[Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores esperam

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 23:33

"Mecânica" é o mesmo que "regra" e os cálculos são parte das regras

Exceto que não.

Regra básica de D&D 4e

"Você precisa rolar d20 contra dificuldades."

Mecanica básica de D&D 4e

"d20 + atributos contra DC"

Repare que a principio a diferença é pequena, mas quando comparado com video games vemos como ela é de fato profunda neles. As regras são geralmente simples "Aperte o botão "ataque" para atacar." porém os calculos e e mecanica por trás do ataque acontece por trás do jogo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Ric.freitas em 12 Dez 2010, 00:43

Um dos jogadores da minha mesa tem a opinião de que a 4° ed é videogame, se referindo ao fato de que todos os personagens fazem exatamente a mesma coisa.

Por muito tempo eu achei esta crítica absurda, hoje eu entendo que o ele critica de fato é que o mesmo sistema de resolução de combates/desafios se aplica a todas as classes e raças. Diferente das edições anteriores que tinham sistemas diferentes.

E curiosamente, depois de jogar a quarta edição por vários dois anos, passei a prefirir outras edições.
Ric.freitas

Mensagempor AKImeru em 12 Dez 2010, 01:07

Ric.freitas escreveu:Um dos jogadores da minha mesa tem a opinião de que a 4° ed é videogame, se referindo ao fato de que todos os personagens fazem exatamente a mesma coisa.

Por muito tempo eu achei esta crítica absurda, hoje eu entendo que o ele critica de fato é que o mesmo sistema de resolução de combates/desafios se aplica a todas as classes e raças. Diferente das edições anteriores que tinham sistemas diferentes.

E curiosamente, depois de jogar a quarta edição por vários dois anos, passei a prefirir outras edições.

Explique para mim porque para você um sistema se utilizar de mecânicas homogeneizadas o faz ser

1) Video game
2) Faz o sistema de resolução de combates/desafios iguais

Pois se você de fato jogou 4e, sabe que mesmo apesar de dividirem as mesmas mecânicas, suas regras e conceitos tendem a possuir diferenças cruciais. Além de objetivos diferentes em cada encontro.
AKImeru

Mensagempor Maurício em 12 Dez 2010, 07:22

Elven Paladin escreveu:Seguindo essa muito peculiar lógica, se as regras de RPG tem que ser simples, então D&D 4e é "muito mais" RPG do que D&D 3e, enquanto nenhum RPG é mais "Video-Gamístico" do que Chivalry&Sorcery.
Não faço idéia, só conheço um dos três.

_Virtual_Adept_ escreveu:
Eu não disse que toda regra de video-game é complicada, mas que elas podem (ou não) ser complicadas, enquanto uma (boa) regra de RPG tem que ser simples.

Eu tenho que ficar me repetindo toda hora? Eu já falei que a principal característica delas é que são complicadas.

Se decide, Maurício, eu tô me perdendo no que você está falando.

Tenta sintetizar teu pensamento, por favor.
Eu estava falando das regras de video-game, e não das regras que podem ser tanto de video-game quanto RPG.

1- Regras de RPG: tem de ser simples.
2- Regras de video-game: complexas ou simples.
3- Regras simples: em qualquer um dos dois.
4- Regras complexas: apenas em video-games.

1 e 2 compõe o segundo comentário.
4 é o primeiro comentário.

Kinn escreveu:O que meus players falam de parecer video-game é quando o jogo não parece lhe dar opções de agir, o que não parece ser tanto queixa do sistema e sim da mesa em si.
Isso também seria algo típico de um video-game (embora não apenas deles), mas como você disse isso é problema da mesa e não das regras.

Ruben_Ladwig escreveu:ê lelê, quanta inferência no meu comentário.
Eu só disse que acho engraçado comparar com algo que se gosta quando se quer criticar.

Alias, tu tá argumentando mal demais, Maurício. Tu nem precisa falar de video-games, se a coisa se coloca como tu propõe.

Era só dizer 'tal sistema é excessivamente complicado'. Matava a questão.
Exceto que não. A coisa do complicado veio depois, quando eles resolveram se apegar a apenas um detalhe do meu comentário (o que seria um "video-game de papel"); a essência dele sobre a qual ninguém comentou era simplesmente "eu gosto tanto de RPGs quanto de video-games - não é por isso que eu posso criticar um RPG por se parecer com um video-game".

AKImeru escreveu:
"Mecânica" é o mesmo que "regra" e os cálculos são parte das regras

Exceto que não.

Regra básica de D&D 4e

"Você precisa rolar d20 contra dificuldades."

Mecanica básica de D&D 4e

"d20 + atributos contra DC"

Repare que a principio a diferença é pequena, mas quando comparado com video games vemos como ela é de fato profunda neles. As regras são geralmente simples "Aperte o botão "ataque" para atacar." porém os calculos e e mecanica por trás do ataque acontece por trás do jogo.
Embora eu discorde, isso é um pequeno detalhe de semântica, como isso afeta o argumento?
Maurício

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 11:38

Maurício escreveu:1- Regras de RPG: tem de ser simples.

Sinceramente... de onde você tirou isso? Você pode aceitar que isso é uma visão pessoal, mas não tem que necessariamente acontecer.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor louc0 em 12 Dez 2010, 12:58

Madrüga escreveu:
Maurício escreveu:1- Regras de RPG: tem de ser simples.

Sinceramente... de onde você tirou isso? Você pode aceitar que isso é uma visão pessoal, mas não tem que necessariamente acontecer.

Aliás, só mostra que o Maurício não conhece muitos sistemas. Muitos dos quais, complicadíssimos, apareceram numa época em que os videogames, pasmem, eram simples (por limitações técnicas).
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor AKImeru em 12 Dez 2010, 18:09

Embora eu discorde, isso é um pequeno detalhe de semântica, como isso afeta o argumento?

Não é um detalhe de semântica, é um detalhe de função. E muda completamente tudo.

Como ávido jogador de RPG e video games eu posso dizer que você nunca jogou uma boa campanha de Warhammer 40k: Rogue Trader. Ou Traveller. Ou Hackmaster.
AKImeru

Mensagempor Torneco em 12 Dez 2010, 23:17

Eu acho que vocês estão perdendo tempo demais com uma discussão sem muito fundamento, na minha opinião. Eu acho que o que ele quer dizer é que volta e meia pode aparecer uma regra ou mecânica que tire alguma característica que se tem como básica do RPG, ou pelo menos de um sistema, e que por ser parecida com um jogo e vídeo-game faz com que esse fenomeno ocorra. Só que isso é muito subjetivo, cada um enxerga uma mudança de uma maneira diferente, então fica dificil dizer o que parece com o que.

Por exemplo, as diversas mudanças que surgiram na 4e fez com que o pessoal achasse que o jogo tinha virado video-game de papel, como por exemplo, a classificação das classes, tiradas de MMOs mas que de certa forma sempre existiram no sistema e que só foram evidenciadas e melhor trabalhadas. Ou, por exemplo, a mecânica unificada das classes e a mecânica dos poderes, que de certa forma se assemelham ao uso das habilidades dos personagens de MMOs.

Mas, como eu disse antes, pra uns, isso é transformar D&D em video-game de papel, mas pra maioria, é uma evolução do sistema e assimilação de idéias que façam com que o jogo seja mais divertido.

Eu acredito que, qualquer mudança que faça com que o jogo fique mais divertido para todos, venha da onde vier, é bem vinda.
Torneco

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Dez 2010, 23:32

Torneco, acho que os críticos de "videogame de papel" esquecem que os mesmos MMOs tiraram inspiração do próprio D&D como jogo. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Torneco em 12 Dez 2010, 23:40

Sim claro. Se você for ver os monstros que você encontra nos Final Fantasy antigos, o livro de monstros de D&D está todo lá. No final, é mais questão de preconceito de parte dos jogadores quanto as mudanças, e em vez de ficar choramingando, deveriam estar testando o que funciona melhor ou não.

Aliás, eu queria saber se alguém conhece uma mecãnica de Desafios de Perícia um pouco mais diferentes do que as oficiais.
Torneco

Mensagempor dmandrak em 13 Dez 2010, 10:28

Torneco escreveu:Sim claro. Se você for ver os monstros que você encontra nos Final Fantasy antigos, o livro de monstros de D&D está todo lá. No final, é mais questão de preconceito de parte dos jogadores quanto as mudanças, e em vez de ficar choramingando, deveriam estar testando o que funciona melhor ou não.

Aliás, eu não sei quanto a vocês, mas essa repetição de monstros e raças meio standard em tudo que é rpg e video-game não cansa de vez em quando?

Depois de um certo tempo, você reza pra encontrar um bixo sem saber direito o que ele faz.
dmandrak

Mensagempor Madrüga em 13 Dez 2010, 10:35

Tipo começar matando uma gosma verde?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Dez 2010, 10:42

We need more vegepigmeys!

Imagem
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor dmandrak em 13 Dez 2010, 16:36

Madrüga escreveu:Tipo começar matando uma gosma verde?

Nao rola. Jah foi usado em Breath of Fire e Tibia.
Imagem
dmandrak

Mensagempor Ken-Ohki em 13 Dez 2010, 17:17

E que tal começar matando uma gosma rosa?
Imagem
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários