Eu vi os filmes antigos quando era moleque, então não lembrava de patavina. Os filmes novos eu já tinha visto depois de velho, mas na época em que ainda não ligava pro fato de um filme prestar ou não. Resumindo: assisti como se fosse a primeira vez.
Andei comentando no chat durante todos esses dias as impressões que eu tive. Vou fazer um apanhado geral aqui. É importante dizer que eu não sou do tipo UAU STAR WARS FAP FAP FAP. O hype todo por trás da série é algo que eu até entendo, mas não faço parte, ainda que ache muita coisa legal. Enfim.
Começando: a trilogia nova é uma merda. Ponto. O que eu vou dizer a seguir é englobando os três filmes.
Politicagem, etc, etc, cenas longas pra caramba em algumas situações em que não eram necessárias (pqp, a corrida de pods do primeiro filme DEVERIA ter sido resumida, ainda que eu goste muito dela). Os atores são completamente sem graça, e os personagens, idem. Só se salva o Qui-Gonn Jin. Anakin e Padmé são o casal mais insosso que eu já vi na vida, Darth Maul é... ugh. A trilogia nova _só_ vale pelos efeitos especiais e pelas cenas de ação. Aliás, essas cenas eram poucas, sendo cortadas pelo que pareciam horas de monólogos do Senado.
Parêntese aqui: cenas que prestam. Episódio I: corrida de pods. Episódio II: Obi-Wan perseguindo Grievous. Episódio III: hn... o funeral da Padmé. Só.
Porque o roteiro é um lixo e, como o Phil comentou comigo há alguns dias, ela se leva a sério demais graças ao legado e à base de fãs que a trilogia antiga deixou.
Trilogia antiga:

Incrível. Quando eu vi a trilogia antiga pela primeira vez, eu pensava em como os efeitos especiais eram toscos. Assistindo agora, eu ficava pensando em como diabos conseguiam fazer aquilo naquela época. Não vou entrar no mérito de qual das duas trilogias é melhor nesse aspecto: as duas são boas para as épocas em que foram feitas. Mas a antiga é melhor que o que era feito na época.
E ela tem um bom desenvolvimento. Ela não se leva a sério. Os protagonistas parecem estar vivos, terem um lugar ali no mundo, e não serem um “hurr, olhe minhas novas lentes de contato” do Anakin na trilogia nova. Os atores são bons. Han e Leia são um ótimo casal. Sem cenas extremamente longas, as coisas são muito mais balanceadas, sei lá. Gostei muito mais.
Enfim: Star Wars é legal, como eu imaginava que seria, e os primeiros são infinitamente superiores aos últimos. (produzidos,

Mas ainda prefiro Battlestar Galactica.