Planescape - o que você NÃO gosta ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Nov 2010, 18:16

...pensei que fosse uma crítica ao cenário, não ao sistema. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 15 Nov 2010, 18:33

Também, Lumine. Mas isso tá no meu primeiro post. :b
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 11:33

Silva escreveu:
Smaug escreveu:Na verdade, eu estou tentando entender a sua critica, deixa ver se consigo expor melhor o que eu penso:

Vc disse que não gostava de planescape no sistema de D&D (em qualquer uma de suas encarnações) por não aproveitar o potencial filosófico e abstrato do cenário, resumindo tudo a dungeon crawl etc. Eu, tendo já visto outras pessoas reclamarem disso e viverem falando de cenários mais abstratos etc, gostaria de saber como seria uma aventrua com esse carater abstrato, no caso em planescape que é o cenário do tópico ? Digo estrutura da aventura, desafios (se eles vão mesmo existir), coisas assim.

Porém, as idéias que vc apresentou não são podem ser aplicadas junto com o dungeon crawl, como parecem sim dentro do espirito de D&D, mostrando que o cenário está sim bem "casado" com o sistema.

Agora entendi. Bem, minha crítica tem a ver com as prerrogativas do sistema não baterem com o que eu acho interessante no cenário. Ou seja, um sistema que reduz personagens à meras funções belicistas (long range artillary[mage], trooper[warrior], paramedic[cleric], scout [thief], etc) em um cenário onde "crer é poder"; um sistema que força "camisas de força" nos personagem através de conceitos como "classes e niveis", em um cenário que clama por liberdade criativa total (tente criar em D&D um personagem que é um crânio flutuante que escapou do PIllar of Skulls de Baator, e você entenderá o que digo; ou uma armadura de placas que tomou vida própria e adquiriu consciência).

Alguns defendem que o fato de ter "Alignment" já é suficiente pra AD&D cair como uma luva no cenário. Eu discordo - acho que a mecânica de alignment unicamente, sim, cai como uma luva no cenário, nada mais além disso. Mas isso já foi discutido à exaustão aqui. ;) (foram sugeridos alternativas interessantes, como FATE, Mago, Unknown Armies e a mecânica de Afiliação do DM handbook 2. Todas, na minha pequena opinião, mais alinhadas com planescape do que D&D jamais poderia).

Exceto que eu posso criar tudo isso que você falou.

Usando o livro de Planescape.
:hum:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Metal Sonic em 18 Nov 2010, 13:26

Como você emularia "Crer É Poder" em D&D sem tentar enxertar uma regra caseira?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Nov 2010, 13:29

"Crer é poder", por mais batido que seja, não foi explicado como implementação. Ou seja, repetir não é convencer. :hum:
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Elven Paladin em 18 Nov 2010, 14:01

Abriria o Factol's Manifesto e veria as habilidades dadas aos membros que progridem mais que o usual em um Facção. E também usaria os Belief Points do Planeswalker Handbook. Oh sim, e lembraria aos jogadores que não basta você ter muita fé para algo acontecer. É preciso Poder e Treinamento.E depois disso, it's Dungeon Time! Roll the dice to see if i'm getting drunk.

Alguns defendem que o fato de ter "Alignment" já é suficiente pra AD&D cair como uma luva no cenário. Eu discordo - acho que a mecânica de alignment unicamente, sim, cai como uma luva no cenário, nada mais além disso.

Você é livre para acreditar no que quer, berk. Mas não espere que o Multiverso vá refletir isso ou que Asmodeus não vai te torturar por que você acha que ele é só mal-compreendido. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 18 Nov 2010, 18:50

Você pode usar os já citado belief-points do Planewalker Handbook, mas vai ter que se contentar com uma mecânica porca (você acredita na "paz universal" e... ganha bônus de combate! XD ).

A melhor mecânica que achei pra isso é a regra de Affiliation do PHB2. Ela funciona, resumidamente, assim:

1) você declara uma afiliação (no caso de Planescape, uma facção);

2) toda vez que agir de acordo com essa crença, você ganha pontos; se agir ao contrário dessa crença, perde pontos (o ideal é criar uma lista de atitudes como guideline. Ex: Athar: chutar a imagem de um santo: +1 pt; descreditar um clérigo em público: +2 pts; "converter" um clérigo: +3 pts);

3) toda vez que os pontos acumulados atingirem certos "patamares", você recebe poderes.

Ex: se você é um athar (crença: deuses são fraudes), você vai receber os seguintes poderes em função dos seguintes pts acumulados..

5 pts: "Abra os olhos!" (bonus de persuasão para "desconverter" crentes religiosos);
15 pts: "Imunidade a divine spells" (nenhum feitiço de origem divina funciona em você);
20 pts: "isolante divino" (divine spells não funcionam num raio igual à sua Wis x 5 metros";
etc..

EDIT: achei um tópico no ENworld com afiliações pra todas as facções. Vale uma olhada:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xGOnIz2IRfgJ:www.enworld.org/forum/d-d-legacy-house-rules/164529-planescape-factions-affiliations.html+athar+afiiliation+planescape&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

(a dos Xaositecas é particulamente interessante :mrgreen: )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 20:36

Só pra dizer que to jogando "Planescape: Torment" de novo pra pc.

Cara, que jogo.

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 20:46

Cara, que jogo.

Cara, que jogo... velho que não roda no meu pc sem gambiarra.
Lumine Miyavi

Mensagempor Lorde da Dança em 24 Nov 2010, 20:52

Já tentou o GOG?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor louc0 em 24 Nov 2010, 21:01

GOG na veia, phiel.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 21:45

Pois é, peguei no GOG e to jogando na boa.

E recomendo baixar o mod de widescreen: http://www.spellholdstudios.net/shs/modding

Armitage

Mensagempor Lord_Metatron em 24 Nov 2010, 23:06

Sem querer ser o tapado, mas já sendo, o que é GOG?
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 23:26

Armitage

Mensagempor Armitage em 24 Fev 2011, 22:57

Smaug escreveu:Como seria um aventura baseada no carater filosófico do cenário? Eu realmente tenho curiosidade de conhecer grupos que jogam sem pensar em desafios ou com enfase no aspecto filosófico da coisa toda...

http://dresdencodak.com/comics/2006-12-03-dungeons_and_discourse.jpg

:mrgreen:

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários