"Moção de Repúdio aprovada pela Congregação da ESS/UFRJ

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: "Moção de Repúdio aprovada pela Congregação da ESS/UFRJ

Mensagempor KYU em 22 Set 2010, 23:38

De fato.

Hehehehe.
KYU

Mensagempor Elven Paladin em 23 Set 2010, 00:03

Se acabarem com as xerox metade dos cursos de humanas afunda junto.

E nada de valor será perdido. :mrgreen:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Iuri em 23 Set 2010, 00:59

Num dos xerox aqui da UFRGS tem um cartazinho colado na parede dizendo que xerocar livros não é crime, contanto que não seja para fins comerciais (vender o livro). Tem até a referencia da lei que diz isso (que eu vou tentar ver qual é hoje, talvez seja algo diferente do que foi postado aqui)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Ric.freitas em 23 Set 2010, 10:28

As vezes eu tenho que ler de dois a três livros inteiros pra uma única matéria de um único semestre. Considerando que eu pegue cinco matérias, o normal, seria no mínimo 10 livros por semestre. Sendo a média de preço dos livros 50 reias, isso da num total 500 reais por semestre.

Não tenho esse dinheiro e duvido que a maioria das pessoas em faculdades públicas tenha.

Mas eu tenho certeza que vc pode conseguir quase todos estes livros nas bibliotecas da própria faculdade, além de comprar usado, etc, etc...

Existem opções.

"Num dos xerox aqui da UFRGS tem um cartazinho colado na parede dizendo que xerocar livros não é crime, contanto que não seja para fins comerciais (vender o livro). Tem até a referencia da lei que diz isso (que eu vou tentar ver qual é hoje, talvez seja algo diferente do que foi postado aqui)"
Mas se você cobra pela XEROX já é por si só um fim comercial.
Ric.freitas

Mensagempor Agnelo em 23 Set 2010, 10:40

Ric escreveu:Mas eu tenho certeza que vc pode conseguir quase todos estes livros nas bibliotecas da própria faculdade

E todas as bibliotecas de universidades públicas tem livros em quantidade suficiente pra atender todos os alunos, né?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 23 Set 2010, 11:46

Ric.freitas escreveu:Mas eu tenho certeza que vc pode conseguir quase todos estes livros nas bibliotecas da própria faculdade, além de comprar usado, etc, etc...

Ric, eu gosto de você, mas calaboca, cara. Ainda mais no exemplo extremo do nosso curso (meu e do Emil): entram 850 alunos por ano. POR ANO. O curso tem cinco anos, fora o fato de que ninguém consegue terminar no tempo normal. 850x5, de maneira otimista... são QUATRO MIL, DUZENTOS E CINQUENTA alunos. Pensemos que a evasão é compensada pela galera que está no sexto, sétimo e oitavo anos, fazendo matérias atrasadas.

Fora que, em média, você pode contar com umas quinhentas pessoas fazendo a mesma matéria que você por semestre. Quinhentas. Alguns dos livros mais populares vão ter o quê, vinte cópias na biblioteca? Na maior parte do tempo, os livros estão pegos e atrasados, e você tem que dar um jeito de lê-los ou ficar chupando o dedo. Você consegue baixar a saga "crepúsculo" na internet, mas e se você precisa de um livro teórico mais grossão, do tipo que nem pirata existe? E aí nem a biblioteca tem o livro para você xerocar?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lanzi em 23 Set 2010, 16:14

O povo daqui adora falar sem o menor conhecimento de causa.
Lanzi

Mensagempor Madrüga em 23 Set 2010, 17:24

E moção sempre me lembra de um moço grande. Não dá para levar essa palavra a sério.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor darklan em 23 Set 2010, 17:50

Nossa, quanto trabalho não deixei de fazer na faculdade por falta de livro. Estão todos os 8 retirados (quando muito, aqui na UNESP de Rio Claro) e a gente tem que se virar porque professor deu uma semana pra terminar o trabalho e não liberou o xerox pra gente.
darklan

Mensagempor KYU em 23 Set 2010, 18:19

Ric.freitas escreveu:Mas eu tenho certeza que vc pode conseguir quase todos estes livros nas bibliotecas da própria faculdade, além de comprar usado, etc, etc...

Existem opções.

Bibliotecas da faculdade? Acho que os argumento do Madruga já são suficientes...
Obviamente você nunca precisou retirar um livro procurado de uma biblioteca.

Comprar usado? Sebo?
Além de consumir tempo pra achar o livro que você quer (quando se acha) no sebo certo, ele podem até ser baratos, mas não são muito.

Não existem alternativas pra xerox.
Vou continuar pensando isso até que surjam com uma idéia revolucionária.
KYU

Mensagempor Skar em 23 Set 2010, 18:28

Quanto trabalho acaba sendo feito de madrugada ou feito nas coxas por que o professor só liberou o livro uns dias antes na xerox ou aula que o professor tem que não pode debater por que esqueceu que o livro que ele pediu pra ler não tem na faculdade. Como eu amo a UFRJ :wub:
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Ric.freitas em 23 Set 2010, 20:49

Bibliotecas da faculdade? Acho que os argumento do Madruga já são suficientes...
Obviamente você nunca precisou retirar um livro procurado de uma biblioteca.

Eu cursei cálculo I, II, III e IV e Física I, II, III e IV na UFRJ apenas usando os livros das bibliotecas, e a cada semestre eu pegava dois, três livros diferentes para a mesma disciplina. :hum:

Comprar usado? Sebo?
Além de consumir tempo pra achar o livro que você quer (quando se acha) no sebo certo, ele podem até ser baratos, mas não são muito.

Eu lhe ofereci uma opção viável.

Ric, eu gosto de você, mas calaboca, cara. Ainda mais no exemplo extremo do nosso curso (meu e do Emil): entram 850 alunos por ano. POR ANO. O curso tem cinco anos, fora o fato de que ninguém consegue terminar no tempo normal. 850x5, de maneira otimista... são QUATRO MIL, DUZENTOS E CINQUENTA alunos. Pensemos que a evasão é compensada pela galera que está no sexto, sétimo e oitavo anos, fazendo matérias atrasadas.

Nossa, quanta violência. :linguinha: Imagino que este número que você fala seja de alunos de ciências humanas que entrem a cada ano na faculdade. É semelhante ao meu caso, também entram a cada ano uma enorme quantidade de alunos na área de ciências naturais e os livros que eu pegava eram usados em todas estas áreas, e os professores de física não trabalhavam com xerox.

Fora que, em média, você pode contar com umas quinhentas pessoas fazendo a mesma matéria que você por semestre. Quinhentas. Alguns dos livros mais populares vão ter o quê, vinte cópias na biblioteca? Na maior parte do tempo, os livros estão pegos e atrasados, e você tem que dar um jeito de lê-los ou ficar chupando o dedo. Você consegue baixar a saga "crepúsculo" na internet, mas e se você precisa de um livro teórico mais grossão, do tipo que nem pirata existe? E aí nem a biblioteca tem o livro para você xerocar?

Eu estou passando a minha experiência pessoal sobre o fato, é fato inclusive que a professora de cálculo I, II e III usava Xerox e raramente o Leithold estava disponível na biblioteca do CCMN mas eu o conseguia em outras bibliotecas e pegava outros livros de cálculo para ajudar nos estudos. E como eu disse, os professores de Física não usavam XEROX e eu ia nas bibliotecas pegar os volumes do Tipler, Halliday, Allonso e Finn, o que estivesse disponível sobre a matéria.

Eu presumo, aí posso estar errado neste quesito, que não haja O livro para as disciplinas das ciências humanas, permitindo-os estudar por livros semelhantes.

Entretanto, eu compreendo que pela própria natureza dos cursos de ciências humanas estudar somente com os livros disponíveis nas bibliotecas seja algo invíavel, mas a minha experiência pessoal diz que o mesmo não parece ocorrer com os cursos de ciências naturais.
Ric.freitas

Mensagempor KYU em 23 Set 2010, 22:19

Tomando um exemplo, quase todos os cursos de engenharia que eu conheço usam exatamente o mesmo livro pra Cálculo I, independente de qual faculdade. Você pode pegar qualquer matéria de uma faculdade de história e comparar com a mesma de outra. Elas não utilizaram a mesma bibliografia.

É BEM mais fácil conseguir livros de exatas. Eu estou problematizando a questão das xerox para os cursos de humanas, que são justamente os mais dependentes.

E eu acho que não frisei, mas sebo NÃO é um alternativa pra xerox. Não é todo livro que você acha em sebo e os livros continuam sendo caros (mesmo abaixando de preço).
KYU

Mensagempor Ric.freitas em 23 Set 2010, 23:11

Tomando um exemplo, quase todos os cursos de engenharia que eu conheço usam exatamente o mesmo livro pra Cálculo I, independente de qual faculdade. Você pode pegar qualquer matéria de uma faculdade de história e comparar com a mesma de outra. Elas não utilizaram a mesma bibliografia."

Mas eu penso que o conteúdo seja semelhante, senão seria impossível haver equivalência entre as diferentes dfaculdades brasileiras. Apesar de quê eu sei que no curso de humanas a opinião de determinados autores sobre determinado fato é bem relevante.

"É BEM mais fácil conseguir livros de exatas. Eu estou problematizando a questão das xerox para os cursos de humanas, que são justamente os mais dependentes."

Eu entendo mas continuar tirando XEROX do jeito que é feito está longe de ser o mais correto, a propriedade intelectual do autor, como é que fica?
Ou se define com clareza até que ponto (percentual da obra) é permitido xerocar ou as universidades comprem mais livros para oferecer aos seus alunos.
Ric.freitas

Mensagempor Emil em 24 Set 2010, 00:17

Imagino que este número que você fala seja de alunos de ciências humanas que entrem a cada ano na faculdade.

Não, não é. Esse é o número de alunos que entra por ano no curso de Letras da USP, no campus Butantã. Só em letras. 850 pessoas por ano. Se contar o que entra no resto de ciências humanas, dá um pouco mais. Falta livro, falta sala, falta computador, falta até professor às vezes. Antes os alunos usavam a impressão gratuita da faculdade pra tirar uma parte dos textos sem ter que pagar a xerox. Mas colocaram cota de impressão, 100 páginas por mês. O que pra um curso de humanas é muito pouco.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic