Eu considero que entupir um animal de comida, aprisioná-lo desde o seu nascimento e submetê-lo a coisas como ficar 24 por dia sob iluminação constante é crueldade. Você está submetendo outro ser vivo a uma situação, no mínimo, desconfortável contra a vontade dela. Se alguém faz coisas como essa com uma pessoa é taxado de desumano, mas com animais é somente um mal necessário?
Há um grande nível de gradação aqui, não é tão preto no branco. Se você já usou Mat-Inset ou qualquer spray similar alguma vez na vida, já causou uma morte sofrida e 'desnecessária' a sabe-se lá quantos insetos. Eles são animais também, não? Mas cada um faz julgamentos sobre qual valor atribui a cada animal. Todo mundo fica com pena quando vê um gatinho abandonado com seus olhinhos redondos bunitinhos, mas poucos dão bola para - ou mesmo prestam atenção em - animais que são "inconvenientes".
Mesmo no quesito alimentação, os valores são muito subjetivos. Nós comemos gado, enquanto todo mundo tá careca de saber que na Índia são sagrados. Da mesma forma que nos aterroriza pensar em um cãozinho assado, mas na Coréia, onde não se tinha o luxo de pastos enormes pra criar bovinos, qualquer quadrúpede tá no páreo.
Não existe essa de o bem-estar dos seres humanos virem primeiro. Temos capacidade para prezar o bem dos animais e dos seres humanos ao mesmo tempo, ora essa.
Como assim não existe? Tá bem aqui na minha opinião, ó, ó.
Claro que não é preciso abdicar de um pelo outro, mas inevitavelmente é preciso escolher qual priorizar, e nessa hora eu acho que é nonsense prezar o bem-estar animal primeiro.
E por que não?
Por que o ambiente de uma indústria frigorífica, ou uma fazenda de engorda e confinamento, seriam melhores pro animal do que ele viver solto no mato?
O que define isso não é o fato de o ambiente ser
natural ou não. São as condições do ambiente em si. Por isso eu chamei a atenção pra falácia do naturalismo, que consiste em dizer que só porque é natural é melhor.
Agora falando do caso em específico, não sei. Tenho tios que criam gado no interior, agricultura familiar, vacas soltas no pasto o dia inteiro, apenas ordenhadas à noite. Até o dia em que eventualmente morrem e viram churrasco. Não acho que elas teriam uma vida confortável assim se vivessem soltas em um ambiente "natural".
Já em fazendas mais industriais, onde pra aumentar a eficiência de produção se abre mão de muita coisa - inclusive baixando a qualidade da carne -, creio que o ambiente é provavelmente pior que viver lidando com predadores sim. Mas acredito que é uma minoria. E que quanto mais a tendência de consciência alimentar da população for aumentando a busca por alimentos mais saudáveis, menos comum será isso.
Poderia então sugerir algo que disponha de informações "imparciais" sobre o assunto?
Não existe fonte totalmente imparcial. O que dá pra fazer é tentar procurar fontes menos extremistas, de ambos os lados. Evitar ativamente esses documentários sensacionalistas é um começo.