3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Aluriel de Laurants em 01 Abr 2009, 15:24

Concordo com você Kimble, acho que poderia ser melhorado se corrigissem os bugs do sistema, e tudo mais e tomassem a vergonha na cara necessária, por exemplo, muita gente aqui na spell falou que quando era D&T, onde não passa de uma sátira de animes e tokusatsus onde a cidade era totalmente destruída em uma luta, mas ainda assim a cidade saldava os heróis que o jogo era legal, como jogo de humor, só que o câncer parece ter mudado a mente dos criadores pra acharem que podem adaptar arquivo X, Lost e coisas fatalmente realistas no jogo e é necessário dizer deu em merda.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 03 Abr 2009, 00:58

É engraçado porque 3d&t é um sistema horrivel para adaptar animes também. Ele só serve para sátiras e jogos não sérios devido sua tosquice inerente.

Preciso lembrar a vocês daquelas "adaptações" horriveis de Street Fighter?

A parte mais hilaria é que aquilo vendeu mais do que o jogo oficial de RPG do Street Fighter, provando mais uma vez que não é qualidade que o nosso público quer.

como disseram em outro topico, 3D&T teria tudo para ser um dos melhores RPGs do brasil, se tivesse uma postura mais adulta por parte de seu autor.

Eu completamente discordo dessa afirmação.

Cassaro podia ser o tiozão mais legal do planeta, se ele ainda insistir em criar um sistema "simples" mas ainda criando regras arbitrarias e que são além de simples, imbecis, o tal do "potencial" do sistema morre.

Quero dizer, meu deus do céu gente Risus é gratuito e faz o trabalho do 3d&t melhor e mais elegantemente. E eu estou falando de sátiras de animes aqui.

e para combates dinamicos, ferozes e descompromissados com regras, 3D&T funciona (soh espero que a tendencia de D&Dtizaçao nao continue).

Das três coisas que você mencionou, a única coisa que 3d&t faz é a ultima.

Combate Dinamico? O combate não utiliza movimentos ou qualquer coisa além de "meu turno, meu ataque". Isso não é dinamico, isso é chato.

Feroz? Me aponte a ferocidade de D&D. Eles conseguiram fazer Street Fighter possuir um sistema de combate chato. STREET FIGHTER.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor mikemwxs em 03 Abr 2009, 11:06

cara, detesto bancar o advogado do diabo, mas jah bancando... (hehe)

como mestre sem sistema fixo, eu discordo quanto a 3D&T se limitar a satiras. eu jah mestrei campanhas de aventura e açao com ele e deu tudo certo. alias, jah fiz muita gente perder o preconceito que tinham do jogo.

obviamente, as revistas de SF, MK, darkstalkers e outros eram para NUBs, e acho que elas realmente cumpriram com o trabalho.

resumindo minha opniao o maximo possivel, ao meu ver quem faz o clima de um jogo ser dinamico ou nao, eh o mestre. TUDO se resume a ele, nao adianta chegar com o melhor RPG do mundo se o mestre nao se garantir.

quanto a "dinamico e feroz", nao vejo onde "regras de movimento" ou quaisquer outras poderiam ajudar nesse sentido. 3D&T nao eh para ser realista, este eh o ponto. onde suas regras nao existem o mestre pode adicionar narraçao no combate. se tu nao curte regras simplistas tu nao vai gostar do jogo, ponto

o que tu acha mais dramatico? a narraçao do mestre relatando o calor do combate, ou "tu movimentou quatro quadrados para o lado, leva ataque de oportunidade!". quanto mais regras de combate haverem num sistema tornaram o jogo mais realista ou detalhado. dinamico, jamais.

claro, isso nos remete ao "o mestre se vira" (e eu detesto esse tipo de resposta), mas dae nao se trata do jogo ser ruim e sim dos jogadores/mestres nao queimarem o filme!

nota: eu nao sou fan do cassaro, muito pelo contrario! soh defendo um jogo que jah me rendeu varias horas de diversao COM QUALIDADE! e lamento pela criatura ser submetida ao criador...

nota 2: meu sistema favorito eh GURPS, soh para constar.
"um fugiu, um morreu. um dormiu numa cama de breu". -antiga rima hiboriana
mikemwxs

Mensagempor kimble em 03 Abr 2009, 11:43

onde suas regras nao existem o mestre pode adicionar narraçao no combate.

Eu concordo que a resolução em 3d&t seja simples, só que a narração do Mestre de como os fatos ocorrem pode ocorrer em qualquer sistema.
E tenta ler o sistema de Exalted ou Scion quando trata de Stunts. É um dos melhores sistema de incentivo a interpretação que eu já li, com o benefício que permite que não seja só o Mestre dizendo como a cena ocorre.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor AKImeru em 03 Abr 2009, 17:44

como mestre sem sistema fixo, eu discordo quanto a 3D&T se limitar a satiras. eu jah mestrei campanhas de aventura e açao com ele e deu tudo certo. alias, jah fiz muita gente perder o preconceito que tinham do jogo.

Preconceito?

Você acha que eu estou falando de preconceito aqui?

Amigo, eu já mestrei 3d&t. Alias....Eu já mestrei Tormenta Em 3d&t.

Vocês pensam que o tio Oda é uma pessoa cheio de ódio por que outro motivo? Porque eu tive que presenciar tais abominações.

Ah e você não é o único "mestre sem sistema" do tópico.

obviamente, as revistas de SF, MK, darkstalkers e outros eram para NUBs, e acho que elas realmente cumpriram com o trabalho.

Ser sistemas incompletos, ruins e que não representavam seus universos da maneira devida?

resumindo minha opniao o maximo possivel, ao meu ver quem faz o clima de um jogo ser dinamico ou nao, eh o mestre. TUDO se resume a ele, nao adianta chegar com o melhor RPG do mundo se o mestre nao se garantir.

Bem e como o mestre faz isso gênio? Usando regras e cenários. ELAS SÃO FERRAMENTAS!

Um mestre bom com uma ferramenta boa faz mais coisa do que um mestre bom com uma ferramenta ruim.

quanto a "dinamico e feroz", nao vejo onde "regras de movimento" ou quaisquer outras poderiam ajudar nesse sentido. 3D&T nao eh para ser realista, este eh o ponto. onde suas regras nao existem o mestre pode adicionar narraçao no combate. se tu nao curte regras simplistas tu nao vai gostar do jogo, ponto

Então só porque há movimento o sistema é realista?

O combate é entediante. Discorda? Dê motivos do porque discordar disso. Me diga onde o combate de 3d&t é dinâmico ou feroz e não "eu ataco você ataca" com os terrivelmente mal feitos ataques múltiplos e ataques especiais jogados no meio.

claro, isso nos remete ao "o mestre se vira" (e eu detesto esse tipo de resposta), mas dae nao se trata do jogo ser ruim e sim dos jogadores/mestres nao queimarem o filme!

O jogo está na mãos dos jogadores e dos mestres. Se um sistema é ruim, isso apenas os atrapalha.

O argumento de "O importante é o mestre durr hurr todos os sistemas são bons" é furado.

3d&t se propôs a ser um sistema gênerico. Ele falha miseravelmente nisso, com regras e características próprias e ao mesmo tempo pobres. Quero dizer, veja a lambança que são as "raças" e as "classes" adicionados mais tarde no jogo.

Na minha opinião, as únicas pessoas que gostam de 3d&t são aquelas que não conhecem sistemas ainda mais simples, gratuitos e melhores do que ele.
AKImeru

Mensagempor Corvo da Tempestade em 03 Abr 2009, 19:19

Na minha opinião 3D&T é um "sistema miojo": em menos de 3 minutos você endente a regra, faz as fichas e começa a jogar.

Mikemwxs, me responda uma coisa: Ainda é necessário ter habilidade maior que 3 pra poder fazer alguma coisa de útil?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor mikemwxs em 03 Abr 2009, 22:49

oda, em NENHUM MOMENTO eu me referi a ti como alguem preconceituoso. eu respeito a opniao e o gosto de outras pessoas. eu falei sim que EXISTE um preconceito com o jogo em si, apenas e nao mais do que isso.

tirando toda a parte do texto que tu perde tempo me criticando (ou tentando fazer isso) eu entendi completamente teu ponto de vista. nada do que tu tenha dito eh novidade pra mim, na verdade.

quando eu me referi a ser "mestre sem sistema", nao fiz essa referencia procurando ser algum tipo de mestre especial. escrevi isso para retratar que conheço varios sistemas diferentes e que comigo nao tem frescura: jogo qualquer coisa (ateh pedra na lua, se me der na veneta! hehe), desde que eu me divirta! e olha que eu nao me divirto sozinho, que coincidencia!

na verdade, estou perdendo meu tempo aqui para dizer que este tipo de "elitismo furado" no RPG nao vale de nada. infelizmente, sempre existiu isso desde a guerra "vampiro x D&D". a unica coisa que isso atinge eh o proprio hobbie, que fica dividido. eu nunca me referi a qualquer jogo como ruim. NUNCA. soh me lembro de ter tido sessoes de jogo ruins. eu mesmo mestrando, ou outras pessoas.

um exemplo: infelizmente eu nuca joguei uma aventura decente de lobisomem, o apocalipse... mas nao achei motivo algum para falar em algum momento que o jogo eh ruim.

oda, tu diz que jah mestrou 3D&T e diz que eh ruim! beleza, normal. mas olha soh... eu jogo e me divirto. muitas pessoas tambem o fazem. tu nao acha que alguma coisa de boa deve existir ae? ou serah que somos burros ao jogar um RPG que nos diverte?

a discussao aqui nao se trata nem sobre 3D&T (como eu disse, jogo qualquer coisa que estiver afim no momento) mas de respeito a opçao (e inteligencia) alheia, brother.

RPG eh bom quando tu se diverte com ele. essa eh a regra basica.
mikemwxs

Mensagempor mikemwxs em 03 Abr 2009, 22:58

corvo, geralmente quando se compra pericias, garante-se alguns bonus na rolagem dos dados para tornar a vida dos "low power" mais facil... ou seria menos dificil? hehe.
mikemwxs

Mensagempor Corvo da Tempestade em 04 Abr 2009, 08:53

Já faz uns 5 anos que não vejo 3D&T: a habilidade continua sendo o atributo mais importante de uma ficha?

Essa é, na minha opinião, a maior falha do sistema. Não dava pra fazer um persoangem que, apesar de não ser inculto, usa mais a destrexa que a inteligência (tipo a parker de "Leverage"), pois se dois um personagens com habilidade 4 e um com habilidade 2 e genialidade "confrontarem" um enigma, o primeiro tem mais chance de conseguir.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor WillDice em 04 Abr 2009, 09:15

Corvo da Tempestade escreveu:Já faz uns 5 anos que não vejo 3D&T: a habilidade continua sendo o atributo mais importante de uma ficha?

Não conheço o Alpha, mas quando lançaram o Turbo conseguiram deixar Habilidade ainda mais importante! Antes Habilidade era útil, mas só até certo ponto. Qualquer coisa acima de 6 era desperdício em combate, diferente de Poder de Fogo 7, 8, 9.

No Turbo, com uma só jogada de ataque (e não ataque, acertou, dano) e de defesa, Habilidade maior sempre significa mais dano corpo-a-corpo, mais dano à distância, e melhor defesa. Ah, e perícias! :duh:

Essa é, na minha opinião, a maior falha do sistema. Não dava pra fazer um persoangem que, apesar de não ser inculto, usa mais a destrexa que a inteligência (tipo a parker de "Leverage"), pois se dois um personagens com habilidade 4 e um com habilidade 2 e genialidade "confrontarem" um enigma, o primeiro tem mais chance de conseguir.

Bem, nesse ponto ainda tem os bônus/penalidade por perícias. Mas realmente chega num ponto em que o Goku SSJ é melhor cientista que a Bulma.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor mikemwxs em 04 Abr 2009, 11:44

algumas coisas que eu nao curti no alpha foi o fato da "magia extrema" ter virado sistema oficial de magia... ele desequilibra muito o jogo (fora que o "sistema de focus" jah virou parte da cara do 3D&T).

a H realmente tambem eh um desequilibrio... deveria haver algum mecanismo para equilibra-la com os outros atributos jogados para FA e FD. soh o acerto critico talvez nao seja o suficiente.

e H para inteligencia tambem nao tem nada a ver. ela deveria ser testada a parte, com bonus (ou redutores) conseguidos atraves de vantagens...
mikemwxs

Mensagempor AKImeru em 04 Abr 2009, 12:46

oda, em NENHUM MOMENTO eu me referi a ti como alguem preconceituoso. eu respeito a opniao e o gosto de outras pessoas. eu falei sim que EXISTE um preconceito com o jogo em si, apenas e nao mais do que isso.

Eu sei disso. Eu só quero deixar claro que eu não estou argumentando de opiniões que eu tirei do meu traseiro, eu já teste 3d&t por um bom tempo para ter base em minhas opiniões.

irando toda a parte do texto que tu perde tempo me criticando (ou tentando fazer isso) eu entendi completamente teu ponto de vista. nada do que tu tenha dito eh novidade pra mim, na verdade.

Em nenhum ponto do texto eu te critiquei diretamente, eu critiquei jogadores de 3d&t no geral.

Não era você o mestre sem sistema?

quando eu me referi a ser "mestre sem sistema", nao fiz essa referencia procurando ser algum tipo de mestre especial. escrevi isso para retratar que conheço varios sistemas diferentes e que comigo nao tem frescura: jogo qualquer coisa (ateh pedra na lua, se me der na veneta! hehe), desde que eu me divirta! e olha que eu nao me divirto sozinho, que coincidencia!

De novo, você não é o único, e isso não adiciona nada no seu argumento.

na verdade, estou perdendo meu tempo aqui para dizer que este tipo de "elitismo furado" no RPG nao vale de nada. infelizmente, sempre existiu isso desde a guerra "vampiro x D&D". a unica coisa que isso atinge eh o proprio hobbie, que fica dividido. eu nunca me referi a qualquer jogo como ruim. NUNCA. soh me lembro de ter tido sessoes de jogo ruins. eu mesmo mestrando, ou outras pessoas.

Eu já tive sessões terriveis de D&D, isso não faz D&D ruim, isso faz o mestre ruim.

Isso não muda nada. Eu posso mestrar uma aventura boa em FATAL, não faz FATAL um bom sistema. Apenas significa que eu usei uma ferramenta falha para narrar o meu jogo. O mesmo esquema com 3d&t. Existem jogos mais simples, gratuitos e mais "noob friendly" do que 3d&t. Enquanto 3d&t sequer conseguir vencer seus concorrentes gratuitos e ser apenas um sistema desequilibrado e mal desenvolvido, por que você recomendaria pessoas ao jogo?

oda, tu diz que jah mestrou 3D&T e diz que eh ruim! beleza, normal. mas olha soh... eu jogo e me divirto. muitas pessoas tambem o fazem. tu nao acha que alguma coisa de boa deve existir ae? ou serah que somos burros ao jogar um RPG que nos diverte?

Ei que tal você...Eu não sei...POSTAR AQUI O PORQUE DE VOCÊ SE DIVERTIR COM O SISTEMA?

Ou melhor ainda, usar argumentos de porque você acha que vale a pena jogar um sistema com um combate tão "chato" (O Argumento de "É simples Oda" não rola porque tem sistemas simples com sistemas de combate que funcionam ao em vez de ataques genericos + vantagens) e que possui um sistema terrivel de pericias e atributos.

Você se diverte com 3d&t? Beleza. Mas até agora você não apontou uma regra, um conceito, ou qualquer coisa interessante ou divertida do sistema para que faça ele válido. Basicamente o seu mantra até agora foi "Eu me divirto com 3d&t então ele é bom."

RPG eh bom quando tu se diverte com ele. essa eh a regra basica.

Em todo o momento, eu estou te perguntando: Por que alguém escolheria 3d&t sobre outro sistema, visto que 3d&t tem falhas imensas inerentes ao seu sistema? EU não sei quanto a você mais eu me divirto mais usando um sistema que auxilie o mestre e o jogador no que eles querem jogar do que um onde Habilidade é a coisa mais importante e que pericias são um Side-show ruim, acompanhado por provavelmente o combate mais chato de todos os tempos.
AKImeru

Mensagempor Vincer em 04 Abr 2009, 13:36

Verdade seja dita: ignorância.

Existem sistemas gratuitos, simples e genéricos mais divertidos que o 3D&T? Existem. Alguns vários (risus talvez seja o melhor). Mas quantos deles estão nas bancas? Como os jogadores novatos vão conhecer esses sistemas? Esse é o problema de sistemas gratuitos: eles não têm divulgação. Os novatos vêem a mídia rpgística cheia de 3D&T (tudo bem que a mídia impressa anda perdendo força, mas me diz o jovem ou nerd que não para, de vez em quando, numa banca?) então obviamente é a primeira fonte de onde vão beber. Logo depois vem o fan-boyismo, enfim, o jogador cria laços afetivos com o sistema ("porque foi nele que eu aprendi a jogar, e me diverti muito") e insiste em defender suas falhas ou ignora sequer aprender outras alternativas.

Enfim, o problema do 3D&T é que é praticamente um monopólio. Não existe outro rpg nacional, comercial, simples e barato, ainda mais com essa divulgação, quanto o 3D&T. Dentro de seu nicho de mercado, ele é o único. E todos sabem o que a falta de concorrência faz... se o cara lança algo ruim e vende, para quê ter trabalho melhorando? Ele sabe que vão continuar comprando. E por aí vai...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Armitage em 04 Abr 2009, 13:49

Me permitam uma (humilde) observação...

Você se diverte com 3d&t? Beleza. Mas até agora você não apontou uma regra, um conceito, ou qualquer coisa interessante ou divertida do sistema para que faça ele válido. Basicamente o seu mantra até agora foi "Eu me divirto com 3d&t então ele é bom."

E não é assim com todos nós? "Eu me divirto com [insira aqui seu jogo preferido] então ele é bom".

Pessoal, acho que vocês estão tentando objetivizar algo que é, por sua natureza, subjetivo. RPG é como música, filme, arte, etc. - é pura questão de gosto. Eu conheço gente que joga AD&D e Rolemaster até hoje, e não trocam isso por nada.

Todas as caracteristicas que alguns apontam em 3D&T como negativas, são negativas pra vocês, mas outras pessoas podem achá-las positivas, e isso é natural, afinal, o que é divertido pra um, pode não ser pro outro.

E de fato é impossível dizer se houve "progresso" na forma de se jogar rpg desde a concepção do hobbie até os dias de hoje. O RPG evoluiu em direções específicas, mas nada disso implica em melhoria, apenas em mudança.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Madrüga em 04 Abr 2009, 14:27

Silva escreveu:

E não é assim com todos nós? "Eu me divirto com [insira aqui seu jogo preferido] então ele é bom".

Pessoal, acho que vocês estão tentando objetivizar algo que é, por sua natureza, subjetivo. RPG é como música, filme, arte, etc. - é pura questão de gosto. Eu conheço gente que joga AD&D e Rolemaster até hoje, e não trocam isso por nada.

Todas as caracteristicas que alguns apontam em 3D&T como negativas, são negativas pra vocês, mas outras pessoas podem achá-las positivas, e isso é natural, afinal, o que é divertido pra um, pode não ser pro outro.

Pelo contrário, você é que está subjetivando algo objetivo. Oda está tentando dizer que o SISTEMA é ruim.

Gosto é subjetivo. Qualidade é objetiva. Funcionalidade é objetiva. E aparentemente é muito difícil separar as coisas. Quem gosta de algo não está pronto a admitir as falhas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas