Vou tentar explicar como eu administraria um combate. O exemplo que se segue seria uma campanha ambientada no cenário do Castelo Falkenstein, com qualquer fala dos outros jogadores omitidas:
Jogador: Tendo descoberto que o vilão Dr. Montague sequestrou Lady Catarina, na próxima cena, Capitão Tannhauser vai até o seu esconderijo resgatá-la.
Mestre: Essa é uma cena de desenvolvimento da história, certo? (ao invés de cenas de desenvolvimento pessoal)
Jogador: Sim! Vamos acabar logo com isso!
Cena
Foco: História
Agenda: Capitão Tannhauser tenta resgatar Lady Catarina das garras do Dr. Montague.
Local: Esconderijo do Dr. Montague.
Mestre: Capitão Tannhauser cavalga velozmente através das planícies sob um céu trovejante até chegar ao velho moinho utilizado pelo Dr. Montague como esconderijo.
Jogador: Quando chego, eu pulo do meu cavalo, desembainho minha espada e corro até a porta.
Mestre: A porta está trancada.
Jogador: Eu arrebento.
Mestre: Com um chute poderoso na porta, o Capitão derruba a velha porta de madeira. Dentro do moinho, encontra Lady Catarina amarrada num canto, e o vilanesco Dr. Montague pronto para colocar suas mãos sujas sobre ela.
Jogador: Pare, vilão!
Mestre: Eu acredito que esse combate é Conflito dessa cena. Vamos decidir o que está em jogo (stakes)?
Jogador: O issue do meu personagem é “Heroísmo”. Ele não quer matar o Dr. Montague, ele só quer resgatar a donzela e levá-lo para uma prisão. Se ele não conseguir, por outro lado, ele vai se sentir terrivelmente abalado na sua crença em suas virtudes.
Mestre: Dr. Montague também não faz questão de te matar. Ele fica satisfeito em só fugir com Lady Catarina.
Jogador: Ok! Eu corro em direção a ele com minha espada. Ele está armado?
Mestre: Ele tira de dentro da casaca preta uma afiada bengala-espada, enquanto sorri com seus dentes amarelados.
Jogador: Nós começamos a combater, as espadas reluzindo e se chocando. Eu utilizarei minha habilidade como Esgrimista (trait), tentando encurralá-lo.
Mestre: Os golpes são desferidos e ele recua alguns passos, porém ele conhece bem seu esconderijo. Ele estica o braço até um pano que estava sobre a mesa e joga sobre seu rosto, correndo até o outro lado, onde se encontrava Catarina. Eu gasto dois pontos de Orçamento (budget).
Jogador: “Covarde!”, grita o Capitão. Eu deixo cair o pano empoeirado e tento alcançá-lo.
Mestre: Quando você se aproxima, ele pega Catarina pelos praços, enquanto ela esperneia e seus gritos são abafados por uma mordaça. Ele tem um brilho sombrio dentro dos olhos dele, e pela primeira vez você sente uma aura ao redor do Dr. Montague... ele dá uma gargalhada maléfica. Mais um ponto de Orçamento.
Jogador: Hei! Isso me parece que ele é... um Unseelie! Eu posso usar meu trait “Caçador de Unseelies” contra ele! Além disso, gasto um ponto de Fan-Mail!
Com isso teríamos várias outras trocas de narrativa, com os participantes do conflito usando traits e investindo Fan-Mail e Orçamento. No fim, determina-se o vencedor e o narrador narra o fim do combate.