Moderador: Moderadores
Silva escreveu:Mas se considerarmos o termo "wargame" ali num sentido solto, como um "jogo cujo foco é guerra" aí sim, posso considerar D&D um wargame. (junto com muitos outros rpgs)
Silva escreveu:Oda, usei "guerra" ali de forma a englobar combate, ação, heroísmo,etc.
Youkai X escreveu:combates de D&D também são cheios de ações dignas de crimes de guerra, Peechu![]()
Não era no Planescape: Torment que dava para virar sem entrar em 1 combate?
Em outras palavras, se você deturpar o conceito de Wargame e Guerra de maneira a encaixar com o conceito de D&D então D&D se torna um Wargame...
Sem comentários.
Há uma pergunta razoável: Por que não [jogar D&D sem combates] ? ( Desde que a pessoa saiba que ao fazer isso, está deixando de lado aquilo que o sistema foi projetado para funcionar do "melhor modo". Mas quem disse que alguém tem que jogar como os Game Designers fazem os jogos?
Desde que a pessoa saiba que ao fazer isso, está deixando de lado todo o propósito do sistema
Aliás, vem daí minha picuinha com o que é, na minha opinião, o melhor cenário de D&D - Planescape. Um cenário sobre exploração, política, filosofia e mitologia, com um sistema que define os personagens por funções tático-marciais. ( Huh? )
oculto escreveu:Acredito ter sido apenas excesso de sua parte, talvez potencializado pela falta de explicação de meu post anterior, mas não me surpreendo, é apenas mais um de vários.
oculto escreveu:Até onde tenho conhecimento de caso, jogadores antigos resistem a quarta edição por dois fatores: 1- Preconceito ou; 2- Desinteresse em aprender um "novo" sistema. Ainda não vi nenhum argumento negativo sobre a quarta edição (me refiro exclusivamente ao sistema) que não tenha sido precipitado ou de raso fundamento.
Me parece que seu caso se enciaxa na segunda opção.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes