Ah se fosse por causa do RPG...

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Ah se fosse por causa do RPG...

Mensagempor Metal Sonic em 10 Dez 2010, 08:29

Alguém me diz um tópico de religião onde o debate dá em algum lugar?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Agnelo em 10 Dez 2010, 08:42

Eltor escreveu:Eu não estou culpando todas as religiões, eu estou culpando a religião evangélica que ele segue. Ou melhor, ELE está. Se tu acha que a religião não influenciou a mente do cara, vai dizer isso pra ele.

Tem caras que cometem crimes e dizem que é por causa da religião, tem caras que cometem crimes e dizem que é por causa do RPG.

Dentro desses grupos temos um balaio de gatos que vai desde completos malucos até gente que quer ser julgado como incapaz. E no meio disso tudo tem caras que foram influenciados por gente que não presta.

Lógico que os casos desse tipo que envolvem religião são mais notórios, até porque religião é um troço difundido no mundo e que existe desde que... sei lá, desde que existem humanos?

Em nenhum momento tu vai me ver dizer que a culpa não pode ser da religião, ou do RPG, só acho dificil julgar isso com o que foi mostrado até agora.

_____

Sobre qual a religião do cara temos que ter ciencia de que se "ateus" não são um grupo coeso que pode ser julgado como um só então "evangélicos" também não são. Não dá pra usar pesos e medidas diferentes.

Eu sinceramente acho que dá pra levar uma conversa como essa na boa, mas todo mundo tem que desapaixonar um pouco pra discutir. E, principalmente, saber que não vai chegar a lugar nenhum com isso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Dez 2010, 11:59

VA, tu está forçando a barra nessas condicionais aí...

"Ah, mas nem se sabe qual a religião do cara."
"Ah, mas talvez ele seja de uma religião que nem segue a bíblia."
"Ah, mas talvez ele tenha entendido errado o que o pastor falou."
"Ah, mas talvez ele tenha agido por uma interpretação própria da bíblia, a igreja não orientou ele a oprimir a filha."
"Ah, mas talvez ele ACHE que estava seguindo a religião, mas ele não era um religioso de verdade."

Pra quê tanto esforço em achar algum cantinho qualquer da notícia que possa ser usado pra livrar a cara da religião? Você também já deve ter conhecido por aí outros exemplos de filhas de evangélicos que são controladas rigidamente pelos pais por causa da religião deles. Eu sei que por aqui são bem comuns. Tudo na notícia indica que antes do crime esse pai era só mais um caso típico dessa linha de famílias evangélicas, faz sentido forçar tanto a barra pra tentar negar isso, tentar dizer que a religião não tinha influência nenhuma no tratamento que dava à filha?

Nós não podemos afirmar isso com certeza. Mas podemos, sim, fazer suposições bem informadas.

Locke, eu genuinamente não lembro de nenhum caso em que o assassino tenha dito que foi motivado pelo RPG... lembro de vários casos em que a mídia tentou insinuar isso, mas não o autor.

Mas isso é detalhe, eu entendo o teu exemplo. Só que eu não estou dizendo que todas as religiões mandam espancar os filhos]. Não estou julgando todos os crentes pelo comportamento de um, etc etc.
(Sério, já ficou repetitivo escrever "eu não estou dizendo X" nesse tópico).

Minha linha de comentário nessa notícia foi basicamente: "olha que incongruente, uma pessoa estranhando que a religião não conteve a violência natural do cara, sendo que a religião foi justamente o que motivou ele a oprimir a filha daquele jeito, segundo as próprias palavras dele e das testemunhas da cidade".

Aí vieram os comentários típicos de " Alarme, alarme, ateísmo militante!!1!"

Cabe aqui um mea culpa, eu deveria - e gostaria de - ter postado com mais calma e adocicado um poquinho algumas respostas aqui. Mas existe um limite pra quantidade de vezes que você consegue manter a calma quando lê insinuações de que é tão ruim quanto um assassino extremista ou um acobertador de pedófilos.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Agnelo em 10 Dez 2010, 12:16

Só pra não dizer que eu não dei o nome do santo.

O delegado da Divisão de Homicídios de Guarapari, Alexandre Linconl, disse ao Portal Terra que Mayderson de Vargas Mendes, 21 anos, e Ronald Ribeiro Rodrigues, 22, confessaram que mataram a família motivados pelo jogo. "Como Tiago perdeu, o objetivo era eliminar ele e a família dele". "O rapaz tinha consciência e permitiu os assassinatos", assegurou o delegado, que completou dizendo "ele participou, porque ele aceitou esse fato".

Fonte

Nunca vi nenhuma notícia desmentindo isso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Dez 2010, 12:25

Valeu, essa eu nunca tinha lido. Depois vou dar uma espiada.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor KhanNoonienSingh em 10 Dez 2010, 13:52

Não acho que a religião plantou nele a agressividade e a possessividade, não acho que ele nasceu o bom selvagem e a maldida biblia o corrompeu. Não existisse o Barbudo de Belém, ele recorreria, POR EXEMPLO, ao Barbudo de Trier, e teria espancado a filha por "trair a revolução do proletariado ao cultivar gostos, e praticar atos burgueses, tendo um estilo de vida que a objetifica perante o homem, traindo a busca revolucionária pela igualdade dos sexos, et cetera, retorica, marx, nomes complicados, neologismos, mestrado, doutorado, sou foda."

Seria algo mais "Bem montado", um quebra-cabeça de mais peças, mas o tirano ainda assim encontraria justificativa para sua tirania.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor louc0 em 10 Dez 2010, 13:59

Bah agnelo, se é a notícia que eu to pensando, depois foi descoberto que os assassinos tavam planejando isso há tempos, pq queria roubar a família.

E sobre isso:

Sobre qual a religião do cara temos que ter ciencia de que se "ateus" não são um grupo coeso que pode ser julgado como um só então "evangélicos" também não são. Não dá pra usar pesos e medidas diferentes.

Eu insisto que tu não pode usar os mesmos pesos e medidas. O motivo é simples: religiões oferecem uma bússola moral, um modelo do que é certo errado, ou seja, estabelece um ideal. O ateísmo não tem isso, não há qualquer moral no ateísmo, nem mesmo quando o cyrano disse:

O ateu crê na justiça, crê no respeito...

Pô, quem pode ser contra essas coisas? Mas o ateísmo não tem nada de justiça, respeito, nem nada. É essencialmente amoral. É simplesmente a ausência de crença em divindade. Então eu não vejo como usar os mesmos pesos e medidas pra duas coisas que são essencialmente diferentes.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Agnelo em 10 Dez 2010, 14:06

Rub escreveu:Bah agnelo, se é a notícia que eu to pensando, depois foi descoberto que os assassinos tavam planejando isso há tempos, pq queria roubar a família.

Sim, é esse caso mesmo. Foi uma forma de usar o RPG como forma de tentar abrandar a acusação, talvez alegar insânidade, sei lá.

Exatamente por isso quis usar como exemplo. Eu vejo facilmente um paralelo possível, você não?

Rub escreveu:
Locke escreveu:Sobre qual a religião do cara temos que ter ciencia de que se "ateus" não são um grupo coeso que pode ser julgado como um só então "evangélicos" também não são. Não dá pra usar pesos e medidas diferentes.

Eu insisto que tu não pode usar os mesmos pesos e medidas. O motivo é simples: religiões oferecem uma bússola moral, um modelo do que é certo errado, ou seja, estabelece um ideal.

O que eu queria dizer é que "evangélicos" é uma denominação ampla, com distinções entre si, e nem sempre é justo por todo mundo num mesmo balaio de gatos.

Como com ateus, salvo as devidas proporções.

Agnelo

Mensagempor Allefcapt em 10 Dez 2010, 14:36

Olá a todos,

Locke e demais amigos,
"Foi uma forma de usar o RPG como forma de tentar abrandar a acusação, talvez alegar insânidade, sei lá."

Um adendo a história: Na verdade as investigações levam a crer até o momento que o RPG foi utilizado como forma de aproximação com a vida familiar da vítima. A "mesa" de jogo montada foi a brecha visualizada pela mente criminosa.

E infelizmente, neste caso de Guarapari, o texto e as "afirmações" do delegado não foram corrigidas posteriormente. O que se trata de uma simbiose entre incompetência jornalística e ignorãncia de grupo.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Dez 2010, 14:46

Não era mais fácil trovar no msn ou no orkut?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Cyrano em 10 Dez 2010, 14:50

Ruben_Ladwig escreveu:Eu insisto que tu não pode usar os mesmos pesos e medidas. O motivo é simples: religiões oferecem uma bússola moral, um modelo do que é certo errado, ou seja, estabelece um ideal. O ateísmo não tem isso, não há qualquer moral no ateísmo, nem mesmo quando o cyrano disse:

O ateu crê na justiça, crê no respeito...

Pô, quem pode ser contra essas coisas? Mas o ateísmo não tem nada de justiça, respeito, nem nada. É essencialmente amoral. É simplesmente a ausência de crença em divindade. Então eu não vejo como usar os mesmos pesos e medidas pra duas coisas que são essencialmente diferentes.

Da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos:
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos:

1 - Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
2 - Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
3 - Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
4 - Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
5 - Promover sistemas éticos seculares;
6 - Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
7 - Promover o pensamento crítico e o método científico; e
8 - Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.

E ainda, da parte sobre ética do mesmo Portal:

Também é verdade que, ao não aderir aos sistemas éticos religiosos, cabe aos ateus apresentar outros sistemas e mostrar sua superioridade, sob pena de dar razão, ainda que tangencialmente, às críticas que recebemos. Sabemos que o indivíduo médio pouco sabe de filosofia moral, e não parece que o ateu médio tenha um especial conhecimento sobre essa delicada matéria. Se ele não tem esse conhecimento, está pobremente guiado para fazer julgamentos morais.

De acordo com o texto aí acima a ideia é de que não só os ateus possuem uma moral (aliás, graças a Deus por isso! Heheheh) como eles acham que seu sistema moral é superior aos sistemas baseados em divindades. O exato oposto do que os crentes acham, que o sistema moral baseado em divindades é superior ao secular.
Cyrano

Mensagempor louc0 em 10 Dez 2010, 14:54

louc0
Moderador

Mensagempor KhanNoonienSingh em 10 Dez 2010, 15:15

Então vamos colocar em pé de igualdade e ao invés de atéismo vs religião, vamos por teísmo versus ateísmo.

Simplesmente acreditar no metafísico, sem se prender a correntes ideologicas específicas (religiões) é também amoral, é simplesmente a crença em algo invisível, que não leva ninguém também a fazer A ou B.

Posso inclusive pegar todo aquele parágrafo, e mudando poucas coisas, em assencial tirando o A do ateísmo e mais algumas modificações, dizer o mesmo do teísmo.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor Cyrano em 10 Dez 2010, 15:18

Concordo bastante com a definição da wikipedia.

Primeiro pelo fato de o ateísmo ser uma posição ideológica, ou seja, acredita em uma ideia e possui um ideal. Quando falei que era uma religião, estava provocando e levantando as semelhanças entre a onda ateísta atual e uma religião.

Ateu é uma qualificação muito ampla, como cristão. O que caracteriza um ateu? Falta de crença num ser superior. O que caracteriza um cristão? De acordo com a Bíblia: crer que Jesus é o salvador. Ponto. Existem cristãos que seguem a Bíblia, e os que não seguem. Os que matam suas filhas e os que trabalham em instituições de caridade. A pluralidade de cristãos e seus ideais é tão grande quanto a de ateus.

Resumindo: os cristãos creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando parte de uma força superior. Os ateus creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando não está atrelado a uma força superior.

O que nos leva à resposta do Khan logo aí acima.
Cyrano

Mensagempor louc0 em 10 Dez 2010, 16:46

KhanNoonienSingh escreveu:Então vamos colocar em pé de igualdade e ao invés de atéismo vs religião, vamos por teísmo versus ateísmo.

Simplesmente acreditar no metafísico, sem se prender a correntes ideologicas específicas (religiões) é também amoral, é simplesmente a crença em algo invisível, que não leva ninguém também a fazer A ou B.

Posso inclusive pegar todo aquele parágrafo, e mudando poucas coisas, em assencial tirando o A do ateísmo e mais algumas modificações, dizer o mesmo do teísmo.

Nesses termos eu concordo 100% contigo. Mas não foi a comparação que eu fiz antes.
louc0
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic