Assisti ontem Operação Valquíria no cinema e achei, no mínimo, muito interessante. eu só esperava ver mais gente comtendo suicídio.
É um filme histórico que conta fatos que nós não estudamos em nossos livros de história do ensino médio, mas que deveriam ser estudados. Um filme que tenta amenizar a imagem dos alemães durante a guerra, mostrando que nem todos eram nazistas. Tom Cruise estrela o papel principal, como o Coronel Stauffenberg (acho que é assim que escreve).
Eu recomendo.
Realmente é bom, mas.... essa idéia de que "nem todos eram nazistas" é meio equivocada. Não é que o Staufenberger e cia não eram nazistas. Eles apenas não concordavam com as idéias de Hitler, já que essas iriam afundar o país, o que eles queriam com a operação era dar cabo de Hitler e terminar com a guerra ali (pq ganhar não tinha como) para que a Alemanha ao menos tentasse ficar com os territórios que ela já havia conquistado. O filme "elevou" um pouco a tendência dos personagens para algo próximo do bem, mas não deixa de ser bom por causa disso.
Ah sim, há um filme alemão sobre essa operação, de 2004, muito bom também.
=======================
Um filme que vi ontem e gostei MUITO!
Revólver, de Guy Ritchie
Eu sinceramente gosto bastante desse diretor (embora já tenha vacilado um pouco) por filmes como "jogos, trapaças e dois canos fumegantes", mas diria que Revólver foge um pouco do padrão de seus filmes, mas é uma jogada ousada que, na minha opinião, valeu a pena, embora, realmente, ele podia ter melhorado certos pontos que deixaram a desejar.
O enredo é sobre Jake (Jason Statham), um camarada que passou sete anos na solitária por culpa de um outro cara, dono de um cassino, chamado Macha (Ray Liotta). O primeiro trama sua vingança contra o segundo, mas acaba se envolvendo com dois agiotas (Vincent Pastore e Andre Benjamin) que parecem saber mais sobre ele do que ele mesmo.
A questão é, seria um filme de ação normal se no meio disso tudo não entrasse em jogo o próprio subconsciente de Jake, o que alterna em algumas cenas a realidade com sua imaginação. Muitos críticos não gostaram dessa idéia, dizendo que foi tudo colocado de maneira bem forçada. Eles não estão totalmente errados, realmente, algumas partes poderiam ter sido melhores trabalhadas antes de serem encaixadas no filme, mas ele ainda consegue ser muito bom.
Nota: As atuações de Liotta e Statham, na minha opinião, foram as melhores que eles já fizeram em suas carreiras.
Resumo da ópera: É um filme muito bom, que trabalha com o próprio ego das pessoas, mas que possui algumas "tacadas fora", porém, com um bom índice de acertos em várias cenas, principalmente a cena do restaurante que ficou marcada como um das melhores cenas de ação que eu ja vi.