Pode ter certeza que eu não sou nem um pouco generoso quando uso dragões, meus players sempre souberam que eu só escolho os bixanos quando é pra ser aquela tensão.
Posso ter interpretado mal o que você disse mas, que mal pergunte, onde tem dizendo que no primeiro nível os jogadores tem de enfrentar encontros bobos com criaturas whatever aleatórias e só enfrentar "grandes vilões" em níveis altos?
Para o que eu estava fazendo tinha tudo a ver sim. Não era encontros aleatórios não. E eu prefiro sim, matar um dragão no primeiro nível a simplesmente nunca (ou quase nunca) chegar a um nível correspondente para poder PENSAR em lutar (quem disse que, mesmo no nível, o narrador vai conseguir colocar um Dragão como um "grande vilão sem parecer um forçado "encontro aleatório"?).
MAS os players reclamam da ficha do bixo mesmo, no slyflourish tem uns poderes pra dar um tuning nos dragoes, achei bem legais.
Eles acham ele fraco? Tem certeza que você colocou um dragão funcionando bem?
No mais. Que raios de jogadores são esses que ficam olhando as fichas dos monstros? Sou acostumado com jogadores que assumram naturalmente uma ética quase que incorruptível sobre ler a ficha dos monstros (ninguém toca no livro a não ser para ver as imagens e, NO MÁXIMO, ler as descrições). Para se ter uma ideia, meu irmão ainda reluta em ler o livro dos monstros 3.5, mesmo sabendo que eu não irei mais narra algo nesse sistema, por mais que ele tenha alguma curiosidade de olhar certos detalhes de certos monstros.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.