Cyrano escreveu:Concordo bastante com a definição da wikipedia.
Primeiro pelo fato de o ateísmo ser uma posição ideológica, ou seja, acredita em uma ideia e possui um ideal. Quando falei que era uma religião, estava provocando e levantando as semelhanças entre a onda ateísta atual e uma religião.
Sim, estava provocando.
Por favor, pare de provocar.
Esse tipo de flamebait não acrescenta nada, apenas irrita quem já está cansado de ver essas provocaçõezinhas de "ateísmo=religião" e força a ignorar seu post pra evitar pesar o clima.
Ateu é uma qualificação muito ampla, como cristão. O que caracteriza um ateu? Falta de crença num ser superior. O que caracteriza um cristão? De acordo com a Bíblia: crer que Jesus é o salvador. Ponto. Existem cristãos que seguem a Bíblia, e os que não seguem. Os que matam suas filhas e os que trabalham em instituições de caridade. A pluralidade de cristãos e seus ideais é tão grande quanto a de ateus.
Não é. Forçada de barra tentar sugerir essa equivalência.
Dizer "eu acredito em Jesus Cristo, filho do Deus de Abraão, que nos salva de uma eternidade de sofrimento no inferno, e nos leva a uma pós-vida no paraíso" define automaticamente muito, muito, MUITO mais características implícitas sobre as filosofias da pessoa do que dizer "eu não acredito que uma divindade exista".
Resumindo: os cristãos creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando parte de uma força superior. Os ateus creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando não está atrelado a uma força superior.
Não. Os ateus acreditam que uma "força superior" não existe, então achar que seria melhor ou pior ter um conjunto moral atrelado a ela é uma pergunta irrelevante. Se nenhuma força superior existe, é certo que nossas morais não partem dela.

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader



Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.