Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Mensagempor Madrüga em 10 Nov 2009, 18:10

Quem mandou a MP primeiro, com as conseqüências devidas para o segundo.

E sério, eu sei que eu já deixei isso acontecer (máfia SFZ3), mas culto não pode recrutar maçonaria. Os caras ganham um alvo CERTO para a noite seguinte, aumenta demais a rede do culto... tem que ter algum risco. A ação de recrutar pode dar em morte, e essa é a graça.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor SCCSakura em 10 Nov 2009, 18:17

é só mudar um pouco a pergunta:

Se o maçom recrutar um culto?

A resposta é clara, maçom recrutador morre.

Por que o contrario gera tanta discussão?
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Madrüga em 10 Nov 2009, 18:30

Porque o maçom é cidade. E o culto pode recrutar cidadãos.

Imagem
Madrüga

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 18:55

Pois é, por isso sou a favor de por o meio termo e deixar aberta as variações. Se Maçom e Culto se encostam em jogo (se recrutanto, recrutando o mesmo alvo) as ações falham. Isso da tempo pra pensarem e se rearranjarem.

Pra mim algo assim fica perfeito:

SPOILER: EXIBIR
Recrutador Maçom: Durante a noite o maçom escolhe um alvo. O alvo do maçom é recrutado para a Maçonaria. Se o alvo recrutado for Ant-Cidade o recrutador morre. Se o alvo do recrutador for um cultista ou alvo de um recrutador cultista a ação falha. Qualquer variação deve ser informada em PM ao recrutador.
Facção: Pró-Cidade

Recrutador Cultista: Durante a noite o maçom escolhe um alvo. O alvo do maçom é recrutado para o Culto. Se o alvo for um Ant-Cidade ou Maçom o cultista morre. Se o alvo do recrutador for um maçom ou alvo de um recrutador maçom a ação falha. Qualquer variação deve ser informada em PM ao recrutador.
Facção: Facção: Anti-Cidade
Editado pela última vez por cigano em 10 Nov 2009, 20:28, em um total de 1 vez.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 10 Nov 2009, 20:19

Anti-cidade.

Mas não concordo com o cultista morrer ao recrutar um maçom.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Tetris em 10 Nov 2009, 20:25

Ciggy, o problema desse caso é que tanto o maçon quanto o cultista iria imaginar que sua ação teria dado errado por convocar alguém da outra facção!!! Pra mim o recrutador deveria morrer e pronto, ou então, se quiserem manter por mais tempo, ele ficaria incapacitado ao recrutar alguém da outra facção ou da máfia!!!
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Tetris

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 20:27

Seu_Madrüga escreveu:Anti-cidade.

Mas não concordo com o cultista morrer ao recrutar um maçom.

Pois é, ia editar isso e esqueci...

Tetris escreveu:Ciggy, o problema desse caso é que tanto o maçon quanto o cultista iria imaginar que sua ação teria dado errado por convocar alguém da outra facção!!! Pra mim o recrutador deveria morrer e pronto, ou então, se quiserem manter por mais tempo, ele ficaria incapacitado ao recrutar alguém da outra facção ou da máfia!!!

Incapacitado é bacana, meio termo. Já virou regra quase que oficial mesmo
cigano

Mensagempor Gladius Dei em 10 Nov 2009, 20:31

Daria para abstrair da seguinte maneira:

Objetivo da cidade (incluso maçons) é MATAR os mafiosos e outros anti-cidades.
Objetivos dos anti-cidades (Máfia, SK e Culto) é MATAR os cidadãos para ser maioria.

Uma maçom tentanto recrutar um mafioso = amigos mafiosos vem e lincham automaticamente o recrutador "bondoso", que saiu sozinho na calada da noite para conversar com quem ele pensava ser inocente. O mesmo ocorre com um culto, ele automaticamente lincham o recrutador "bondoso".

Um cultista tentando recrutar um maçom = amigos maçons vem e prendem/lincham automaticamente o recrutador "malvado", que saiu sozinho na calada da noite para conversar com aquele que acharia seguro recrutar.

Me parece justo e fazer sentido.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor planes em 10 Nov 2009, 22:28

SCCSakura escreveu:Acredito que se for para retirar poderes, cobrar em outro ponto, sei lá, interpretação de personagem, não falando como ele, mas dando pequenos textos na frase: (EX: Sem nada para fazer, vou ficar lá afiando minhas unhas) é algo que pode ser dado para um personagem do tipo vigilante ou algo assim.

Acredito que o melhor caminho para mafias (espeicalmente as grandes) onde não há poderes é ter mecanicas que faça com que o jogador se motive para seguir determinado caminho, sejam itens, cenários ou coisas do genero.

Não é nem questão de investigar (que é o poder que causa maior dependencia a cidade), me diverti muito com o simples fato de ser um traidor/sobrevivente na mafia Liga da Justiça, nem era um poder propriamente dito, mas o role trazia um desafio embutido de conhecimento que dava uma vantagem para ser usado nas discussões do dia (eu sabia quem eram os mafiosos). Irrelevante para a cidade e talvez util para a mafia, mas que produzia uma experiencia unica para o jogador.

As vezes é até legal um cidadão dar um "dica" dos seus poderes em uma frase subliminar para que os outros percebam que ele é inocente, e não apenas falar: (EX: Eu sou o heroi, tenho poder tal, na minha descrição tá escrito isso, blz, agora tirem os votos de mim)

Aí é questão de estratégia e não de climax ou não.

Perceba que cidadãos sempre ficam no escuro, muitas vezes é dificil até mesmo convencer os outros de seu RC direto e nestes casos indiretas vão te levar para a forca. O jogador tem que ter o feeling de quando dá para arriscar e quando é hora de jogar abertamente, quando chega ao ponto de muita gente duvidar e votar em cima de alguém provavelmente é porque as sutilezas que existiram não foram confiáveis.
Imagem
planes

Mensagempor Cebolituz em 11 Nov 2009, 13:00

Eu acho que daria menor margem a confusões ou muitas diferenças se maçons e cultistas que tentarem se recrutar simplesmente falhassem.

E se ambos tentarem recrutar um mafioso (e poderíamos incluir SK também) simplesmente morrem.

Como eu disse, o duelo principal dos jogos são máfia vs cidade. O resto é tudo enfeite e serve mais para o jogador se divertir e atrapalhar quem ele quiser do que propriamente vencer o jogo. É algo muito mais simplificado e nenhum dos lados sairá plenamente na desvantagem.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Madrüga em 11 Nov 2009, 14:12

Quem joga de culto sabe o quanto é difícil ganhar o jogo. É meio o que o Lituz falou.

Por mim o cultista só falha quando tentar recrutar um maçom (e cabe ao narrador enfeitar ou não essa falha para parecer bloqueio, etc). O maçom morre ao tentar recrutar um cultista (porque ele é anticidade).

Vamos partir para as outras discussões, tipo bloqueio de campista ou covarde?

Imagem
Madrüga

Mensagempor louc0 em 11 Nov 2009, 18:16

Quando eu mestrei a máfia SMRPG há uns bons tempos, eu estabeleci um esquema de velocidades pra mim mesmo.

No caso era, se não me engano:

Campista/bus driver > bloqueio > Proteção > morte > todo o resto
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor cigano em 11 Nov 2009, 18:25

Ruben_Ladwig escreveu:Quando eu mestrei a máfia SMRPG há uns bons tempos, eu estabeleci um esquema de velocidades pra mim mesmo.

No caso era, se não me engano:

Campista/bus driver > bloqueio > Proteção > morte > todo o resto

Morte antes de recrutamento?
cigano

Mensagempor Nibelung em 11 Nov 2009, 18:39

Eu sempre que narro máfia uso a sequencia de 3 partes.

1- A linha de ações que utiliza mais poderes
2- A linha de ação que possui menos mortes
3- ordem de chegada das MPs.

Então se a máfia mata o campista, o campista corre, e o bloqueador cola no campista, o efeito final é que o bloqueio e a morte funcionam, porque se o campista fugir DOIS poderes deixaram de ser usados, enquanto se ele morrer, UM poder deixou de ser usado.

Do outro lado, se o bloqueador vai no chefão mafioso, e o chefão mata o bloqueador, então a ação de bloqueio tem prioridade. Em qualquer um das situações, a opção 1 é igual, mas deixando o bloqueio funcionar, há menos mortes.

O terceiro ponto é pra ver sobre prioridade sobre bus driver/maçonaria/investicação/morte, etc. Por isso que as vezes nos meus jogos alguém é chamado pra maçonaria mesmo morrendo, e em outras ele morre e a ação de convocação falha. Pra isso eu checo diretamente a ordem de chegada e mais nada.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor cigano em 11 Nov 2009, 18:49

To pensando em testar um sistema de inciativa nos poderes. Mas geralmente fico com Bloqueio>Qualquer ação>Morte
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais