Combate no Primetime Adventures

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor DracoDruida em 17 Nov 2007, 14:54

Vamos direto ao ponto.
Eu vou fazer uma campanha inspirada em mangás da Clamp (mais em X/1999) e resolvi usar esse sistema, por ser simples e incentivar participação e interpretação dos jogadores. Eu me amarrei mesmo no sistema. Mas tem um problema... Combate.
Como fazer um combate interessante em Primetime Adventures?
Alguém conhece um suplemento? Regras caseiras ou feitas por fãs disponíveis na internet? Alguém tem alguma idéia/já fez algo semelhante?
DracoDruida

Mensagempor FreeSample em 17 Nov 2007, 22:42

Por ser um jogo narrativista (e não "simulacionista", como a imensa maioria por aí) um combate épico, digno de lendas, se resolveria com.... um simples teste que levaria cinco segundos, e o resto só descrevendo o que acontece. Se quiser adicionar um pouco mais de tensão na mecânica, contudo, tenta transpor o exemplo "a car chase" do apêndice para um combate (basicamente é uma sugestão de dividir a narração em várias viradas de cartas, e não apenas uma). Espero ter ajudado, cara!
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor DracoDruida em 18 Nov 2007, 11:46

Eu pensei nisso. Mas estou pensando em algo como fazer um tipo de trait novo, algo pra definir poderes ou algo assim pros personagens. Aí fica melhor =P
DracoDruida

Mensagempor Frossard em 24 Nov 2007, 11:53

DracoDruida escreveu:Como fazer um combate interessante em Primetime Adventures?

Procure por "story element combat". Acredito que uma busca sobre esse assunto possa ser a solução para o seu problema.
Frossard

Mensagempor Speranza em 20 Dez 2007, 09:06

Vou tentar explicar como eu administraria um combate. O exemplo que se segue seria uma campanha ambientada no cenário do Castelo Falkenstein, com qualquer fala dos outros jogadores omitidas:

Jogador: Tendo descoberto que o vilão Dr. Montague sequestrou Lady Catarina, na próxima cena, Capitão Tannhauser vai até o seu esconderijo resgatá-la.

Mestre: Essa é uma cena de desenvolvimento da história, certo? (ao invés de cenas de desenvolvimento pessoal)

Jogador: Sim! Vamos acabar logo com isso!

Cena
Foco: História
Agenda: Capitão Tannhauser tenta resgatar Lady Catarina das garras do Dr. Montague.
Local: Esconderijo do Dr. Montague.

Mestre: Capitão Tannhauser cavalga velozmente através das planícies sob um céu trovejante até chegar ao velho moinho utilizado pelo Dr. Montague como esconderijo.

Jogador: Quando chego, eu pulo do meu cavalo, desembainho minha espada e corro até a porta.

Mestre: A porta está trancada.

Jogador: Eu arrebento.

Mestre: Com um chute poderoso na porta, o Capitão derruba a velha porta de madeira. Dentro do moinho, encontra Lady Catarina amarrada num canto, e o vilanesco Dr. Montague pronto para colocar suas mãos sujas sobre ela.

Jogador: Pare, vilão!

Mestre: Eu acredito que esse combate é Conflito dessa cena. Vamos decidir o que está em jogo (stakes)?

Jogador: O issue do meu personagem é “Heroísmo”. Ele não quer matar o Dr. Montague, ele só quer resgatar a donzela e levá-lo para uma prisão. Se ele não conseguir, por outro lado, ele vai se sentir terrivelmente abalado na sua crença em suas virtudes.

Mestre: Dr. Montague também não faz questão de te matar. Ele fica satisfeito em só fugir com Lady Catarina.

Jogador: Ok! Eu corro em direção a ele com minha espada. Ele está armado?

Mestre: Ele tira de dentro da casaca preta uma afiada bengala-espada, enquanto sorri com seus dentes amarelados.

Jogador: Nós começamos a combater, as espadas reluzindo e se chocando. Eu utilizarei minha habilidade como Esgrimista (trait), tentando encurralá-lo.

Mestre: Os golpes são desferidos e ele recua alguns passos, porém ele conhece bem seu esconderijo. Ele estica o braço até um pano que estava sobre a mesa e joga sobre seu rosto, correndo até o outro lado, onde se encontrava Catarina. Eu gasto dois pontos de Orçamento (budget).

Jogador: “Covarde!”, grita o Capitão. Eu deixo cair o pano empoeirado e tento alcançá-lo.

Mestre: Quando você se aproxima, ele pega Catarina pelos praços, enquanto ela esperneia e seus gritos são abafados por uma mordaça. Ele tem um brilho sombrio dentro dos olhos dele, e pela primeira vez você sente uma aura ao redor do Dr. Montague... ele dá uma gargalhada maléfica. Mais um ponto de Orçamento.

Jogador: Hei! Isso me parece que ele é... um Unseelie! Eu posso usar meu trait “Caçador de Unseelies” contra ele! Além disso, gasto um ponto de Fan-Mail!

Com isso teríamos várias outras trocas de narrativa, com os participantes do conflito usando traits e investindo Fan-Mail e Orçamento. No fim, determina-se o vencedor e o narrador narra o fim do combate.
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Speranza

Voltar para Outros Sistemas