Você disse : "Temos aqui vampiros mais fiéis às lendas", que eu entendi que os outros filmes apresentam vampiros menos fieis as lendas, ou seja, baseados com lendas erradas (atribuidas a outros monstros, etc...)
Considerando que você disse anteriormente que "
toda a lendas vampiricas foram sendo criadas aos poucos e muitas se contraditam"(sic), ao aparentemente estar acreditando que eu defendia algo como uma única lenda válida (o que não é verdade), acho estranho você considerar que haveriam "lendas erradas" atribuídas à figura dos vampiros. Não é incomum alguns elementos que são atribuídos a uma figura folclórica/mitológica também serem atribuídas a outras em outros locais, então realmente vejo pouca contiguidade lógica na sua argumentação.
Além do mais, ser menos fiel às lendas (considerando, como já falei, o conjunto de crendices
tradicionalmente associadas a estas) não implica necessariamente ser baseado em "lendas erradas", existe, nesse caso, a alternativa delas incorporarem elementos novos, sendo o exemplo mais recente o fato dos vampiros do filme/livro crepúsculo brilharem no sol (o que, até onde sei, foi uma invenção da autora). Isso, obviamente, tá longe de ser ou não mérito, vai da preferência do que o espectador/leitor espera e procura.