Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Irish Carbon em 06 Fev 2009, 13:43

Só vou fazer uma pergunta a todos como usuários.

O que é a Spell? O lugar onde você bate um papo com seus amigos sobre RPG (ou não) ou um lugar que é uma boa fonte de projetos e similares?

Ou seja: uma comunidade de RPG ou um portal de RPG?
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Elara em 06 Fev 2009, 13:45

Impossível não. Praticamente impossível. XD

Empresa, segundo papai Aurélio => Aquilo que se empreende. Empreendimento => Realização.

Acho que a Spell é realização, não? Pelo menos para mim, durante muitos anos foi e continuará sendo.

Quanto a quem manda ou deixa de mandar numa empresa, trabalhei com ONGs que deixam de queixo caído qualquer filósofo adepto da democracia. E mesmo assim são empresas.

Mas o assunto em pauta realmente não era esse, não mesmo. Apesar de ser uma analogia interessante.




No mais, começar do zero, para mim, seria do zero mesmo. Mesmo mesmo. Sem repetição de nada.

Só enfatizando o que quis dizer.

E considero que temos que pensar como um portal sobre RPG. Pois temos potencial para isso.

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 13:51

Deixem o assunto de empresa pra lá, porque não importa, não é o que tá em pauta. Caso a discussão realmente vá ser necessária, cria-se um outro tópico sobre a Spell ser ou não uma empresa.




A pergunta do Spark é MUITO relevante, e muitíssimo importante.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2009, 14:01

Lumine, o fato dele postra masi lá não o exima de dar opiniões sobre o restante do fórum. E avaliar número de posts não revela tudo o que um usuário faz ou não na Spell. Fora que quando debatíamos a nova disposição das seções e etc, a maior parte das pessoas que opinou sobre o Artes não era usuário ativo da seção, mas nada impedia de darem opiniões.

Inclusive, relembrando a proposta de transparência do tópico, acho que eu mesmo citei na moderação que os próprios responsáveis pelo Artes pareciam ser os menos ouvidos em relação À referida seção.

Isso exima os demais de darem opinião o invalida as mesmas? Não. O mesmo vale pro Malka, que apesar de participar mais do Artes, tem todo o direito de opinar sobre o que quiser :)

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Luminus em 06 Fev 2009, 14:02

O que é a spell?

Pra começar... não creio que todos e todas tenham de decidir entre uma das opções dadas aí. Ainda que se tivesse de escolher, seria um problema, uma vez que elas não são excludentes: um portal de RPG pode muito bem conter uma comunidade, e vice-versa.

Para mim, a spell é o lugar na net onde eu me informo sobre RPG, onde posso expor a minha visão das coisas que jogo/planejo/conheço e onde posso ler a visão e os diferentes pontos de vista de outras pessoas.

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 14:09

Só vou fazer uma pergunta a todos como usuários.
O que é a Spell? O lugar onde você bate um papo com seus amigos sobre RPG (ou não) ou um lugar que é uma boa fonte de projetos e similares?
Ou seja: uma comunidade de RPG ou um portal de RPG?


As duas coisas. O fórum é primariamente uma comunidade de gente que gosta de RPG, o site é um lugar para projetos e divulgação de material sobre RPG. No dia que deixar de ser uma comunidade, deixa de ser a Spell.

O problema é que até agora o site sempre ficou em segundo plano. Sempre. E é compreensível, dada a falta de recursos humanos pra tocar ele adiante.

É isso que vai mudar agora, que estamos com um webmaster dedicado a isso e reformulando a equipe para ter tanto os moderadores (que apenas zelam pelo cumprimento das regras no fórum e pela boa convivência entre os usuários) e os colaboradores/organizadores, que cuidarão dos projetos e terão ferramentas pra gerenciar o material no fórum e no site. Duas responsabilidades diferentes, exercidas por pessoas diferentes.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Irish Carbon em 06 Fev 2009, 14:10

Para mim, a spell é o lugar na net onde eu me informo sobre RPG, onde posso expor a minha visão das coisas que jogo/planejo/conheço e onde posso ler a visão e os diferentes pontos de vista de outras pessoas.


Dá pra concluir que uma Spell sem projetos, puramente comunidade, faria o mesmo, sim?

Editado: ELTOR
Foi o que pensei.

O problema é que... vamos pegar do zero, e todos sabem disso. Ao menos eu entrei no fim da rpg.com.br, e só fui me tornar "íntimo" da Spell na época do Invisionfree. De lá pra cá, concordemos que projetos tinham importância mínima.

Pra mim, Spell é puramente comunidade. Não tem jeito. Só queria saber se isso é opinião minha ou se tem quem compartilhe.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 14:14

Lumine, o fato dele postra masi lá não o exima de dar opiniões sobre o restante do fórum. E avaliar número de posts não revela tudo o que um usuário faz ou não na Spell. Fora que quando debatíamos a nova disposição das seções e etc, a maior parte das pessoas que opinou sobre o Artes não era usuário ativo da seção, mas nada impedia de darem opiniões.


Não é a quantidade de posts, é aonde foram postados. Francamente, se eu entrasse na sessão de cardgames e entrasse num tópico admitindo que eu não li e falasse minha opinião ignorando o que já foi discutido, aposto que não seria bem visto.

Inclusive, relembrando a proposta de transparência do tópico, acho que eu mesmo citei na moderação que os próprios responsáveis pelo Artes pareciam ser os menos ouvidos em relação À referida seção.


Proposta de transparência que nenhum usuário comum tem acesso, logo o ponto é nulo.

Isso exima os demais de darem opinião o invalida as mesmas? Não. O mesmo vale pro Malka, que apesar de participar mais do Artes, tem todo o direito de opinar sobre o que quiser :)


Claro que ele tem o direito. Mas não é estranho que ele saia da sessão de artes, coisa que quase nunca fez (segundo a ferramenta de procurar posts, que qualquer usuário tem acesso), e só o fez agora? Okay, coincidência. Fenomenal, mas uma coincidência. Acontece.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Cebolituz em 06 Fev 2009, 14:39

Claro que ele tem o direito. Mas não é estranho que ele saia da sessão de artes, coisa que quase nunca fez (segundo a ferramenta de procurar posts, que qualquer usuário tem acesso), e só o fez agora? Okay, coincidência. Fenomenal, mas uma coincidência. Acontece.


Phill, isso aí já é mais uma alfinetada desnecessária. Não é o fato de um usuário apenas postar mais na parte de Artes que o faz necessariamente ser menos "informado" a respeito de outras áreas e do andamento do fórum.

No mais, se ainda é por causa da analogia da empresa, é apenas a interpretação de um usuário em si. Que aliás, opiniões que são um dos objetivos do tópico, das quais se podem concordar ou não.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Corvo da Tempestade em 06 Fev 2009, 15:15

Posso ter endentido errado, mas...

Claro que ele tem o direito. Mas não é estranho que ele saia da sessão de artes, coisa que quase nunca fez (segundo a ferramenta de procurar posts, que qualquer usuário tem acesso), e só o fez agora? Okay, coincidência. Fenomenal, mas uma coincidência. Acontece.


Minhas "ações" segundo meu perfil:

Fórum mais ativo: Jogos Sociais
(496 mensagens / 36.42% das suas mensagens)
Tópico mais ativo: Tormenta - o que você gosta e o que você odeia
(143 mensagens / 10.50% das suas mensagens)

Agora a verdade: Eu nem sei qual a (nova) divisão das áreas, apenas clico em "ver mensagens novas" e vejo as que me interessam, e não necessáriamente respondo. Mas isso não quer dizer que eu não sei sobre esses tópicos...será que o malk não faz a mesma coisa????
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Gun_Hazard em 06 Fev 2009, 15:29

Eu apoio a divisão como o Eltor mencionou.

A Spell ser as duas coisas mas cada uma administrada de forma diferente! (Pois são diferentes)

Aí caberia saber "quem faz o quê?", como disse nem todo colaborador precisa ser moderador pois uma coisa consome o tempo da outra, e nem tudo que aparece no forum precisa ter pretenção de ir para o site...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lucita em 06 Fev 2009, 15:31

Demorou, mas consegui ler o tópico todo. Vou deixar aqui minha opinião, e vou tentar fazer isso em poucas palavras.

Eu acho que a Spell está precisando com urgência de uma reforma na moderação. Trocar a equipe? Talvez, não é esse o ponto. Pode ser que a equipe atual consiga muito bem dar conta do recado, pode ser que tenha que tirar uns, ou todo mundo, isso não é uma coisa que eu acho que eu ou qualquer outro usuário tenha que decidir. Sinceramente, antes de decidir como fazer uma coisa, tem que ser decidido o que diabos vai ser feito. E li, li, li, fiquei umas 2 horas lendo esse tópico e não vi muita coisa nesse sentido. Só vi umas sugestões de resolução do problema, mas não vi ninguém dizer claramente QUAL é o problema.

Um exemplo de um problema da spell é: o que a moderação tem que fazer? Na minha opinião, os moderadores estão aí para fazerem as regras serem cumpridas, pra coordenarem o andamento de suas respectivas sessões e fazer com que o convívio geral seja em um ambiente amigável e agradável. Algumas dessas coisas são feitas, outras parcialmente, outras não. Atualmente eu participo ativamente em uns 20 fóruns, e, acreditem ou não, tem fórum onde os usuários AGRADECEM por alguém postar uma opinião diferente da deles. Aqui, qualquer coisinha vira briga. É aí que deveriam entrar os moderadores. Ninguém precisa de ditadores ou repressores de opinião, precisamos de MODERADORES, no mais básico sentido da palavra: aquele cara que está ali para que os ânimos não se alterem e para que tudo siga com moderação. Uma coisa moderada é uma coisa que não pende pra nenhum dos lados, nem pra solto demais, nem pra apertado demais.

Outra coisa: um moderador não deve ter nenhum privilégio além do que um usuário tem. Ser moderador de fórum é como fazer um trabalho social, não é uma coisa em que se ganha algo em troca. Se não está a fim de fazer esse trabalho, não aceite o cargo. Não são novidade casos em que os moderadores "deitam e rolam" pra cima dos usuários e fica tudo por isso mesmo. Ser um moderador/supervisor/admin competente é nada mais do que o mínimo que essa pessoa tem que fazer, ele(a) não tem que ter o "prêmio" de carta branca no que quiser por causa da sua competência na staff.
Um exemplo: todo mundo se lembra do EternalWyrm, e de como ele avacalhava tudo. Eu fiz um tópico xingando ele tudo, e levei advertência, nada mais justo. Mas o Sampaio (nada pessoal, ok?) vive xingando os usuários nos mais variados tópicos e eu nunca vi acontecer nada com ele. Agora vamos comparar: eu xinguei um cara que "merecia", alguém que estava ali só enchendo o saco mesmo e levei advertência, o Sampaio xinga alguém porque o cara acredita que quando for pro céu vai ficar pulando de nuvem em nuvem com os anjinhos. Concordam que, eu não estava certa em ter xingado o EW, mas ele estava menos certo ainda por xingar alguém só porque ele discorda da opinião do cara?

E por falar em EW, sinceramente, depois do episódio dele aqui na Spell, eu perdi boa parte do respeito que tinha pelo fórum. Querem melhor exemplo de que a moderação não agiu como e quando deveria? Demorou DEAMIS para alguém tomar uma atitude a respeito de um usuário que, todo mundo estava cansado de saber, só queria avacalhar e atrapalhar a boa convivência de todo mundo. E a moderação? Por que deixam a coisa chegar àquele ponto? Se agissem no sentido de deixar no fórum uma ambiente agradável com tanto afinco que têm quando estãoem uma discussão calorosa, com certeza o cenário seria outro. Porque na hora de expor as opiniões e "vencer" a discussão todo mundo tem a maior dedicação do mundo, mas na hora de deixar o fórum um lugar sociável eu não vejo a mesma coisa.

Então, se trocar toda a staff é a solução, eu não sei. Mas que alguma coisa tem que ser feita, tem, e rápido. Dia após dia a gente vê menos gente no fórum, eu mesma entro só de vez em quando agora por causa desse tipo de coisa, e outras pessoas que eu converso no msn dizem o mesmo. Eu já divulguei e trouxe amigos pra cá que foram usuários ativos durante um tempo e depois saíram por esses motivos de sempre. Se quiserem continuar a ter fórum, a mudança tem que acontecer, senão eu acho mais fácil ficar com uma comunidade no orkut só das pessoas que gostam de ficar se alfinetando, porque aí não tem que pagar domínio, não tem dor de cabeça com organização nem nada e quem não estiver a fim de participar de uma comunidade que mais parece um balaio de gatos, fica longe.

Editado: Adicionando uma coisa que eu acho que faltou: citei o caso do EW, mas não acho que aquilo foi culpa da Draconasti. Porque apesar de ela ser a moderadora da sessão, tinha um monte de membros da staff que entravam nos tópicos, postavam, às vezes até apimentavam mais a situação e não faziam nada. Parece que um ficava esperando o outro fazer, não sei, mas ninguém fazia.
Acho que falta um pouco de apoio também por parte de todos. Eu não tenho acesso à sessão da moderação, não sei o que acontece lá, mas o EW era um caso que todo mundo estava vendo, se a Nasti estava com medo de estar pegando pesado demais banindo ele antes, algum supervisor, outro moderador ou um admim devia ter falado com ela sobre isso, oras. Posso estar errada, mas talvez se ela tivesse sido enérgica desde o começo, teria sido criticada e tudo mais, por star "sozinha".

A moderação tem que trabalhar como equipe, não é assim "essa parte é só sua, então f*da-se". O fórum tem que estar saudável por inteiro, não só aqui ou ali.
Editado pela última vez por Lucita em 06 Fev 2009, 16:11, em um total de 2 vezes.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 15:43

Lucita me fez lembrar de algo importante: Agora que tamos falando em reformulação, surgem moderadores que as pessoas nem conhecem pra reclamar.

No caso EW, pelo menos pros usuários, tudo recaia sobre a cabeça da Nasti, que tinha mais de 3 fóruns em cima dela, ainda num péssimo período de fim de ano; ou seja, sobrecarregaram a pobre dragoa e ficou por isso mesmo, mas...

...aonde estavam os moderadores 'desconhecidos' na época? Se quando a reclamação de reformulação é exposta, todos surgem rapidamente defendendo o seu peixe, mas na hora do 'vamu ver', todo mundo saí da reta?
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Cebolituz em 06 Fev 2009, 16:04

No caso do EW, há controvérsias.

A uma pequena diferença no caso do EternalWyrm: ele era troll, mas realmente ele de fato não descumpria as regras das quais ao menos, estavam em vigor. No início, ele postava as opiniões dele, ultra-conservadoras e das quais logicamente ninguém concordava e geravam flames. Coisa da qual, é comum por aqui.

Daí bem depois, após ele se sentir famoso, ele foi piorando ao ponto de realmente descumprir as regras do fórum. Até porque, não dá pra se falar muito dos preconceitos dele porque esse fórum está cheio de diversos outros (Tormenta, nipofobia e mais alguns). Mas quando de fato houve o desrespeito ele foi punido de acordo com as regras.

Nessa questão, eu defendo a Nasti e os outros envolvidos nessa história.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Gun_Hazard em 06 Fev 2009, 16:06

Sobre o EW foi onde me extressei também com o forum e acabei brigando com a Nasti.

Pois realmente aquilo tinha virado bagunça e a forma como foi tentado "Tapar o Sol com a Peneira" na minha opinião não foi a mais acertada.

Passado a confusão vejo que por um certo lado a culpa não foi toda dela, ela (na minha opinião pessoal) só não conseguiu resolver o enorme problema que tinha na mão.

Fiquei feliz de verdade quando ela mesmo quebrou a barreira que eu mesmo tinha posto entre a gente e foi isto que me fez ver que naquela ocasião talvez ela tivesse ficado sobrecarregada e que provavelmente nenhum outro colega de Moderação Ajudou ela seja Interferindo de forma incisiva ou aconselhando sobre como agir...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron