão onde a atuação ainda segue o viés do teatro. Mas sabe qual a graça? Não é questão de país X ou Y: cinema 'moderno'(o padrão/moda de hoje) dispensa a atuação teatral de qualquer lugar.
Como quando o cinema mudo morreu: atores ótimos que não sabiam atuar falando foram descartados. Atores de teatro, a maioria, no mundo todo... não conseguem papel em filmes ou tv. Porque a atuação teatral é exagerada, e o cinema atual tende ao realismo.
Querer que uma produção Holywoodiana(atuação realista) inclua atores japoneses de viés teatral é que chega a ser ignorância; É o motivo de muitos filmes holywoodianos orientais usarem atores CHINESES fazendo papel de japoneses. Realmente faltam atores de viés realista no Japão.
Se for para usar atores japoneses com todo o estilo deles, não seria uma produção holywoodiana, porque seria 'teatro na tela', outro gênero completamente distinto de cinema.