Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Mensagempor MVerde em 29 Out 2009, 12:03

Aluriel de Laurants escreveu:Powtz e pra quando fica a do Vincer ?

Tenho que ver com ele. Se ele não puder narrar, talvez, o melhor seja mandar pro fim da lista.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor cigano em 29 Out 2009, 13:29

É o Vincer pow!

Ele vai enrolar 3 vidas pra narrar essa.

XD
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 29 Out 2009, 16:51

Então vai pro fim da fila. Tem muita gente ansiosa para narrar HÁ TEMPOS.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor cigano em 29 Out 2009, 21:56

Seu_Madrüga escreveu:Então vai pro fim da fila. Tem muita gente ansiosa para narrar HÁ TEMPOS.

Concordo, da outra vez se não me engano ele já tinha furado a fila, e embora eu ache a máfia dele muito boa e uma das mais esperadas não acho que merece destaque nesse sentido. Se não pode narrar vai pro fim da fila.
cigano

Mensagempor Madrüga em 30 Out 2009, 07:40

NInguém pode ser diferente. Se a próxima máfia fosse do Boani ou do Leo, mesmo assim teríamos de respeitar a ordem. Senão o Vincer fica muito mimado, XD.

Pega o Assumar, por exemplo. Certeza absoluta que a máfia Twin Peaks está pronta há MESES e que ele só vem aperfeiçoando, pouco a pouco, até ter uma coisa muito bacana e PRONTA nas mãos hoje.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Agnelo em 30 Out 2009, 09:50

Ninguém vai ter tratamento especial, a máfia do Vincer vai sim pro fim da lista.

O que foi feito com o jogo dele é o memso que foi feito com outros narradores, um jogo fica quase um ano na fila é aceitável que não possas narrar quando chega a sua vez, e por isso adiar o jogo por um ou dois meses é normal. Caso os problemas persistam não podemos continuar guardando lugar na fila.

No mais aproveitem o jogo do Assumar, estou certo de que ele foi feito com muito carinho e dedicação.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor MVerde em 09 Nov 2009, 11:56

Muito bem jogadores, narradores e lukers que acompanham os jogos, já faz alguns anos que essa seção se tornou dependente das máfias tanto as micro quanto as normais (na verdade essa seção foi criada por causa desse jogo); visto esse longo período estava conversando com o Locke e achamos que talvez fosse o momento de discutirmos o andamento desses jogos e o que vem dando certo ou errado (O Cigano que deu a idéia da “mesa redonda” para o Locke). Resumindo o objetivo desse post será iniciar essa discussão, gostaríamos da maior participação possível e esse é o momento de reclamarem aquilo tudo que vem lhes indignando.

Primeiro ponto que gostaria de discutir seria sobre as regras, é uma reclamação pessoal mesmo, estamos tendo algumas interpretações dúbias de alguns papéis (principalmente entre Traidor e Vampiro), não vejo problemas com a criação de novos papéis, mas se você utiliza o nome de algum papel já existente então ele deve possuir as características desse papel isso evita vários transtornos. Então gostaria de pedir mais atenção da galera em relação a isso.

Outro ponto importante seria sobre a postura dos jogadores, no tópico de regras temos a parte etiqueta de jogo:

-Tenho disponibilidade para efetivamente participar do jogo, postando numa frequência condizente com o ritmo do mesmo?
-Se estiver participando de outro jogo de máfia ativo, vou conseguir dedicar um tempo para ter uma boa participação em ambos os jogos?
-Mesmo tendo disponibilidade, eu vou participar do jogo de verdade, e não simplesmente aparecer para votar (quando aparecer)?
-Eu entendo e concordo com as regras do jogo, incluindo alguma modificação que o mestre do jogo possa ter feito?
-Se minha facção começar a perder, ou se os demais jogadores começarem a desconfiar de mim, vou conseguir manter a postura e não estragar o jogo para os demais?

Aqui está o LINK

Por que colocar isso aqui? Simples, temos jogadores que se inscrevem e simplesmente desaparecem ou não aparecem claro que há exceções a pessoa pode complicar sua vida da noite para o dia e não poder acessar o fórum, existem os problemas de conexão, e também existem as estratégias de não postar. Mas estou querendo dizer dos casos de jogador que realmente não aparece, não envia MP e quando aparece não lê o jogo, pede resumo (pedir resumo é o cúmulo), entre tantos outros problemas que temos.

Dando sequência ao momento reclamação, agora gostaria de falar sobre algo que realmente me irrita: as durações da noite.

Elas estão se estendendo muito, e não é o caso de o narrador deixar a noite muito grande e sim nos atrasos, está virando rotina atrasar mais de 12 horas para abrir uma noite, por exemplo, marca para abrir dia 05 às 10:00 horas e abre dia 06 às 08:00 horas. Se você agenda que vai abrir tal hora tente abrir nesse horário, claro que há exceção nesses casos também, imprevistos acontecem, mas não conseguir iniciar abrir um único dia na hora marcada é de mais.

Acho que o momento reclamação de minha parte seria esse, agora alguns comentários positivos.

Primeiramente gostaria de elogiar as micro, elas ajudaram a manter as coisas movimentadas em um período que as máfias normais passavam por uma crise, e pensar que esses jogos foram idéia do eterno Caju. No início esses jogos pareceram não prometer muita coisa, mas depois de alguns acertos aqui e ali se tornaram garantia de diversão. Gostaria de dar os parabéns em particular para o Assumar (queira ter feito isso no Máfia Awards, mas por alguns problemas de tempo perdi a deixa), ele e suas micro deram um novo ânimo nesse jogo. O Madrüga também teve uma parcela nisso; então parabéns.

Acho que até o momento seria isso, tenho a sensação de estar esquecendo algo, mas caso me lembre posto aqui depois. Só gostaria de aproveitar essa deixa para avisar os narradores que se resolveram mudar o tema de seu jogo ou se simplesmente desistiu de narrar me envie uma MP, ou caso alguém queira colocar o nome na fila de espera para narrar algum jogo, estou aqui para aliviar as coisas para o Locke, que está cuidando do OFF também, então pode me enviar MP.

Espero que esse post dê início a uma boa discussão, lembrem-se esse é o momento de falar o que queira, mas claro caso a reclamação seja sobre um jogo que esteja em andamento espere até o seu término.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor Madrüga em 09 Nov 2009, 12:11

Eu já atrasei muitas vezes a abertura de dias e noites, mas sempre tentei manter uma regularidade: dias de 36 horas, noites de 24. Se isso culminar em um dia abrindo às três e meia da madrugada, claro, vale uma reformulada momentânea.

Mas o que está incomodando é a falta de compromisso e de planejamento. O Aluriel está com um pé nas duas coisas, porque sua máfia está sendo longa demais e confusa demais (com MUITOS erros) e, claro, porque ele nunca aparece nos jogos em que se inscreve.

Quanto às regras, existem sim algumas confusões e contradições. O problema é que eu não posso dizer no começo do meu jogo "olha, nesse jogo interpretaremos o vampiro da maneira tal", porque é dar muito na cara. Se você quiser fazer uma discussão para revisão, MVerde, eu acho até legal, mas como isso depende muito do narrador, não sei até onde pode ser bom.

Exemplo, o papel de covarde é muito confuso. Isso já foi problema numa máfia minha porque o Nibelung tinha uma interpretação, eu tinha outra e acabei dando o papel a ele. Ele montou uma estratégia em cima da interpretação que tinha, e não deu muito certo por causa desse choque. Aí não sei se o problema é falta de comunicação jogador/mestre ou se são as regras mesmo.

Imagem
Madrüga

Mensagempor atimas em 09 Nov 2009, 12:33

Bom, aproveitando então o início desse momento voltado pra discussões, quero apontar pras micromáfias já citadas pelo Verde. Todos os pontos que ele destacou como positivos realmente são pertinentes, mas acho que vale chamar a atenção aqui pro fato de que exatamente por este tipo de jogo ter tomado proporções maiores, acho que elas merecem uma certa reavaliação. Quero dizer que sería bom que fossem estabelecidas regras mais específicas para as micromáfias. Por enquanto não tem havido transtornos muito grandes a esse respeito, mas acredito que sería bom que se voltasse mais o olhar pra elas, com relação à nuumero de jogadores e até mesmo a duração de dias e noites por exemplo. Acredito que isso devería ser algo melhor estipulado também nas máfias normais. Sería bom que se colocasse uma média mais fixa a ser seguida sobre as durações de dias e noites.
seu madruga escreveu:Quanto às regras, existem sim algumas confusões e contradições. O problema é que eu não posso dizer no começo do meu jogo "olha, nesse jogo interpretaremos o vampiro da maneira tal", porque é dar muito na cara. Se você quiser fazer uma discussão para revisão, MVerde, eu acho até legal, mas como isso depende muito do narrador, não sei até onde pode ser bom.

Exemplo, o papel de covarde é muito confuso. Isso já foi problema numa máfia minha porque o Nibelung tinha uma interpretação, eu tinha outra e acabei dando o papel a ele. Ele montou uma estratégia em cima da interpretação que tinha, e não deu muito certo por causa desse choque. Aí não sei se o problema é falta de comunicação jogador/mestre ou se são as regras mesmo.

Acho que a questão sería de estabeler melhor então a definição desse papéis realmente. Se vc tá criando um papel novo, então é melhor não usar mesmo a nomenclatura que tá lá na lista.
Muitos abrem brecha mesmo pra interpretações diferentes, e acho que valería então tentar esclarecer melhor o conceito destes papéis.

Agora, uma coisa que eu gostaría de chamar a atenção realmente é a respeito da lista negra!!!
Acho que devería haver maior rigidez e que ela fosse colocada em prática verdadeiramente.
A falta de compromisso com o jogo no qual se inscreveu é algo que atrapalha e muito o desenvolvimento e até a diversão de todos os envolvidos. Sei que isso também vai muito do bom senso de cada um, mas podería se pensar melhor sobre uma maneira de diminuir esses problemas quanto à pessoas que se inscrevem em jogos e não aparecem nem pra mandar MP de ação noturna!!!
Enfim, acho que não tenho tanto a acrescentar em si, mas realmente é bom que tenhamos esse momento de análise e estou aqui apenas como uma jogadora de máfia que desejava acrescentar algo às reflexões. :dança:
atimas

Mensagempor cigano em 09 Nov 2009, 13:37

Sobre as regras acho que nem é uma questão de reformulação mas de renovação, os textos em sua maioria não explicam detalhadamente suas funções, os nomes parecidos, etc. Sem contar que com o tempo e novos poderes eles acabam ficando desatualizados. Acho que se podia discutir um formato para a descrição dos poderes e depois dar uma renovada lá na lista de poderes.

Sobre duração de dias e noites eu acho que é um pouco de planejamento E tambem ansiedade. A fila das próximas Máfias tá bem grande e quando chega na sua vez o pessoal fica querendo um jogo divertido e longo, só que nem sempre é possível.

Sobre a lista negra, bem, ela existe o Narrador usa se quiser, e mais uma vez a ansiedade as vezes ignora a lista negra pra poder fazer uma Máfia como planejado, grande e longa, o que é um tiro no pé. A lista tá lá, a fama dos jogadores fala por si, o Narrador só não veta porque não quer!

No mais acho que aqui vale uma ideia a todos que querem narrar, LEIAM OS TÓPICOS FIXADOS. Planeje bem, narre micros antes, peça ajuda, e cuidado com inovações. Eu gosto de inovações, mas nem sempre as mais divertidas são feitas nas regras (e isso é discudido no tópico sobre como criar uma Máfia). Planeje a Máfia como uma... Máfia! Quando você tem que adaptar a Máfia para o seu tema você tanto corre o risco de fazer algo desbalanceado como de perder jogadores por falta de conhecimento do tema. Escolha o tema e adapte ele para a Máfia, assim quem conhece e quem não conhece podem se divertir de forma igual.

Enfim, acho que minha maior critica é essa, existe um projeto padrão nas máfias, é legal inovar mas se você nunca narrou uma Máfia padrão antes não tem experiência o sufuciente pra se virar com as loucuras que ocorrem nela. (Eu to com uma ideia de Máfia na caixola vai pra dois anos, mas to querendo pegar um pouco mais de know how antes).

Vou dar uma lida nas listas de poderes e ver se encontro um formato bacana para jogar aqui e discutir sobre.
cigano

Mensagempor cigano em 09 Nov 2009, 20:26

Consideranções que eu acho validas fazer sobre as regras, alem de um modelo mais direto e simples.

SPOILER: EXIBIR
Ação de Espancamento. Um alvo pode ser espancado, ficando impossibilitado de agir, sofrer ação, ou interagir no tópico pelo próximo dia e noite.

---

Espancador: Durante a noite o Espancador escolhe um alvo. O alvo do espancador fica Espancado.
Facção: Pró-Cidade, Independente, Ant-Cidade

Médico: Durante a noite o Médico escolhe um alvo. O alvo do Médico fica imune a uma ação de morte ou espancamento.
Facção: Pró-Cidade, Independente, Ant-Cidade

Recrutador Maçom: Durante a noite o maçom escolhe um alvo. O alvo do maçom é recrutado para a Maçonaria. Se o alvo recrutado for Ant-Cidade o recrutador morre.
Facção: Pró-Cidade

Faz Tudo: Obsoleto já que com o advento das cargas e mais de um poder no mesmo personagem qualquer um a rigor pode ser um Faz tudo.

Traidor: O Traidor é um mafioso especial, ele sabe quem está na máfia mas a máfia não sabe quem é o Traidor, e quando é investigado por policiais aparece como inocente. A máfia pode a qualquer momento recrutar o Traidor com uma ação enviada pelo GF para o Narrador (impossibilitando ações de morte pela Máfia na noite de recrutamento). Se recurtado o traidor aparecerá como culpado quando investigado, e se torna um membro normal da máfia.
Facção: Ant-Cidade

Covarde: Durante a noite o Covarde escolhe um alvo. O alvo do Covarde recebe qualquer ação de morte ou espancamento enviada para o Covarde. Caso o alvo do Covarde receba alguma ação de morte e espancamento ele morrera ou sera espancado também. Caso o alvo do Covarde seja um Ant-Cidade o covarde morre.
Facção: Facção: Pró-Cidade, Independente

Guarda-Costas: Durante a noite Guarda-Costas escolhe um alvo. Qualquer ação de morte ou espancamento no alvo do Guarda-Costas é transferida para o Guarda-Costas.

Guarda-Costas de Elite: Durante a noite Guarda-Costas de Elite escolhe um alvo. Qualquer ação de morte ou espancamento no alvo do Guarda-Costas de Elite é transferida para o Guarda-Costas de Elite e o personagem que enviou a ação de morte ou espancamento.

Recrutador Cultista: Durante a noite o maçom escolhe um alvo. O alvo do maçom é recrutado para o Culto. Se o alvo for um Ant-Cidade ou Maçom o cultista morre.

Bobo: Um cara que ganha se morrer?

Fora que acho que é vital o Narrador não só ler bastante o que cada Role faz como colar ele na integra e com qualquer modificação valida na PM.
cigano

Mensagempor SCCSakura em 09 Nov 2009, 20:45

eu curto a ideia do Jester, mas não acho que o jogo deve acabar só pelo fato dele morrer, sendo um independente divertido de jogar e complexo até...

Chegar dizendo "eu sou mafia" ou "me matem" declaram o bobo, mas fazem os jogadores pensar...

Dá um gosto BEM diferente para uma aventura.
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Tetris em 09 Nov 2009, 21:23

Eu tbm n sou contra o Bobo n!!! E imagino q, da maneira como eu o coloquei na máfia LdJ ngm ficou insatisfeito(eu n acabei o jogo por ele ter sido linchado e o proibi de fazer qualquer tipo de revelação sobre ele msm!!!
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Tetris

Mensagempor SCCSakura em 09 Nov 2009, 21:36

Ele se declarar como bobo pede para não ser linchado, e vale adicionar o detalhe de PERDER se for morto a noite.
E o tetris mandou bem (eu li ^^) não terminando o jogo, isso dá até a vitoria para (Cidade/bobo ou Mafia/bobo)
Só em uma micro ficaria legal o bobo ganhar sozinho...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 09 Nov 2009, 22:02

Tetris escreveu:Eu tbm n sou contra o Bobo n!!! E imagino q, da maneira como eu o coloquei na máfia LdJ ngm ficou insatisfeito(eu n acabei o jogo por ele ter sido linchado e o proibi de fazer qualquer tipo de revelação sobre ele msm!!!

Eu fiquei. Veja bem, alguem tem que ganhar, e todos tem tremenda dificuldade de fazer isso, um papel que é só o cara finjir um escorregão que ganha pra mim é completamente fora de questão.

SCCSakura escreveu:Ele se declarar como bobo pede para não ser linchado, e vale adicionar o detalhe de PERDER se for morto a noite.
E o tetris mandou bem (eu li ^^) não terminando o jogo, isso dá até a vitoria para (Cidade/bobo ou Mafia/bobo)
Só em uma micro ficaria legal o bobo ganhar sozinho...

Concordo que assim ficaria um pouco menos desbalanceado.

Mas ele ganha sozinho sim, do contrario fica um papel sem sentido "Olha vc tem que morrer pra ganhar, mas ganha junto com todo mundo no final ta?" Quer dizer, não importa ele vai SAIR do jogo, ficar sem participar dele, pra no final ganhar com quem ganhou? E se ele ganhar sozinho tira a vitória de quem lutou dias e noites contra uma facção rival?

Ainda acho um papel tremendamente idiota e acho que pode ser abolido.

E essas foram as alterações que achei que ficariam legais, tem muitas que não achei que poderia ser mudada mecanicamente, mas o tópico ta lá se alguem quiser opinar mais.

O modelo de descrição de cada poder achei bacana e podiamos adotar algum semelhante
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais