[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 22 Fev 2009, 12:28

Obrigado, Logan!

Ajudou bastante!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 22 Fev 2009, 13:16

É só lembrar:

Burst (Explosão): Escolhe um quadrado central, afeta aquele quadrado e todos os quadrados a até X de distância. Logo, um burst 1 afeta o quadrado central e todos os adjacente. Um burst 2 afeta o central e tudo até até 2 quadrados de distância dele, etc. (em essência, afeta uma área com X*2 +1 quadrados de lado).

Blast (Rajada?): Afeta uma área com X quadrados de lato. Logo, um Blast 3 afeta uma área de 3x3 quadrados.

Note que um Burst 1 afeta uma área similar a um Blast 3 (3x3). Um Burst 2 afeta uma área similar a um Blast 5, e assim por diante.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 23 Fev 2009, 11:43

Ficou bem esclarecido, Deicide! Obrigado!

Mas, agora surgiu OUTRA duvida, após mestrar...

Ontem, meu grupo (que são quatro jogadores, e eu de mestre) teve um desfalque (carnaval?), e dois jogadores faltaram, logo, jogamos apenas eu, minha namorada e um amigo nosso.

Até aí, nada demais.

Usamos o gancho "Mentor Perdido" em que o grupo tem de achar Douven Staul, que foi até Abrigo do Inverno atrás da tumba de um dragão.

Logo no começo, na emboscada dos Kobolds, eu pensei que os dois jogadores não iriam durar (Meu amigo jogou de Guerreiro Anão, e minha namorada de Clériga Meio-Elfa), usei as táticas descritas na aventura, e quem mais deu trabalho, foi o fundeiro Kobold.

Não alterei em nada a aventura, usei todos os NPCs pro combate.
Eles venceram, mas ambos esgotaram os poderes diário e por encontro.

Distribui a XP do encontro no final do combate (apenas por frescura, poise sempre o faço no final da sessão, no 3.5).

Depois de um periodo de Roleplay, já no Abrigo do Inverno, os dois conseguiram as informações e partiram para a tumba do dragão, atrás de mais pistas sobre Douven.

Chegando lá, discutiram um pouco com Adril (um gnomo feérico), e começou o segundo encontro, esse, ainda mais complexo.

Com dificuldade, mas com a clériga abusando do poder Chama Sagrada, eles venceram (mesmo o guerreiro cercado por dois dragonetes, e dois humanos (lacaios)).

Com Trespassar, ele deitou dois dos humanos lacaios. A clériga derrubou os outros dois, mais o halfling fundeiro (ela tinha ficado no alto da colina, proximo do Halfling, enquanto o guerreiro desceu para averiguar a situação).

Enfim, o combate foi demorado, mas apenas em dois, eles vencera.

Minha surpresa, foi ver que, com a recompensa em XP por terem conseguido completar a missão (1.250 XP), mais a XP dos dois encontros, eles SUBIRAM DE NÍVEL NA PRIMEIRA AVENTURA. Isso procede? Quero dizer, no 3.5, para avançar de nível, era necessário de 3 a 5 aventuras, em média (o máximo que eu consegui de velocidade, mestrando, foi duas aventuras).

Será que isso foi pelo fato da XP ter se diluido em 2 jogadores?
O sistema REALMENTE está com a evolução mais rápida?

Outro ponto:

O Poder Chama Sagrada, além de causar dano, dá a um aliado na linha de visão do clérigo, a chance de realizar um TR, ou ganhar Pontos de Vida temporários.
O guerreiro sempre escolhia os PVs temporários, mas a minha duvida é: Eles são cumulativos? Quero dizer, toda vez que a Clériga usasse tal poder, o guerreiro ganharia mais pontos de vida?
Eu considerei que sim, no encontro. E isso foi crucial pra ele no combate (deixando a vitória pro lado dois dois jogadores, mesmo eles estando em meio a 4 Humanos (Lacaios), 2 Dragonetes, um Fundeiro e o Gnomo Feérico).

O que vocês acham?

Vacilei em algum ponto?
Aquele abraço!
Bahamute

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Mark Logan em 23 Fev 2009, 11:52

Eu não sei como aventura é ou foi elaborada, mas o fato de terem menos personagens e tu ter mantido o número de adversário igual ao descrito (o que geralmente representa um desafio para cinco personagens), com certeza influiu em eles terem passado de nível.

Se eu não me engano, nessas aventuras prontas, espera-se que os personagens subam de 2 à 4 níveis até terminá-la. Então não há nada de mais em eles terem subido um nível em apenas uma sessão.

Sobre a outra dúvida, PVs temporários não se acumulam, considera-se sempre a maior quantidade "recebida" pelo personagem.
Easy come, easy go!
Mark Logan

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 23 Fev 2009, 11:57

Mark Logan escreveu:Eu não sei como aventura é ou foi elaborada, mas o fato de terem menos personagens e tu ter mantido o número de adversário igual ao descrito (o que geralmente representa um desafio para cinco personagens), com certeza influiu em eles terem passado de nível.

Se eu não me engano, nessas aventuras prontas, espera-se que os personagens subam de 2 à 4 níveis até terminá-la. Então não há nada de mais em eles terem subido um nível em apenas uma sessão.

Sobre a outra dúvida, PVs temporários não se acumulam, considera-se sempre a maior quantidade "recebida" pelo personagem.

Entendi.
E agora faz bastante sentido, o fato do ultimo encontro (com o abuso da chama sagrada) ter sido menos desafiador do que a proposta. Apesar do guerreiro ter ficado, por divesas vezes, perto de "apagar".

Na proxima sessão, entrará no grupo um Paladino Draconato e um Mago Humano. Talvez equilibre mais as coisas, e agora que eu sei que os PVs temporários não se acumulam, a Chama Sagrada não mais será tão poderosa quanto eu pensei que era...
Aquele abraço!
Bahamute

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 23 Fev 2009, 11:59

Bahamute, normalmente você precisa de 10 encontros de nível apropriado para subir de nível. Como os encontros oficiais são equilibrados para 5 personagens, mas você tinha só dois jogadores, faz sentido terem subido de nível:

Veja bem: um encontro = 1/10 nível para 5 personagens.
Então, para um personagem, o mesmo encontro = 1/2 nível.
Para dois personagens, o mesmo encontro = 1/4 nível.
Por isso, o ideal é ajustar o encontro ao número de personagens presentes.

Para dois personagens, seriam 4 encontros apenas para subir de nível. Contudo, pelo visto esses dois encontros seus tinham mais de 500 XP de recompensa cada um.

Parabéns a seus jogadores. Não é fácil sobreviver só com dois personagens na 4a. edição. O fato de terem pego dois papéis "sinérgicos" (Defensor e Líder) ajudou. Seria bem mais difícil se fossem outros papéis.

O guerreiro sempre escolhia os PVs temporários, mas a minha duvida é: Eles são cumulativos? Quero dizer, toda vez que a Clériga usasse tal poder, o guerreiro ganharia mais pontos de vida?

PVs temporários nunca se acumulam. O personagem vai ficar sempre com o maior bônus, mas nunca vai somá-los (se ele tem 3 PVs temp. e ganha 4, ele fica com 4. Se ganhasse 2, continuaria com 3).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 23 Fev 2009, 12:37

Revendo agora, as fichas e tudo o mais, realmente, um Lider e um Defensor foram a proposta mais apta para a aventura. E eles tinha escolhido os personagens ANTES de saberem que faltaria dois jogadores. Na utilma sessão de 3.5, no final do jogo, eu comentei dessa aventura, mostrei as fichas e pedi pra eles escolherem os personagens. O mago e o paladino faltaram no jogo.

Deicide escreveu:Parabéns a seus jogadores. Não é fácil sobreviver só com dois personagens na 4a. edição. O fato de terem pego dois papéis "sinérgicos" (Defensor e Líder) ajudou. Seria bem mais difícil se fossem outros papéis.

Não foi fácil, a primeira luta, em que eles estavam conhecendo os poderes, foi bem mais complicada.
Eu ainda conversei com eles, dizendo que poderia ser que eles não aguentassem a aventura. Mas o final foi uma surpresa.

O poder diário Farol da Esperança, foi crucial no ultimo combate. Com os Dragonetes, que tinha um dano cavalar, sendo atingidos. Graças a tal poder, a saude do guerreiro durou mais.
Aquele abraço!
Bahamute

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 23 Fev 2009, 16:05

Não que seja relevante para a situação específica (Fortaleza no Pendor das Sombras como introdução à 4ed, com regras e classes básicas), mas como esclarecimento geral pode ser: há uma excessão específica em que pvs temporários acumulam. Os pvs temporários concedidos a um Fighter Battlerager (e só a ele) por poderes com a keyword Invigorating somam-se a quaisquer outros pvs temporários que ele já tenha. E, sim: acumular pvs temporários é uma GRANDE vantagem; certamente a Chama Sagrada da tal clériga tornou-se um bocado mais poderosa dessa forma.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 25 Fev 2009, 15:45

Bahamute, o Livro do Mestre orienta para que, quando faltarem jogadores, eles ganhem a mesma XP que os jogadores presentes, mas não ganhem nenhum tesouro. Eu usaria como extensão dessa filosofia, considerando um grupo pequeno como o seu, a prática de ainda usar os personagens dos jogadores ausentes, pra poder viabilizar o combate. O sucesso nesse combate aí foi mutia sorte e a tendência é piorar. A combinação de defensor e líder foi perfeita, mas mesmo assim, vá por mim, a coisa vai piorar MUITO. Especialmente agora que você sabe que pontos de vida temporários não se acumulam.

Mestrei a aventura desse livro já pra 2 grupos, um dos quais está chegando ao final agora e o outro já terminou faz tempo, e já deu muita merda. Nesse grupo mais atrasado, jogadores vivem faltando, e ontem tivemos nossa segunda fatalidade. O primeiro a morrer foi (pasmem) o clérigo, já faz algum tempo isso, e o segundo (o de ontem) foi o mago, que se meteu a besta com uns hobgoblins, o warcaster puxou ele com Force Lure e fizeram farofa dele.

Eu recomendo que o teu grupo converse sobre quem controlará o personagem de quem quando o titular faltar. O default seria o mestre tratá-los como NPCs, mas fica mais leve pro mestre se um dos jogadores controlar um dos ausentes. Eu como Mestre faço questão de que tenha pelo menos 4 personagens jogadores ativos, mesmo que um ou mais jogadores tenham que controlar mais de um personagem em combate. Fora do combate, eles ficam só como figurantes.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Smaug em 26 Fev 2009, 11:00

Bom, debutei na 4e essa semana, o Pichu mestrou a aventura que vem pronta no DMG, jogamos Lederon (Wizard), Fada (Warlock) e eu (Warlord). Durante a seção surgiram algumas duvidas, principalmente quanto alguns dos poderes e feats do warlord. Muitos deles se baseiam em gasto de action points enquanto o grupo pode ver o warlord. Talvez tenha sido o sono ou meu inglês enferrujado, mas quem deve gastar os actions points enquanto é capaz de ver o warlord eh o personagem do grupo, ou o warlord?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 26 Fev 2009, 11:18

Smaug escreveu:Bom, debutei na 4e essa semana, o Pichu mestrou a aventura que vem pronta no DMG, jogamos Lederon (Wizard), Fada (Warlock) e eu (Warlord). Durante a seção surgiram algumas duvidas, principalmente quanto alguns dos poderes e feats do warlord. Muitos deles se baseiam em gasto de action points enquanto o grupo pode ver o warlord. Talvez tenha sido o sono ou meu inglês enferrujado, mas quem deve gastar os actions points enquanto é capaz de ver o warlord eh o personagem do grupo, ou o warlord?

O personagem. O benefício ocorre quando o personagem gasta um action point. Além de ter a ação extra do action point, o personagem se beneficia do bônus concedido pelo Warlord.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Smaug em 26 Fev 2009, 14:16

O personagem. O benefício ocorre quando o personagem gasta um action point. Além de ter a ação extra do action point, o personagem se beneficia do bônus concedido pelo Warlord.

Que bom, usamos a regra corretamente...fiquei meio receoso de ter interpretado errado...pq dai teriamos tido mais vantagem nas lutas, visto que eu era o que menos gastava os actions points...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Mark Logan em 07 Mar 2009, 13:37

Pessoal, surgiu a seguinte dúvida em minha mesa:

Combat Superiority

You gain a bonus to opportunity attacks equal to your Wisdom modifier. An enemy struck by your opportunity attack stops moving, if a move provoked the attack. If it still has actions remaining, it can use them to resume moving.

Neste caso, para interromper o movimento do alvo do ataque de oportunidade, este ataque teria de acertar?
Easy come, easy go!
Mark Logan

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 07 Mar 2009, 14:26

Sim, tem que acertar. Mas mesmo errando, o guerreiro cumpriu a condição do Desafio de Combate, e o oponente passa marcado.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Marduk em 08 Mar 2009, 11:25

Gente... to procurando aqui e não acho... aonde tem as regras de combate montado nos livros básicos?
...mas eu ainda prefiro o PATHFINDER!!! UHAHUHAUHAHUAHUHUAHAUHUAHUUA

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Este é você
LOL
Marduk

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários