Demorou, mas consegui ler o tópico todo. Vou deixar aqui minha opinião, e vou tentar fazer isso em poucas palavras.
Eu acho que a Spell está precisando com urgência de uma reforma na moderação. Trocar a equipe? Talvez, não é esse o ponto. Pode ser que a equipe atual consiga muito bem dar conta do recado, pode ser que tenha que tirar uns, ou todo mundo, isso não é uma coisa que eu acho que eu ou qualquer outro usuário tenha que decidir. Sinceramente, antes de decidir
como fazer uma coisa, tem que ser decidido
o que diabos vai ser feito. E li, li, li, fiquei umas 2 horas lendo esse tópico e não vi muita coisa nesse sentido. Só vi umas sugestões de resolução do problema, mas não vi ninguém dizer claramente QUAL é o problema.
Um exemplo de um problema da spell é: o que a moderação tem que fazer? Na minha opinião, os moderadores estão aí para fazerem as regras serem cumpridas, pra coordenarem o andamento de suas respectivas sessões e fazer com que o convívio geral seja em um ambiente amigável e agradável. Algumas dessas coisas são feitas, outras parcialmente, outras não. Atualmente eu participo ativamente em uns 20 fóruns, e, acreditem ou não, tem fórum onde os usuários AGRADECEM por alguém postar uma opinião diferente da deles. Aqui, qualquer coisinha vira briga. É aí que deveriam entrar os moderadores. Ninguém precisa de ditadores ou repressores de opinião, precisamos de MODERADORES, no mais básico sentido da palavra: aquele cara que está ali para que os ânimos não se alterem e para que tudo siga com moderação. Uma coisa moderada é uma coisa que não pende pra nenhum dos lados, nem pra solto demais, nem pra apertado demais.
Outra coisa: um moderador não deve ter nenhum privilégio além do que um usuário tem. Ser moderador de fórum é como fazer um trabalho social, não é uma coisa em que se ganha algo em troca. Se não está a fim de fazer esse trabalho, não aceite o cargo. Não são novidade casos em que os moderadores "deitam e rolam" pra cima dos usuários e fica tudo por isso mesmo. Ser um moderador/supervisor/admin competente é nada mais do que o mínimo que essa pessoa tem que fazer, ele(a) não tem que ter o "prêmio" de carta branca no que quiser por causa da sua competência na staff.
Um exemplo: todo mundo se lembra do EternalWyrm, e de como ele avacalhava tudo. Eu fiz um tópico xingando ele tudo, e levei advertência, nada mais justo. Mas o Sampaio (nada pessoal, ok?) vive xingando os usuários nos mais variados tópicos e eu nunca vi acontecer nada com ele. Agora vamos comparar: eu xinguei um cara que "merecia", alguém que estava ali só enchendo o saco mesmo e levei advertência, o Sampaio xinga alguém porque o cara acredita que quando for pro céu vai ficar pulando de nuvem em nuvem com os anjinhos. Concordam que, eu não estava certa em ter xingado o EW, mas ele estava menos certo ainda por xingar alguém só porque ele discorda da opinião do cara?
E por falar em EW, sinceramente, depois do episódio dele aqui na Spell, eu perdi boa parte do respeito que tinha pelo fórum. Querem melhor exemplo de que a moderação não agiu como e quando deveria? Demorou DEAMIS para alguém tomar uma atitude a respeito de um usuário que, todo mundo estava cansado de saber, só queria avacalhar e atrapalhar a boa convivência de todo mundo. E a moderação? Por que deixam a coisa chegar àquele ponto? Se agissem no sentido de deixar no fórum uma ambiente agradável com tanto afinco que têm quando estãoem uma discussão calorosa, com certeza o cenário seria outro. Porque na hora de expor as opiniões e "vencer" a discussão todo mundo tem a maior dedicação do mundo, mas na hora de deixar o fórum um lugar sociável eu não vejo a mesma coisa.
Então, se trocar toda a staff é a solução, eu não sei. Mas que alguma coisa tem que ser feita, tem, e rápido. Dia após dia a gente vê menos gente no fórum, eu mesma entro só de vez em quando agora por causa desse tipo de coisa, e outras pessoas que eu converso no msn dizem o mesmo. Eu já divulguei e trouxe amigos pra cá que foram usuários ativos durante um tempo e depois saíram por esses motivos de sempre. Se quiserem continuar a ter fórum, a mudança tem que acontecer, senão eu acho mais fácil ficar com uma comunidade no orkut só das pessoas que gostam de ficar se alfinetando, porque aí não tem que pagar domínio, não tem dor de cabeça com organização nem nada e quem não estiver a fim de participar de uma comunidade que mais parece um balaio de gatos, fica longe.
Editado: Adicionando uma coisa que eu acho que faltou: citei o caso do EW, mas não acho que aquilo foi culpa da Draconasti. Porque apesar de ela ser a moderadora da sessão, tinha um monte de membros da staff que entravam nos tópicos, postavam, às vezes até apimentavam mais a situação e não faziam nada. Parece que um ficava esperando o outro fazer, não sei, mas ninguém fazia.
Acho que falta um pouco de apoio também por parte de todos. Eu não tenho acesso à sessão da moderação, não sei o que acontece lá, mas o EW era um caso que todo mundo estava vendo, se a Nasti estava com medo de estar pegando pesado demais banindo ele antes, algum supervisor, outro moderador ou um admim devia ter falado com ela sobre isso, oras. Posso estar errada, mas talvez se ela tivesse sido enérgica desde o começo, teria sido criticada e tudo mais, por star "sozinha".
A moderação tem que trabalhar como equipe, não é assim "essa parte é só sua, então f*da-se". O fórum tem que estar saudável por inteiro, não só aqui ou ali.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.