Comente os filmes que você viu recentemente

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sampaio em 07 Mar 2009, 18:01

WATCHMEN :) :) :) :)

Apenas os fãs mais xiitas poderão reclamar. Provavelmente por um purismo não-justificado, um apego à obra original em cada micro-aspecto, etc. Mas seriam fãs obtusos, porque muitas das diferenças que o filme apresenta em relação à HQ, foram muito bem pensadas e escolhidas, tornando a adaptação para os cinemas algo que justamente funcione melhor nas telas.

Confesso que não sei como reagirá quem nunca teve contanto com a HQ, mas pelo que pude captar das pessoas que assistiram conosco e nunca haviam lido a HQ, pouco se perdeu. O filme continua sendo um excelente filme, continua sendo denso, continua sendo "difícil", continua um Rorschach - o teste das manchas e o personagem.

Digo que o filme (e a HQ também, mas daqui pra frente vou apenas falar do filme e parar de comparar com a HQ) é um Rorschach porque o rorschach é um teste psicológico projetivo, ou seja, dizendo a grosso modo, suas manchas não significam nada per se, quem dará um significado, quem dirá se é algo bom, mau, belo ou feio, é a pessoa que a observa. Assim também é o personagem Rorschach: ele, ao contrário de sua máscara, não é preto-no-branco (embora ele acredite que tenha um código de conduta muito claro, direto e absoluto - ou seja, irônicamente, preto-no-branco): é um personagem que comete muitos atos condenáveis, outros louváveis, que tem um senso de honra e de certo e errado convictos, que fazem com que ele seja obstinado, valente, mas também obtuso, implacável, beire a loucura.

Cabe ao espectador fazer o seu julgamento do personagem. Assim como no teste, o espectador verá o que ele quiser de Rorschach: ele não é bom ou mau per se, nem belo, feio, certo ou errado. Ele é ALGO, e nós imbuimos a ele um significado, uma representação, uma interpretação moral. Como já diz o aforismo que gosto muito: "Não existe fato moral, mas interpretação moral dos fatos".

Embora o Rorschach seja a representação máxima dessa indefinição, da fuga dos arquétipos, o mesmo poderia ser dito, em menor nível é verdade, sobre os demais personagens. Todos ali tem traços louváveis e condenáveis e o filme ganha muitos e muitos pontos por conseguir fazer os personagens, irônicamente vigilantes mascarados e esteriótipos coloridos, pessoas que soam bem reais, orgânicas, confusas, sofridas, pensadoras, etc.

Aliás, este é mais um paradoxo do filme: ele é uma sátira aos super-heróis, cheio de clichês, uniformes extravagantes, nomes e vilões ridículos, personas que refletem esteriótipos (como o Comediante reflete perfeitamente o ideal americano em todas suas idiossincrasias: ao mesmo tempo que é acolhedor, sentimental, preocupado com a humanidade, também é bruto, ignorante, hostil, agressivo e radical); mas é também uma forma de transformar super-heróis, vigilantes mascarados, em algo além de moralistas ambulantes, pessoas unilaterais. Dá vários passos além ao retratar toda a complexidade, seja da pessoa dividida à pessoa realmente moralista e direta, mas completamente cega e prisioneira de seu código de conduta.

É difícil apontar um vilão no filme. Tão difícil quanto apontar um mocinho. Cada um sai da sala de cinema apontando seu próprio vilão ou mocinho, de acordo com suas crenças, convicções, história de vida e interpretação. E isso é absolutamente fantástico! Creio que servirá para evoluir tanto os filmes de super-heróis quanto as próprias HQs. A primeira lição foi aprendida com o duro golpe do Cavaleiro das Trevas, este reforçará e acrescentará ainda mais: ele é bem mais complexo que o Dark Knight (embora não seja necessariamente melhor).
Apenas espero que eles não tomem como lição uma “fórmula”, ou seja, que de agora em diante têm de fazer filmes obscuros, com muita violência visual e fotografia sinistra. Seria terrível. O que eles têm de aprender é a fazer coisas inteligentes e menos obras repletas de moralismos injustificados ou baseados num patriotismo atrofiado.

Voltando ao filme, destaco também o FANTÁSTICO Dr.Manhattan. Não apenas os efeitos para sua construção e a excelente atuação de Billy Crudup, que soa sempre distante, levemente melancólico, um misto de blasé com um desejo humanista e uma aguda inteligência. Tudo perfeito dentro do também muito complexo personagem que interpreta. Dr.Manhattan pontua o filme com vários questionamentos sobre a humanidade, sobre a existência ou não de Deus, sobre as improbabilidades, sobre a moral, sobre como seria se alguém realmente humano tivesse adquirido o poder de um super-homem. O mais interessante é que aí também não tira-se conclusão alguma, ou muito pouca: novamente cada um sairá achando algo, lendo o teste projetivo que ele também é, e dando valores e conclusões a ele.

Patrick Wilson (Dan Dreiberg/Coruja), Matthew Goode (Adrian Veidt/Ozymandias) e Malin Akerman (Laurie Juspeczyk/Espectral), estão com atuações apenas regulares. Suficientes para não comprometerem o filme nem os personagens, mas sem merecerem um grande destaque, que fica de fato com o trio Billy Crudup (Jon Osterman/Dr. Manhattan), Jackie Earle Haley (Walter Kovacs/Rorschach) e Jeffrey Dean Morgan (Edward Blake/O Comediante).

E isto não se deve “apenas” aos personagens, já que o Coruja e Ozymandias (Espectral realmente empalidece perto dos demais) são personagens também tremendamente complexos, questionáveis, em carne-viva. O Coruja por vezes pontua como o mais próximo do “pacato cidadão” ou normal que teríamos, mas é igualmente omisso, indeciso e cheio de seus próprios conflitos. Ozymandias mistura uma megalomania com uma grande inteligência e um idealismo aparentemente incorrigível.

A fotografia do filme está soberba, os efeitos magníficos, os coadjuvantes estão todos bem e a edição faz o melhor que pode para tentar não deixar o espectador ainda mais confuso em meio a tantos relativismos e à difícil tarefa de contar uma história longa e complexa em 2 horas e meia.
A trilha sonora me deixou confuso, e muitas vezes eu não sabia se escolhiam uma música por expresso mal-gosto, falta de criatividade; se era porque estavam debochando da cena; ou se era um misto da primeira opção com uma tentativa de contextualizar a época em que se passa o filme, com a mesma época em nosso mundo.

A direção, em geral, está muito boa. Zack Snyder de certo merece muitos elogios pelo que conseguiu com a dificílima tarefa que tinha. O resultado geral do filme é muito bom, indo muito além da absoluta maioria dos filmes hollywoodianos, e além até mesmo da maioria dos bons filmes que vemos atualmente, mainstream ou não.

Mas não é nenhuma obra-prima. Acho que o filme teria sido mais feliz se optasse, por exemplo, por utilizar uma luta mais orgânica, real, em tempo real, e não câmeras lentas, closes excessivos, etc. Nestas cenas olhamos para o filme e lembramos que é do mesmo diretor de 300 de Esparta, e isso não cabe neste filme. Também peca porque, embora toque em pontos conflituosos da humanidade, recua a partir de certo ponto, e evita que saiamos com ainda mais para pensar.

Recomendo e muito o filme: vá, confira e depois saia debatendo sobre ele, já que facilmente encontrará pessoas que assistiram com opiniões muito diversas da sua – e o que é mais lindo, igualmente corretas e igualmente discutíveis também.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor juma em 07 Mar 2009, 19:26

Nem li o que o Sampaio falou, mas adorei Watchmen. Algumas coisa ficaram de fora, mas isso é justificável: o filme tem mais de 2 horas sem elas, imagine se tentavam enfiar. Quanto ao final, não vi problema algum, já que para mim o que importa mais é o resultado:

SPOILER: EXIBIR
a criação de uma paz baseada numa mentira que os heróis decidem guardar segredo

Recomendo =D

Edit:

Mas não é nenhuma obra-prima. Acho que o filme teria sido mais feliz se optasse, por exemplo, por utilizar uma luta mais orgânica, real, em tempo real, e não câmeras lentas, closes excessivos, etc. Nestas cenas olhamos para o filme e lembramos que é do mesmo diretor de 300 de Esparta, e isso não cabe neste filme.

Concordo. Tanto eu quanto outras pessoas que assistiram o filme já tinham lido a HQ estranhamos isso. Acho que o filme ganharia mais se as cenas de luta fossem mais rápidas e brutais, ao invés de golpes com pose e as câmeras lentas.
juma

Mensagempor Smeagoll em 08 Mar 2009, 01:05

Apenas espero que eles não tomem como lição uma “fórmula”, ou seja, que de agora em diante têm de fazer filmes obscuros, com muita violência visual e fotografia sinistra.

Se Watchmen fizer rios de dinheiro com certeza eles adotarão a nova fórmula. Se depois de Dark Knight a Warner já keria fazer um Superman sombrio, imagina se lotarem os cofres com Watchmen.

A trilha sonora me deixou confuso, e muitas vezes eu não sabia se escolhiam uma música por expresso mal-gosto, falta de criatividade; se era porque estavam debochando da cena; ou se era um misto da primeira opção com uma tentativa de contextualizar a época em que se passa o filme, com a mesma época em nosso mundo.

A impressão que eu tive é q as músicas eram pra debochar de determinadas cenas mesmo.
Smeagoll

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Mar 2009, 01:22

Sounds of Silence pro enterro do Comediante?
É óbvio que era uma piada.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lofwyr em 11 Mar 2009, 12:55

_Virtual_Adept_ escreveu:Sounds of Silence pro enterro do Comediante?
É óbvio que era uma piada.

A única música que realmente me preocupou com na cena entre o Night-Own e a Silk Specter. Mas acho que foi proposital do diretar gerar um clima de sarcasmo com tudo aqui... a própria idéia de dois ex-super-heróis saindo juntos, mas ao invés de irem para uma balada, irem salvar pessoas... e acharem isto excitante... é sarcástica.

A Sounds of Silence achei que tem tudo a ver com o enterro do Comediante:

Hello darkness, my old friend
I've come to talk with you again
Because a vision softly creeping
Left its seeds while I was sleeping
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence
*****As palavras de um ex-agente secreto que fez muitos serviços sujos para o governo, e no final de sua vida ainda havia vislumbrado o plano do Ozmandias, e o que ele havia visto permaneceria em silêncio*****

In restless dreams I walked alone
Narrow streets of cobblestone
'Neath the halo of a street lamp
I turned my collar to the cold and damp
When my eyes were stabbed by the flash of a neon light
That split the night
And touched the sound of silence
*****Fala um pouco do fato de ele ter ido desabafar com aquele cara esquisito... todo bêbado e tudo mais. Ele não aguentou o que sabia e surtou.*****

And in the naked light I saw
Ten thousand people, maybe more
People talking without speaking
People hearing without listening
People writing songs that voices never share
And no one dared
Disturb the sound of silence
*****Mais uma vez, sobre ninguém falando o que ele já sabia... dos planos e tudo mais.*****

"Fools", said I, "You do not know
Silence like a cancer grows
Hear my words that I might teach you
Take my arms that I might reach you"
But my words, like silent raindrops fell
And echoed
In the wells of silence
*****Fala um pouco da própria história do filme, da idéia da paz comprada pelo silêncio. Porém a morte dele (das palavras dele) ecoariam no silêncio (provocaria o Roscharc)*****

And the people bowed and prayed
To the neon god they made
And the sign flashed out its warning
In the words that it was forming
And the sign said, "The words of the prophets are written on the subway walls
And tenement halls"
And whispered in the sounds of silence
*****Aqui tem até uma coisa interessante... não seria o Neon God o próprio Dr. Manhattan? As pessoas que o adoravam?******
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Frost em 11 Mar 2009, 17:35

Desnecessário comentar Watchmen, já disseram tudo, ou quase. Eu realmente gostei MUITO da trilha sonora, a versão do Hendrix da música do Dylan, se não me engano, é até mesmo mencionada na HQ.

Achem o que quiser, eu considero o filme uma obra-prima, ou ao menos, algo muito perto disso. Realmente senti falta de alguns fatos da HQ que, sinceramente, espero que estejam na versão extendida do diretor quando o DVD sair.

Algumas partes como a morte do velho coruja e a escolha em combater o crime de Rorschach.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor louc0 em 11 Mar 2009, 19:14

Meu irmão comentou comigo que o DVD vai vir com uma hora além do que foi visto no cinema. Não tenho fonte, mas depois pergunto de onde ele tirou isso.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Frost em 11 Mar 2009, 19:30

Pois é, soube que as cenas a mais durariam mais ou menos isso, sem contar os "Contos do Cargueiro Negro" que virão nos extras.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor Agnelo em 11 Mar 2009, 19:35

Frost escreveu:Pois é, soube que as cenas a mais durariam mais ou menos isso, sem contar os "Contos do Cargueiro Negro" que virão nos extras.

Os Contos vão ser um DVD a parte. Que provavelmente fará parte das caixas de luxo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor louc0 em 11 Mar 2009, 20:02

Comprarei, como bom capitalista que sou.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Lofwyr em 12 Mar 2009, 10:01

Vamos torcer para a edição estendida vir para o Brasil.
Pois a versão do Senhor dos Anéis nunca chegou aqui, e Watchmen corre o mesmo risco.

Ruben_Ladwig, se não me falha a memória, o pessoal do Omelete confirmou esta informação, sobre mais 1 hora de filme na versão do diretor.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Batousa em 12 Mar 2009, 10:45

To muito afim de ver esse watchmen, mais to sem grana, ai to na duvida watchmen ou operaçao valkyria
Imagem
Batousa

Mensagempor Bruno Pellegrino em 12 Mar 2009, 12:15

A Sounds of Silence achei que tem tudo a ver com o enterro do Comediante:

Pois é, eu gostei da trilha sonora no geral. Acho que o unico momento dispensavel foi a utilização de Hallelluja do Leonard Cohen, porque acaba soando excessivamente ironica em relação a cena (uma auto-gozação desnecessaria). A Cavalgada das Valquirias é uma referencia excessivamente obvia, mas tambem nada que compremeta.

Agora, Sounds of Silence tinha achado muito boa, principalmente levando em consideração a natureza do Comediante.
Mas não tinha olhado a letra dela. Essa sua explicação Lofwyr, faz todo o sentido mesmo.

E foi um vacilo meu não ter prestado atenção nesse detalhe, porque no otimo Madrugada dos Mortos o mesmo Snyder utilizou de forma fantastica a musica The Man Comes Around de Jonnhy Cash na abertura do filme (os creditos iniciais). A letra tinha tudo a ver com aquele inicio.

Meu irmão comentou comigo que o DVD vai vir com uma hora além do que foi visto no cinema. Não tenho fonte, mas depois pergunto de onde ele tirou isso.

O que eu tinha lido é que a versão do diretor tem 3 horas e 10 minutos e alem de sair no dvd (Madrugada dos Mortos tambem tem versão do diretor), poderia tambem ser lançada no cinema em julho caso o filme fosse um sucesso de publico (o que parece que não vai acontecer).
O Snyder disse que tinha uma "versão epica fodona" com 3 horas e 40 minutos (1 hora mais), dos quais uns 20 minutos seriam de uma animação. Mas não acredito muito nisso.

Os Contos vão ser um DVD a parte. Que provavelmente fará parte das caixas de luxo.

Eu achei que estaria no dvd, mas é a parte mesmo, acho que saiu inclusive ou esta em pre-venda
(em blue disc). Vi a capa dess BD em um outro forum, mas não em lembro ja tinha sido lançado.
Mas pelo que eu li, essa historia é feita em animação não é com atores, tem inclusive a participação de Gerard Butler dublando um dos personagens (e ele foi um dos cotados para participar do filme, mas acabou não rolando)
"Aqueles que não conseguem se lembrar dos erros do passado estão condenados a repeti-los."
- George Santayana
Bruno Pellegrino

Mensagempor Yugoloth em 14 Mar 2009, 01:00

O filme foi muito bom, para não fica só no flood veja esta analize feita por uma conservadora nos EUA é hilario.

http://www.debbieschlussel.com/archives ... en_li.html

Me acabei quando vi a forma que ela deu a nota a filme
Yugoloth

Mensagempor Frost em 14 Mar 2009, 12:18

Realmente ri muito do q essa mulher escreveu. Ela realmente queria ver um filme super heróis? Quanta inocência.

Outra, LOL, ela reclamou deles terem mostrado até a:
queda do comediante achando isso violento. Pow, eu achei que a cabeça dele deveria ter entrado no torax como nos quadrinhos!

Not to mention, a bad, extremely slow, and boring script.

:sobrancelha:

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic