[Tópico Oficial] Nova organização: Moderadores e Colaborador

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 22:06

Explicando o ponto em que está a idéia no momento, a partir das conversas que tivemos na seção de moderação até o assunto ser trazido para o Linha Direta.

Queremos reformular a equipe toda do fórum, dividindo as tarefas entre dois cargos principais, com funções diferentes e preenchidos por pessoas diferentes:

Moderadores: os encarregados de fazer cumprir as regras do fórum, e manter a boa convivência entre os usuários (mesmo quando não chegarem a quebrar as regras do fórum). Nada além disso - não vai se envolver com criação de material, organizar projetos, etc. Foca-se apenas no fórum.

Colaboradores: os encarregados de organizar e tocar adiante os projetos de criação de material ou de movimentação do fórum, concursos, netbooks, tópicos fixos, etc etc. Foca-se no fórum E no site, podendo editar o material lá também, e inclusive fazendo a ligação para que o material criado no fórum chegue até o site. Vai ser um cargo bem variado, tendo ferramentas diferentes dependendo da função que for exercer. Não vai se envolver com a moderação dos tópicos, advertência de usuários, etc.

Quero ressaltar que um cargo não está "acima" do outro ou vice versa. São funções completamente diferentes, ambas muito importantes. Não haveria uma "verticalização na hierarquia", parafraseando nosso amigo Locke.

* O título de "colaborador" talvez pudesse ser trocado por algo diferente. Por exemplo, "Organizador", ou... sei lá. Sugiram, diachos, é pra isso que o assunto está sendo trazido pra cá! :)

** Até certo ponto, o escrito acima representa a minha visão atual dessa idéia. Outras pessoas da equipe podem ter detalhes diferentes em mente, alguns dos quais foram discutidos nos tópicos movidos para o Linha Direta recentemente. Mas creio ter traduzido com bastante fidelidade o que mais se aproxima de um consenso no momento.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Léderon em 06 Fev 2009, 22:59

Legal isso, Eltor.

Só que (1) como assim moderadores não vão se envolver com criação de material e projetos? Isso é só no que tange à alçada "moderadora" deles, né? (Ou você escreveu de um jeito confuso ou eu não entendi... xD)

E (2), acho que "Organizador" e sinônimos é bem mais aplicável à função do que Colaborador - afinal, em projetos, todo mundo pode colaborar. :P
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Arvedui em 06 Fev 2009, 23:05

Pelo que eu entendi os moderas vão estar dentro dos projetos sim, mas apenas a título de "moderar" a interação da galera que tá lá dentro(afinal de contas... isso vai ser deselvolvido numa área do fórum e precisa de moderação), sem efetivamente coordenar o andamento das coisas, atitude que ficaria com os Colaboradores... é isso??

Se for assim... acho que é uma divisão bem feita. Tudo fica bem delimitado e não sobrecarrega nenhuma das partes.

Além do mais... nada os impede de Participar da criação de material/projetos usando sua faceta de usuários, afinal de contas, antes de ser modera o cara é usuário do fórum como qualquer um de nós.

Namarië
Editado pela última vez por Arvedui em 06 Fev 2009, 23:08, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Agnelo em 06 Fev 2009, 23:07

Arvendui escreveu:Além do mais... nada os impede de Participar da criação de material/projetos usando sua faceta de usuários, afinal de contas, antes de ser modera o cara é usuário do fórum como qualquer um de nós.

Exatamente.

A questão é dividir a responsabilidade de forma inteligente, sem sobrecarregar ninguém e usando o melhor das capacidades de cada um.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 23:09

Alguém acha que é possível acumular as duas funções? Porque se eu continuar moderando, por exemplo, ainda tenho os projetos do cenário e do e8 para tocar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Léderon em 06 Fev 2009, 23:10

Yep, foi o que imaginei.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Fev 2009, 23:11

Sim, Madruga. Isso é perfeitamente viável, se você se considerar capaz.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Arvedui em 06 Fev 2009, 23:11

Pow... se o cara tem tempo e habilidade pra realizar as duas funções naturalmente e sem sobrecarga, acho que pode ser mais que bem vindo o acúmulo de funções.

Nessas ocasiões a experiência e o manejo valem muito.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Mai em 06 Fev 2009, 23:12

Eu acho que é possível, é só tomar cuidado pra não se sobrecarregar.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Sampaio em 06 Fev 2009, 23:12

Madruga: a meu ver um moderador é também um Colaborador, embora o contrário não seja verdade.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 23:15

Vero. Mas eu quero um bonequinho mais legal.

Aliás, uma coisa a se propor no tópico, em público: sou só eu que acho que supervisores são uma adição hierárquica completamente desnecessária?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sampaio em 06 Fev 2009, 23:22

Aliás, uma coisa a se propor no tópico, em público: sou só eu que acho que supervisores são uma adição hierárquica completamente desnecessária?

Ter Supervisores E Administradores sim, desnecessário. Ou um ou outro.
Daí ficaria Moderadores, Usuários, Administradores OU Supervisores.

Mas ter pessoas (poucas) que "moderam" o fórum todo é muito útil. Necessário até.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Agnelo em 06 Fev 2009, 23:23

Madruga escreveu:Aliás, uma coisa a se propor no tópico, em público: sou só eu que acho que supervisores são uma adição hierárquica completamente desnecessária?

Não é só você, eu também vejo com bons olhos o fim dessa vaca sagrada.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 23:24

Sim, isso é o que eu sempre quis dizer com MAIS ADMINS para agilizar certas coisas, como oficializar projetos bacanas, por exemplo. E é sempre bom ter poderes para resolver certas, coisas, como um tópico repetido de Pathfinder que apareceu no d20, mas que eu só podia ficar pedindo para pararem de postar (não me ouviram); não posso trancar, só apagar, mas aí já é demais. Fiquei sem ter o que fazer: tive que reportar o tópico e esperar o Dahak trancar.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Mai em 06 Fev 2009, 23:27

Tô com o Maddie nessa. Tem de ter um grupo razoável e ATIVO pra moderar o fórum em geral, e um grupo pra moderar suas áreas próprias.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Próximo

Voltar para Linha Direta