[4e] Surtei, que vontade danada de jogar D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Armitage em 27 Jun 2009, 19:52

Alguém pretende encontrar algo de produtivo nesse tópico ou serei obrigado a trancá-lo?

Sim, por favor. :venera:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Smaug em 27 Jun 2009, 22:20

Bom, venho acompanhando essa discussão, e varios argumentos usados aqui já apareceram em discussões parecidas (ou identicas). Surgiu uma duvida então, o Oda vive dizendo sobre como wargames possuem uma história de fundo e como personagens dentro dele possuem background, personalidade e motivações próprias, o que no fim das contas acaba sendo igual a um personagem de rpg... não querendo parecer provocativo, o que diferencia um de outro? Nunca joguei um wargame com esse nivel de detalhamento, então gostaria que alguem ilustrasse as diferenças entre um e outro, acho que isso ajudaria a matar de vez o argumento [versão X de D&D] = wargame.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Youkai X em 27 Jun 2009, 22:25

Pelo que entendi a diferença básica entre wargames e RPGs é que em wargames um jogador normalmente controla vários personagens/unidades por vez e que os wargames geralmente tem caráter competitivo, onde há vencedores e perdedores. Enquanto que no RPG normalmente o jogador controla um único personagem, há a presença mais forte do mestre/narrador/DM/GM conduzindo a história e que o caráter dos RPGs em relação aos jogadores é mais cooperativo, em que não há vencedores e perdedores, ao menos nào diretamente.
Youkai X

Mensagempor Armitage em 27 Jun 2009, 22:52

Smaug, acho que o Youkai já disse tudo.

Ainda assim, existem alguns casos em que essa linha divisória se torna borrada, e um jogo apresenta caracteristicas das duas coisas. Um exemplo é o BattleTech, que se auto-entitula wargame, mas tem tantas caracteristicas de rpg que é dificil dizer a qual gênero pertence.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Smaug em 27 Jun 2009, 23:05

Mas vc realmente acha que eh o caso de 4e? Ou mesmo de outras versões de D&D?

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Armitage em 28 Jun 2009, 00:13

Smaug, eu acho o seguinte: se considerarmos o termo "wargame" aqui como o gênero específico do qual War, Battletech, Axes and Allies, etc. fazem parte, então não considero D&D um wargame.

Mas se considerarmos o termo "wargame" ali num sentido solto, como um "jogo cujo foco é guerra" aí sim, posso considerar D&D um wargame. (junto com muitos outros rpgs)
Editado pela última vez por Armitage em 28 Jun 2009, 00:25, em um total de 1 vez.

Armitage

Mensagempor Smaug em 28 Jun 2009, 00:23

Mas se considerarmos o termo "wargame" ali num sentido solto, como um "jogo cujo foco é guerra" aí sim, passo a considerar D&D um wargame.

Ele e a grande maioria dos sistema de rpg, certo?

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 28 Jun 2009, 00:30

não querendo parecer provocativo, o que diferencia um de outro? Nunca joguei um wargame com esse nivel de detalhamento, então gostaria que alguem ilustrasse as diferenças entre um e outro, acho que isso ajudaria a matar de vez o argumento [versão X de D&D] = wargame.

Em um wargame, a interpretação e ação ocorre entre batalhas. Você não interpreta os combates, e a mecânica tem mais força do que o fluff. O Wargame geralmente possui um combate mais abstrato, resoluto e imparcial.

Mas se considerarmos o termo "wargame" ali num sentido solto, como um "jogo cujo foco é guerra" aí sim, posso considerar D&D um wargame. (junto com muitos outros rpgs)

Desculpa pegar no seu pé mas o foco de D&D nunca foi guerra. Combate, ação, heroismo. Esse é o foco de D&D. Repare que há uma diferença.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Armitage em 28 Jun 2009, 00:34

Mas se considerarmos o termo "wargame" ali num sentido solto, como um "jogo cujo foco é guerra" aí sim, passo a considerar D&D um wargame.

Ele e praticamente todo rpg, certo?

Não sei se entendi. Acho que D&D sempre foi RPG. O fato de ter um enfoque no combate não anula o fato de ele ser RPG.

EDIT: Oda, usei "guerra" ali de forma a englobar combate, ação, heroísmo,etc.

Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Jun 2009, 11:20

sei não...
mas sempre acho que guerra =/= combate, ação, heroísmo
afinal é durante as guerras que são cometidos alguns dos piores crimes
principalmente contra civis azarados, ou prisioneiros de guerra
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Youkai X em 28 Jun 2009, 12:47

combates de D&D também são cheios de ações dignas de crimes de guerra, Peechu :hmmm:

Eu já falei as diferenças principais e o Oda complementou falando algumas diferenças mecânicas maiores. De ambientação D&D sempre focou em um time de aventureiros enfrentando monstros para obter tesouros ou cumprir objetivos normalmente heróicos (resgatar alguém ou um item, explorar uma regiào, impedir um ritual maligno de ser cumprido, etc)
Youkai X

Mensagempor Lector em 28 Jun 2009, 14:48

é possível jogar uma campanha inteira de D&D sem nenhum combate
Lector

Mensagempor AKImeru em 28 Jun 2009, 15:30

é possível jogar uma campanha inteira de D&D sem nenhum combate

A pergunta chave seria: Por que você faria isso?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Jun 2009, 23:28

Só se fosse algo como rolou na campanha de supers que jogamos que foi foda sem nenhum combate, ou melhor nenhum combate de verdade, já que todos eram tão fodas que se eles lutassem poderiam destruir parte do planeta.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jun 2009, 00:07

A pergunta chave seria: Por que você faria isso?

Há uma pergunta razoável: Por que não fazer isso ? ( Desde que a pessoa saiba que ao fazer isso, está deixando de lado aquilo que o sistema foi projetado para funcionar do "melhor modo". Mas quem disse que alguém tem que jogar como os Game Designers fazem os jogos? :b )

Hehe, o que seria do mundo se não fosse a clássica "Desculpa da Semântica Liberal". :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários