[4e] Opinião sobre ações de começo e fim de turno

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Zaknafein em 19 Dez 2009, 23:02

Saudações galera, queria saber a opinião dos usuarios do forum sobre uma coisa, quando eu mestro e prefiro usar os efeitos de começo e fim de turno ao mesmo tempo, no fim das rodadas.

Exemplo antes da primeira criatura da iniciativa começar seu turno eu causo danos continuos, regeneração e etc (os outros efeitos de começo de turno) de todos os envolvidos (sejam monstros ou personagens) e depois que o último personagem ou monstro da iniciativa agiu eu uso os efeitos de fim de turno (testes de resistência por exemplo) para todos (para monstros, e cada jogador que esta sofrendo algum efeito faz seus respectivos testes)

Acho esse sistema mais pratico (efeitos de começo de turno no começo da rodada e efeitos de fim de turno no fim da rodada), obviamente os poderes que geram efeitos de fim de turno acabam individualmente no turno dos personagens (como deve ser).

Sera que usando os efeitos de começo e fim de turno dessa forma (no começo e fim de rodada) prejudica o jogo (nas regras) de alguma forma????
Zaknafein

Mensagempor Luminus em 20 Dez 2009, 07:39

Cara, tudo isso vai da tua experiência de jogo. Se percebeu-se uma variação do equilíbrio no jogo, então as regras foram prejudicadas. Se o jogo ficou mais divertido, se as pessoas estão jogando mais e rolando menos, então que se danem as regras.

Eu acho, até, que você deveria dar mais detalhes dessa tua experiência: falar do personagens do grupo, níveis de cada um, inimigos enfrentados e situações nas quais essa regra caseira foi implementada. Dar uma luz sobre o assunto, entende?

E.
Luminus

Mensagempor Deicide em 20 Dez 2009, 09:07

Eu vejo alguns problemas com este sistema. Por exemplo, no sistema normal, um personagem que está fadado a morrer por dano contínuo em seu próximo turno ainda pode ser salvo por um companheiro que aja antes dele. No seu sistema, ele está ferrado de qualquer maneira.

Da mesma forma, às vezes você está sob uma condição grave, como as que causam vantagem de combate ou impedem ações de oportunidade ou imediatas. No sistema normal, no fim de seu turno você pode se livrar delas, e assim os inimigos que agem depois de você não podem usá-las em favor deles. No seu sistema, você fica sob efeito delas pela rodada inteira, prejudicando bem mais o personagem.

E ainda há um terceiro problema: imagine que a rodada começou, você fez todos os cálculos de começo de turno, e o inimigo atingiu o personagem com um golpe que dá dano contínuo. Chega o turno do personagem e ele não sofre esse dano, pois os efeitos de início de turno ocorreram antes. Contudo, no fim da rodada o personagem ainda poderá lançar seu teste de resistência para anular o efeito, sem nunca ter sido afetado por ele!

Claro que você pode remediar esses problemas com algumas exceções na sua regra, mas se sua regra depende de uma série de exceções para funcionar, ela não é uma boa regra.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Luminus em 20 Dez 2009, 10:01

Deicide, corrija-me se eu estiver errado, mas todas essas exceções valem tanto para os personagens, quanto para os PdM's... não há um lado mais favorecido/prejudicado nessa conta, há?

Quer dizer, a partir do momento em que tudo que acontece antes acontece para TODOS... então tá de boa...

E.
Luminus

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Dez 2009, 10:14

Não. PJs e PdMs são afetados de formas bem diferentes no jogo. Pra dar um exemplo rápido, se você criar uma regra que todo mundo que cair em combate gera um surto de fúria em seus aliados que cura todos em 10 PV, os PdMs serão infinitamente mais beneficiados que os PJs.

Então, a mudança de regra tem que ser analisada no contexto do jogo pra ver se vai ser mesmo equilibrada por isso; não basta o pensamento simplista de "se vale pra todo mundo então é equilibrado".
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Deicide em 20 Dez 2009, 10:37

Luminus escreveu:Deicide, corrija-me se eu estiver errado, mas todas essas exceções valem tanto para os personagens, quanto para os PdM's... não há um lado mais favorecido/prejudicado nessa conta, há?

Quer dizer, a partir do momento em que tudo que acontece antes acontece para TODOS... então tá de boa...

E.

COmo o Eltor disse, valer para todos não gera equilíbrio automático. Por exemplo, as situações 1 e 2 acima mais prejudicam os PJs do que os NPCs, pois obviamente NPCs duram por um encontro e são feitos para morrer, enquanto PCs precisam sobreviver a aventura inteira, e portanto têm mais chances de cair num dos casos acima descritos.

Já a situação 3 pode ser benéfica. Contudo, quero só ver a cara de frustração dos jogadores quando um deles usar um poder diário ou de encontro e o monstro se livrar do efeito antes mesmo que faça alguma diferença.

Outra coisa a se ter em mente: eu imaginei os três casos acima só de ler o sistema alternativo apresentado. Devem haver muitas outras ramificações com a mudança proposta. É de se pensar se ela vale a pena.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Voltar para Sistemas e Cenários