Moderador: Moderadores
Silva escreveu:Smaug escreveu:Na verdade, eu estou tentando entender a sua critica, deixa ver se consigo expor melhor o que eu penso:
Vc disse que não gostava de planescape no sistema de D&D (em qualquer uma de suas encarnações) por não aproveitar o potencial filosófico e abstrato do cenário, resumindo tudo a dungeon crawl etc. Eu, tendo já visto outras pessoas reclamarem disso e viverem falando de cenários mais abstratos etc, gostaria de saber como seria uma aventrua com esse carater abstrato, no caso em planescape que é o cenário do tópico ? Digo estrutura da aventura, desafios (se eles vão mesmo existir), coisas assim.
Porém, as idéias que vc apresentou não são podem ser aplicadas junto com o dungeon crawl, como parecem sim dentro do espirito de D&D, mostrando que o cenário está sim bem "casado" com o sistema.
Agora entendi. Bem, minha crítica tem a ver com as prerrogativas do sistema não baterem com o que eu acho interessante no cenário. Ou seja, um sistema que reduz personagens à meras funções belicistas (long range artillary[mage], trooper[warrior], paramedic[cleric], scout [thief], etc) em um cenário onde "crer é poder"; um sistema que força "camisas de força" nos personagem através de conceitos como "classes e niveis", em um cenário que clama por liberdade criativa total (tente criar em D&D um personagem que é um crânio flutuante que escapou do PIllar of Skulls de Baator, e você entenderá o que digo; ou uma armadura de placas que tomou vida própria e adquiriu consciência).
Alguns defendem que o fato de ter "Alignment" já é suficiente pra AD&D cair como uma luva no cenário. Eu discordo - acho que a mecânica de alignment unicamente, sim, cai como uma luva no cenário, nada mais além disso. Mas isso já foi discutido à exaustão aqui.(foram sugeridos alternativas interessantes, como FATE, Mago, Unknown Armies e a mecânica de Afiliação do DM handbook 2. Todas, na minha pequena opinião, mais alinhadas com planescape do que D&D jamais poderia).
Como você emularia "Crer É Poder" em D&D sem tentar enxertar uma regra caseira?
Alguns defendem que o fato de ter "Alignment" já é suficiente pra AD&D cair como uma luva no cenário. Eu discordo - acho que a mecânica de alignment unicamente, sim, cai como uma luva no cenário, nada mais além disso.
Como você emularia "Crer É Poder" em D&D sem tentar enxertar uma regra caseira?
Cara, que jogo.
Smaug escreveu:Como seria um aventura baseada no carater filosófico do cenário? Eu realmente tenho curiosidade de conhecer grupos que jogam sem pensar em desafios ou com enfase no aspecto filosófico da coisa toda...
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes