[4e] Resgatando um pouco do OLD SCHOOL na 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kasuya em 21 Jan 2010, 22:43

Pode ter certeza que eu não sou nem um pouco generoso quando uso dragões, meus players sempre souberam que eu só escolho os bixanos quando é pra ser aquela tensão.

Posso ter interpretado mal o que você disse mas, que mal pergunte, onde tem dizendo que no primeiro nível os jogadores tem de enfrentar encontros bobos com criaturas whatever aleatórias e só enfrentar "grandes vilões" em níveis altos?

Para o que eu estava fazendo tinha tudo a ver sim. Não era encontros aleatórios não. E eu prefiro sim, matar um dragão no primeiro nível a simplesmente nunca (ou quase nunca) chegar a um nível correspondente para poder PENSAR em lutar (quem disse que, mesmo no nível, o narrador vai conseguir colocar um Dragão como um "grande vilão sem parecer um forçado "encontro aleatório"?).

MAS os players reclamam da ficha do bixo mesmo, no slyflourish tem uns poderes pra dar um tuning nos dragoes, achei bem legais.

Eles acham ele fraco? Tem certeza que você colocou um dragão funcionando bem?

No mais. Que raios de jogadores são esses que ficam olhando as fichas dos monstros? Sou acostumado com jogadores que assumram naturalmente uma ética quase que incorruptível sobre ler a ficha dos monstros (ninguém toca no livro a não ser para ver as imagens e, NO MÁXIMO, ler as descrições). Para se ter uma ideia, meu irmão ainda reluta em ler o livro dos monstros 3.5, mesmo sabendo que eu não irei mais narra algo nesse sistema, por mais que ele tenha alguma curiosidade de olhar certos detalhes de certos monstros.
Imagem
Kasuya

Mensagempor DracoDruida em 21 Jan 2010, 23:33

Kasuya escreveu:Posso ter interpretado mal o que você disse mas, que mal pergunte, onde tem dizendo que no primeiro nível os jogadores tem de enfrentar encontros bobos com criaturas whatever aleatórias e só enfrentar "grandes vilões" em níveis altos?

Ele não disse nada de "níveis". Ele falou que só coloca dragões em momentos de tensão, em encontros mais difíceis / emocionantes.
DracoDruida

Mensagempor Kasuya em 22 Jan 2010, 10:29

É, mas veja o contexto em que ele colocou essa afirmação.
Tipo. Eu tinha acabado de contar como foi para os meus jogadores lutar com um "chefão" dragão já no primeiro nível (foi um momento tensíssimo, por sinal),

Então ele diz: é, mas meus jogadores sabem que eu só gosto de colocar dragões em momentos tensos e tal.

Então eu questionei sobre o motivo de, no primeiro nível, não termos momentos tensos e emocionantes. o.O

Ficou meio esquisito no contexto em que ele falou.
Imagem
Kasuya

Mensagempor DracoDruida em 22 Jan 2010, 10:54

Ele não disse "mas", ele só comentou a sua sugestão de colocar um dragão alguns níveis acima pra fazer um encontro mais difícil, daí ele falou "Eu já faço isso!".
DracoDruida

Mensagempor Kasuya em 22 Jan 2010, 11:15

Ah, então assim, sim. :)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Styker em 22 Jan 2010, 11:21

DracoDruida escreveu:Ele não disse "mas", ele só comentou a sua sugestão de colocar um dragão alguns níveis acima pra fazer um encontro mais difícil, daí ele falou "Eu já faço isso!".

Obrigado DracoDruida, acho que nem eu me explicaria tão bem :victory:

Só complementando:

Kasuya, acho legal colocar os bixos no nivel baixo tambem, inclusive já fiz muito isso, concordo plenamente contigo, desde que sejam um momento com mais tensão :rolando:
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2010, 12:17

Que raios de jogadores são esses que ficam olhando as fichas dos monstros? Sou acostumado com jogadores que assumram naturalmente uma ética quase que incorruptível sobre ler a ficha dos monstros (ninguém toca no livro a não ser para ver as imagens e, NO MÁXIMO, ler as descrições).

Jogadores que também mestram. Como eu.

Styker:
D&D 4E considera encontro qualquer coisa que traga risco aos jogadores. Lembre-se que não só armadilhas e combates trazem esse desafio, mas extras em combate.

Sei que você já deve estar usando armadilhas e hazards. Mas já pensou em situações de combate inesperadas? Lutar nas nuvens, por exemplo? Ou talvez em pedras flutuantes no espaço sideral? XD
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Nibelung em 23 Jan 2010, 17:24

Nibelung escreveu:Tinha um artigo na wizards que falava sobre como era frustrante as situações onde o jogador era punido por fazer coisas banais.

Achei o tal artigo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Aluriel de Laurants em 24 Jan 2010, 10:03

É aí que vem o ponto de que o jogador sabe, o personagem não p****, imagina assim um guerreiro, personagem que na essencia entende sobre porrada falar, essa criatura vem do plano do presunto e ele tem um poderzinho chato que dá stun, e um outro que dá veneno que ele só pode usar uma vez sem ter que recarregar.

Eu ia ficar puto com o cara fazendo isso. Mas não se alguém fizesse o teste, passasse, no off game fale isso e in game dê uma explicação mais roleplaystica.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Kasuya em 24 Jan 2010, 18:13

Jogadores que também mestram. Como eu.

Bom, você tem um ponto. Mas eu gostaria de acentuar que jogadores que narram não decoram ficha de monstro (não precisam).

Então eu acho que, se os jogadores estão decorando as fichas dos monstros, não é bem porque eles são narradores às vezes. E, depois, a menos que eles tenham narrado e posto tudo quanto é dragão em suas aventuras(o que eu duvido muito), eles leram sim para saber o que o "novo dragão 4e" tem de mais e (provavelmente) como se defender dele e acharam "decepcionante".

E, bolas, é realmente decepcionante quando você sabe exatamente o que esperar daquele monstro.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Jan 2010, 18:38

Como se a discussão de meta-jogo fosse nova.

Enfim, isso não é culpa nem do sistema, nem do mestre, é dos jogadores que não estão cooperando.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kasuya em 24 Jan 2010, 19:28

Sim, sim. É esse o meu ponto!

Eu creio que o problema não é o Dragão, mas o que eles sabem sobre o dragão.

Uma boa dica (não só para o dragão), é, literalmente, usar fichas de outros monstros usando uma descrição diferente para um mesmo monstro.

Um exemplo: pega qualquer monstro que você acha que deveria ser solo e que é relativamente coerente esperar que ele cuspa algum elemento (como um dragão) e usar a ficha de um dragão para representá-lo.

Um tipo diferente de quimera poderia ser um caso que se encaixa nesse, ou até um draconato (ou meio dragão) que sofreu uma transformação especial (via ritual, talvez) que o deixou com garras usáveis para ataque e presas usáveis para mordidas e ganhou asas e usa uma ficha de dragão.

Existem muitas possibilidades.

Isso mata o metajogo, porque não tem como o jogador saber ao certo que tipo de ficha para essa criatura bizarra você está usando (especialmente as menos óbvias, relacionar draconato com dragão é até esperável).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Jan 2010, 20:29

Ou, alternativamente, você conversa com os jogadores.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Anand em 26 Jan 2010, 09:30

Kasuya escreveu:Uma boa dica (não só para o dragão), é, literalmente, usar fichas de outros monstros usando uma descrição diferente para um mesmo monstro.

Curioso que fiz isso com um dragão verde (e kruthicks) faz pouco tempo: http://www.rolando20.com.br/iniciativa- ... essencial/

Abs,
Anand

Mensagempor Leisses em 26 Jan 2010, 10:33

Não entendo qual o problema em ler o livro dos monstros.

Eu sempre fiz isso, mestrando ou não. Me divirto MUITO lendo as descrições e habilidades dos monstros. Adoro ficar imaginando como aquilo seria em jogo e como meu personagem reagiria ao enfrentar aquele tipo de desafio. É claro que isso se torna um problema quando o jogador o faz para antecipar as ações do adversário ao invés de fazê-lo apenas por diversão e para viajar na imaginação.

Sou muito mais adepto da idéia de imaginar como meu personagem vai agir diante diante uma situação do que ter que fazer isso na hora e correr o risco de cair numa das seguintes situações: reagir de modo inadequado para meu personagem, já que no calor do momento uso meu pensamento ao invés do pensamento do personagem; demorar para pensar em como meu personagem vai reagir e atrapalhar o bom andamento da partida.
Leisses

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários