MMA

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: MMA

Mensagempor Armitage em 11 Jan 2011, 20:59

Mas pô, o aikijujutsu é milenar cara, não dá pra querer que tenha muita aplicabilidade hoje em dia. Ainda mais assim com o MMA difundido do jeito que está (e quase todo mundo tem noção de porrada). Eu diria que essa arte é útil pra contextos onde se quer render/dominar uma pessoa sem machucá-la muito, ou o inverso, quando se quer se desvencilhar de tentativas de rendição/domínio por outra pessoa. Por isso algumas polícias do mundo (japão inclusive) treinam ou já treinaram essa arte. Faz todo sentido num contexto policial e de segurança. Se eu fosse segurança de boate treinava ela só pra tirar onda com os bebúm. :mrgreen:

E pô, esse Dekkers aí é o bicho mermo. Tem uma pegada animal.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Metal Sonic em 12 Jan 2011, 09:41

Só que não funciona num ringue.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Cak em 21 Jan 2011, 13:18

Silva escreveu:Mas pô, o aikijujutsu é milenar cara, não dá pra querer que tenha muita aplicabilidade hoje em dia. Ainda mais assim com o MMA difundido do jeito que está (e quase todo mundo tem noção de porrada). Eu diria que essa arte é útil pra contextos onde se quer render/dominar uma pessoa sem machucá-la muito, ou o inverso, quando se quer se desvencilhar de tentativas de rendição/domínio por outra pessoa. Por isso algumas polícias do mundo (japão inclusive) treinam ou já treinaram essa arte. Faz todo sentido num contexto policial e de segurança. Se eu fosse segurança de boate treinava ela só pra tirar onda com os bebúm. :mrgreen:

E pô, esse Dekkers aí é o bicho mermo. Tem uma pegada animal.

A maioria das artes marciais por ai também são quase milenares. O problema é que não dá para parar no tempo. Atualmente não usamos mais espadas, arcos e etc., e querer ficar numa arte que insiste nisso me parece anacrônico. Por isso que eu gosto de Krav magá: eficiente, direta, moderna.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Armitage em 22 Jan 2011, 00:43

Mas Cak, ai é que está, não é objetivo de toda arte se manter atualizada. Pelo contrário, muitas se preocupam em manter vivos os ensinamentos e curriculo dos fundadores originais, como uma "obra" passada de geração em geração. É o caso da maior parte das orientais, que muitas vezes valorizam mais o corpo filosófico da arte do que o técnico em si. E eficiência é algo relativo. Krav Magá foi criada para um contexto moderno, e é, neste contexto, mais eficiente que a maioria dos Koryu (artes antigas japonesas). Mas considere o japão do séc. XVI (oponentes em armaduras de bambú e metal ) e a coisa se inverte: Krav Magá não serve pra nada, enquanto Koryu se torna eficiente. ;)

E cara, tem uma coisa interessante que eu reparei nos meu pequeno tempo de aikido: a maior parte das técnicas são eficientes, o que não é eficiente é a metodologia de treinamento . Daí o resultado são essas coisas ridículas aqui: http://www.youtube.com/watch?v=S4qXVdGKn9k XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Cak em 22 Jan 2011, 11:31

Não to sabendo disso não Silva. O muay thai é oriental, o jiu jitsu é oriental, o kung fu é oriental, e nenhuma delas se vêem como artes que precisam se manter intocadas através dos tempos. Claro, não to falando pra uma arte marcial se modificar totalmente ao longo do tempo, todas essas que falei ainda mantém muito de seus ritos e tradições. Porém, elas também foram se adaptando aos novos tempos, e continuam tão atuais como eram na época em que foram criadas.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Madrüga em 22 Jan 2011, 18:59

Silva escreveu:Mas pô, o aikijujutsu é milenar cara, não dá pra querer que tenha muita aplicabilidade hoje em dia.

Ah, SIlva, com tudo o respeito, isso é bobagem da grossa. Como o Cak disse, uma cacetada de outras artes marciais também são milenares, e aí?

Silva escreveu:Mas considere o japão do séc. XVI (oponentes em armaduras de bambú e metal ) e a coisa se inverte: Krav Magá não serve pra nada, enquanto Koryu se torna eficiente. ;)

Por quê?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Jan 2011, 19:08

Afu mesmo é capoeira. No zum zum zum, capoeira mata um.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Elven Paladin em 22 Jan 2011, 19:23

Mas pô, o aikijujutsu é milenar cara, não dá pra querer que tenha muita aplicabilidade hoje em dia.

Então, qual o propósito de se aprender um "arte milena que não tenha aplicabilidade"? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 22 Jan 2011, 19:39

Você está falando do Silva, o homem dos mil sistemas e de nenhum grupo para jogá-los. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 22 Jan 2011, 20:59

(esse post ficou tão grande que ninguem vai ler. já vejo o Madruga falando: "Bah, muito texto, nem li" XD )

Galera, arte marcial não é ciência. Pelo menos não a maioria delas. A maioria das artes tradicionais consistem em corpos de conhecimento desenvolvidos e codificados ao longo do tempo segundo contexto históricos e culturais específicos. Pode parecer estranho pra alguem com mindset moderno e acostumado com MMA onde artes marciais são tratadas de forma pragmática e até científica, mas as artes tradicionais (principalmente as orientais) não pode ter seu aspecto filosófico/cultural/religioso arrancado sem perder sua identidade. E a própria idéia de "atualização" já iria de encontro a essa bagagem cultural de cada arte. Como explicar pra um mestre de aikido que aquilo no video ali em cima não tem aplicabilidade marcial nenhuma nos dias de hoje? Você realmente espera que um mestre que treinou aquilo a vida toda, e cujo mestre também treinou a vida toda, e que toda a comunidade/organização/clã daquela arte treinou a vida toda e que o fundador dela criou do alto de sua inspiração divina e status de quasi-kami? (a maioria dos fundadores dos koryu japoneses tiveram inspiração divina de kamis ). Por isso a maioria das artes orientais possuem influencias budistas, e o famoso conceito de budo desenvolvido na virada do séc. XX trata a parte técnica como um meio pro desenvovimento da parte espiritual. Nesse sentido não importa realmente se sua arte é aplicável ou não numa porradaria real - importa que ela seja aplicável pra "afiar seu espirito".

Querem um exemplo? Peguem a capoeira. Qualquer um que tenha praticado sabe que ela nem de longe é eficiente num ambiente de violência realista como os rings de MMA, e mesmo sua eficácia nas ruas é questionável. O aspecto de dança e o "acrobatismo" de seus chutes fazem dela extremamente ineficiente em se tratando de conservação de energia/stamina que é essencial para um contexto de MMA, e a plasticidade e circularidade de suas técnicas a deixams desvantagem na rua contra sistemas mais diretos (como boxe ou o krav-magá, por ex). E porque ela não se atualiza, oras? Simples: esse não é o objetivo da arte. Não é assim que funciona. A capoeira foi desenvolvida para ser uma "arma secreta" de escravos há vários séculos atrás e todas suas caracteristicas advém desse propósito (o aspecto da dança, as acrobacias, a malandragem, etc.), então nem tente explicar prum mestre cordél-branco que tudo que o falecido Mestre Bimba codificou estava errado.

Agora contraste isso com sambô, systema, krav-magá, MMA ou qualquer outra arte ou sistema de combate moderno desenvolvida com base em aplicabilidade em contextos reais de defesa pessoal, combate corpo-a-corpo em guerras, etc. São artes "científicas", que refletem o tempo em que foram desenvolvidas, e por isso nem têm filosofias ou religiosidade atrelada (quando muito, é "mata ele antes que ele mate você" ou "nas ruas, quem dá a primeira porrada vence" ou ainda "a melhor defesa é o ataque" ).

Editado: um exemplo do que eu disse no 2º parágrafo: a maioria das pessoas acha aikido um tanto ridículo com todas aquela coreografia, e agarração de pulsos, e ficar se arrastando de joelhos pra lá e pra cá. Muitos amigos falavam "porra isso é balé ou arte marcia caralho!". O problema é que a maioria não sabe (e muitas vezes os próprios professores também não) que as técnicas e princípios da arte surgiram numa época e contexto bem diferentes. Esse vídeo aqui mostra as causas pra algumas dessas reclamações:

( o andar de joelhos se dá porque muitos aposentos do japão eram baixos, e faz parte da cultura sentar-se no chão, então o samurai tinha que estar preparado pra se defender da posição de sentado; e a agarração de pulsos, é porque tudo indica que oponentes e assaltantes visassem imobilizar a mão da espada do samurai, portanto ele tinha que sabe se desvencilhar dessas tentativas.

Armitage

Mensagempor ferdineidos em 23 Jan 2011, 10:32

Cara, concordo em parte com você (Silva)

Acho que tem que separar o que é ARTE marcial de arte MARCIAL.

Alguns são excelentes métodos de defesa pessoal, outros são puramente um exercício com uma bagagem cultural.

Mas como isso é im post sobre MMA, acho meio sem nexo ficar puxando sardinha pra estilos sem aplicabilidade.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Armitage em 23 Jan 2011, 11:17

Alguns são excelentes métodos de defesa pessoal, outros são puramente um exercício com uma bagagem cultural.

Isso! :aham:

Armitage

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jan 2011, 12:11

Silva escreveu:Querem um exemplo? Peguem a capoeira. Qualquer um que tenha praticado sabe que ela nem de longe é eficiente num ambiente de violência realista como os rings de MMA, e mesmo sua eficácia nas ruas é questionável.

Você se acha sabidão mas não entende porcaria nenhuma! Qualquer um que jogava de Eddy Gordo no Tekken 3 sabe que capoeira é letal! :frenzied:

Falando sério, tô sem acompanhar os UFCs desde um pouco antes das férias, teve algum acima da média nesses últimos tempos?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Eltar em 23 Jan 2011, 17:20

Se teve algum UFC bom esse dias eu não sei, só sei que tem muita gente esperando pra ver o Belford apanhar pro Anderson, agora no dia 6.
Imagem
Eltar

Mensagempor KhanNoonienSingh em 23 Jan 2011, 22:37

teve algum acima da média nesses últimos tempos?

A luta do Frank Edgar com Gray Maynard. UFC 125

Levar a luta até o fim em um empate, depois de tomar um socão no primeiro round que até cambalhota o cara (Edgar) virou e passou o round inteiro tonto se defendendo, não é pra qualquer um.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic