Elven Paladin escreveu:Seguindo essa muito peculiar lógica, se as regras de RPG tem que ser simples, então D&D 4e é "muito mais" RPG do que D&D 3e, enquanto nenhum RPG é mais "Video-Gamístico" do que Chivalry&Sorcery.
Não faço idéia, só conheço um dos três.
_Virtual_Adept_ escreveu:Eu não disse que toda regra de video-game é complicada, mas que elas podem (ou não) ser complicadas, enquanto uma (boa) regra de RPG tem que ser simples.
Eu tenho que ficar me repetindo toda hora? Eu já falei que a principal característica delas é que são complicadas.
Se decide, Maurício, eu tô me perdendo no que você está falando.
Tenta sintetizar teu pensamento, por favor.
Eu estava falando das regras de video-game, e não das regras que podem ser tanto de video-game quanto RPG.
1- Regras de RPG: tem de ser simples.
2- Regras de video-game: complexas ou simples.
3- Regras simples: em qualquer um dos dois.
4- Regras complexas: apenas em video-games.
1 e 2 compõe o segundo comentário.
4 é o primeiro comentário.
Kinn escreveu:O que meus players falam de parecer video-game é quando o jogo não parece lhe dar opções de agir, o que não parece ser tanto queixa do sistema e sim da mesa em si.
Isso também seria algo típico de um video-game (embora não apenas deles), mas como você disse isso é problema da mesa e não das regras.
Ruben_Ladwig escreveu:ê lelê, quanta inferência no meu comentário.
Eu só disse que acho engraçado comparar com algo que se gosta quando se quer criticar.
Alias, tu tá argumentando mal demais, Maurício. Tu nem precisa falar de video-games, se a coisa se coloca como tu propõe.
Era só dizer 'tal sistema é excessivamente complicado'. Matava a questão.
Exceto que não. A coisa do complicado veio depois, quando eles resolveram se apegar a apenas um detalhe do meu comentário (o que seria um "video-game de papel"); a essência dele sobre a qual ninguém comentou era simplesmente "eu gosto tanto de RPGs quanto de video-games - não é por isso que eu posso criticar um RPG por se parecer com um video-game".
AKImeru escreveu:"Mecânica" é o mesmo que "regra" e os cálculos são parte das regras
Exceto que não.
Regra básica de D&D 4e
"Você precisa rolar d20 contra dificuldades."
Mecanica básica de D&D 4e
"d20 + atributos contra DC"
Repare que a principio a diferença é pequena, mas quando comparado com video games vemos como ela é de fato profunda neles. As regras são geralmente simples "Aperte o botão "ataque" para atacar." porém os calculos e e mecanica por trás do ataque acontece por trás do jogo.
Embora eu discorde, isso é um pequeno detalhe de semântica, como isso afeta o argumento?