Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Armitage em 11 Dez 2010, 12:11

Elven escreveu:E convenhamos: como eu não me importo com plausibilidade, todas tentativas de explicação de uma possível sociedade mágica com Gnomos, Dragões ou raça de "Incas Venusianos amados por RPGistas Cults" vão soar tão plausíveis e corretas pra mim quanto os "E Se" das explicações de "História Alternativa".

Corrigido. :b
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 13:35

Eu me importo com plausibilidade e concordo com o que o Elven falou.

Algumas coisas são apenas implausiveis porque o cenário não quis ser plausivel. Derp.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Elven Paladin em 11 Dez 2010, 14:38

Corrigido.

O ônus recai sobre você, Silva.

Você acha que realmente é possível explicar como nós interagiríamos com Dragões, de uma forma coerente e sem falhas óbvias - ou não tão óbvias assim? Ainda mais quando não só um elemento muda, mas praticamente todo o mundo como conhecemos (Estabilidade de leis físicas, presença de almas que são cobiçadas por "N" entidades, presença de magia, presença de outros seres inteligentes/sencientes/conscientes que não sejam Humanos ou mesmo Humanóides/Hominóides, para listar apenas os mais óbvios). Há incertezas demais para poder eliminar de forma razoável a maioria das explicações alternativas.

Então, não, não é uma questão de não se importar com a plausibilidade. É apenas assumir que a fantasia muda coisas demais para qualquer cenário baseado no nosso conhecimento "dessa realidade" forneça uma explicação decente. Já a ficção científica, não, ela muda relativamente poucos elementos - por isso consegue dar explicações aparentemente razoáveis. Duvida disso? Note que todos os elementos de cenários que você descreveu como relativamente coerentes são basicamente espelhos das nossa explicações para nosso mundo (seja em Linguística, em Mitologia ou em Biologia Marinha - citando Blue Age, um cenário de Hard Sci--Fi escrito por um Oceanologista).

Em síntese: Não é uma questão de coerência, no fundo. É que você basicamente rejeita qualquer cenário fantástico e quer limitar todo jogo para um espelho óbvio do nosso mundo.

Eu recomendo você parar de ler sobre Incas Venusianos e abrir uma Encyclopaedia of Human Ecology ou Genes, Povos e Línguas ou Quem Somos? (Não confundir com "Quem somos nós?" ou no original, "What the Bleep Do We Know!?"). Creio que vão ser muito mais interessantes e plausíveis para você. :b
Editado pela última vez por Elven Paladin em 11 Dez 2010, 15:08, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 11 Dez 2010, 14:49

Silva escreveu:Ainda assim, é coerente que esse tipo de linguegem (pidgin e creole) se forme do contato de tantas culturas, raças e sub-raças diferentes num período pré-moderno, como visto nos cenários de fantasia que a usam? Não me parece, pela folheada rápida na wikipedia. :sobrancelha:

É coerente e até esperado. O sabir, ou língua franca mediterrânea, além de ter dado origem ao termo (ou seja, foi A lingua franca por excelência), estava na ativa no século XI. Século ONZE.

Se pensar que todos esses cenários são "medievais"... é bem possível sim.

Elven Paladin escreveu:Em síntese: Não é uma questão de coerência, no fundo. É que você basicamente rejeita qualquer cenário fantástico e quer limitar todo jogo para um espelho óbvio do nosso mundo.

Acho que o Elven matou a questão, Silva. Você não é assim, você se faz... simplesmente porque tem suas questões pessoais com o tema "fantasia" e acaba se embrutecendo diante de bons argumentos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 11 Dez 2010, 16:43

Madrüga escreveu:
Eu sempre vi o Comum como uma espécie de pidgin: uma língua de contato formada por dois ou mais idiomas (mas não muitos), com uma estrutura bastante simplificada e que basta para a comunicação do dia-a-dia. Como eu citei acima, com umas 1500 palavras, não muito mais do que isso.

O Comum ainda funciona melhor em Greyhawk por causa que ele engloba palavras e termos mágicos de cada uma das 3 línguas do qual foi gerado que não existem em algumas. Imagino eu que seja tipo 'Teleporte' e 'Memória Mnemônica', por exempl.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Léderon em 11 Dez 2010, 18:37

Eu nunca parei pra pensar em como seria o Comum. Mas se fosse como esse do Greyhawk, Gegeaux, eu imagino que ia sair alguma coisa como o Interlingua (ainda que esse tenha sido criado especificamente para ser uma língua auxiliar):
Interlingua se ha distachate ab le movimento pro le disveloppamento e le introduction de un lingua universal pro tote le humanitate. Si o non on crede que un lingua pro tote le humanitate es possibile, si o non on crede que interlingua va devenir un tal lingua es totalmente indifferente ab le puncto de vista de interlingua mesme. Le sol facto que importa (ab le puncto de vista de interlingua mesme) es que interlingua, gratias a su ambition de reflecter le homogeneitate cultural e ergo linguistic del occidente, es capace de render servicios tangibile a iste precise momento del historia del mundo. Il es per su contributiones actual e non per le promissas de su adherentes que interlingua vole esser judicate.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor GoldGreatWyrm em 11 Dez 2010, 20:10

Tipo o Esperanto?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Léderon em 11 Dez 2010, 22:20

GoldGreatWyrm escreveu:Tipo o Esperanto?

Sim, mas bem mais legível. Pelo menos pra mim. XD
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Darin em 11 Dez 2010, 22:42

Muitas linguas tem elementos comuns com outras, as vezes elementos que nós não faziamos idéia e que muitas vezes não conseguimos estabelecer parâmetros. Por exemplo palavras que no portugues são diferente das formas das outras linguas latinas, mas quando vamos estudar o russo, por exemplo, vemos semelhança (não veem de cabeça agora um exemplo, mas eu ja vi vários)

Mas o comum não seria, com certeza, algo tão elaborado como o pessoal que tá defendendo aqui. Com certeza ele não tem lógica, mas nem precisa. é uma língua franca e ponto final. Personagens de D&D nunca são analfabetos, por exemplo, e ninguém liga para isso.

O Latim, por exemplo, até o século XIX, ainda era a língua franca medieval para estudiosos.

Eu, em minhas mesas, sempre tento deixar bem claro esse crivo linguístico, principalmente nas camadas sociais mais baixas. Mas isso vai de cada um. Um cenário, pelo menos de D&D, é feito para ser acessível. A língua já é um detalhe específico demais...

E sim Silva, check-mate, você não joga a maior parte das coisas que você fala, porque você não acha grupo para isso.
Darin

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 00:56

E sim Silva, check-mate, você não joga a maior parte das coisas que você fala, porque você não acha grupo para isso.

Mas isso é meio óbvio, Darin. :b

Em síntese: Não é uma questão de coerência, no fundo. É que você basicamente rejeita qualquer cenário fantástico e quer limitar todo jogo para um espelho óbvio do nosso mundo.

Acho que o Elven matou a questão, Silva. Você não é assim, você se faz... simplesmente porque tem suas questões pessoais com o tema "fantasia" e acaba se embrutecendo diante de bons argumentos.

Ok, pode ser. Mas não implico com toda fantasia, afinal tem várias que me agradam bastante: Planescape, Dark Sun, Glorantha, Tekumel e Pendragon, só pra citar algumas. Talvez eu implique mesmo é com fantasia "genérica" (tolkienesca-medievalesca-high-fantasy).

E, a propósito, to lendo Kingdoms of Kalamar. Dps posto impressões.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 09:34

Muitas linguas tem elementos comuns com outras, as vezes elementos que nós não faziamos idéia e que muitas vezes não conseguimos estabelecer parâmetros. Por exemplo palavras que no portugues são diferente das formas das outras linguas latinas, mas quando vamos estudar o russo, por exemplo, vemos semelhança (não veem de cabeça agora um exemplo, mas eu ja vi vários)

Na verdade, desde o século XIX, existe a teoria de que boa parte das línguas surgidas na Europa teriam origem num suposto "indo-europeu". Essa tese foi levantada graças a estudos lingüísticos que comparavam as estruturas de línguas como o grego antigo, o latim e o sânscrito, e traçaram várias semelhanças entre elas (mas acho que não dá pra incluir o russo ai, de qualquer forma).

O Latim, por exemplo, até o século XIX, ainda era a língua franca medieval para estudiosos.

HEIN!? XD
"Os homens não vivem apenas pela cultura; a grande maioria deles, em toda a história, sempre foi privada da oportunidade de conhecê-la, e os poucos afortunados que puderam vivê-la o podem fazer hoje graças ao trabalho dos outros. Penso que qualquer teoria cultural ou crítica que não se inicie por esse fato isolado de extrema importância, e o tenha sempre presente em suas atividades, provavelmente não terá muito valor"

Terry Eagleton, Teoria da Literatura - Uma introdução
Heliot

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 10:11

Darin escreveu:Muitas linguas tem elementos comuns com outras, as vezes elementos que nós não faziamos idéia e que muitas vezes não conseguimos estabelecer parâmetros. Por exemplo palavras que no portugues são diferente das formas das outras linguas latinas, mas quando vamos estudar o russo, por exemplo, vemos semelhança (não veem de cabeça agora um exemplo, mas eu ja vi vários)

Na verdade... não entendi o que você quis dizer.

Darin escreveu:Personagens de D&D nunca são analfabetos, por exemplo, e ninguém liga para isso.

Bárbaros. :haha:

Silva, ainda não vi você conceder que línguas de contato podem existir em tempos medievais. :macaco:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 10:38

Na verdade... não entendi o que você quis dizer.

Quanto ao português eu não sei, mas já ouvi dizer que a palavra em russo para "sopro" é a mesma usada para "espírito", o que também se verifica no latim (spiritus,-us).

Acho que é disso que ele está falando. No português isso não acontece, mas acontece no latim e no russo, que são duas línguas com uma relação bem menos íntima do que a que existe entre latim e português.
"Os homens não vivem apenas pela cultura; a grande maioria deles, em toda a história, sempre foi privada da oportunidade de conhecê-la, e os poucos afortunados que puderam vivê-la o podem fazer hoje graças ao trabalho dos outros. Penso que qualquer teoria cultural ou crítica que não se inicie por esse fato isolado de extrema importância, e o tenha sempre presente em suas atividades, provavelmente não terá muito valor"

Terry Eagleton, Teoria da Literatura - Uma introdução
Heliot

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 11:36

Heliot escreveu:Quanto ao português eu não sei, mas já ouvi dizer que a palavra em russo para "sopro" é a mesma usada para "espírito", o que também se verifica no latim (spiritus,-us).

Acho que é disso que ele está falando. No português isso não acontece, mas acontece no latim e no russo, que são duas línguas com uma relação bem menos íntima do que a que existe entre latim e português.

Mas a palavra russa não tem nada a ver com o latim ("dukh" é alma, pelo que lembro, e "sopro" só tinha uma raiz parecida).

E você percebe que esse é o tipo de relação falsa que NÃO PROVA NADA?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 15:10

Lembrei de outra parada implausível na maioria dos cenários: A uniformidade e tolerância entre culturas, etnias e religiões distintas. No periodo medieval (e nos anteriores), esse tipo de coisa era motivo para toda a sorte de conflitos, mas nesses cenarios a coisa é tratada com toda a sensibilidade do mundo contemporâneo - tolerância, humanismo, pluralismo religioso, etc. - só que numa "embalagem" medievalesca.

Que jogos vocês acham que tratam isso de maneira plausivel ? ( inclusive refletindo nos próprios PCs e na relação entre estes ? )

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias