Tá, a sugestão vai ser estranha então, mas lá vai: tenta ler o LdM primeiro.
Não, não. Sua idéia faz todo o sentido. Pensando bem, não sei como não pensei nisso antes. Melhor seria ler a parte roleplay e fluffy antes e ver a mecânica depois. ^^' Mas só uma pergunta: ele também tem as figuras brilhantes multicoloridas não é? Se for assim, vou ter que me lembrar de pegar o óculos escuros antes de ler.

Li, não gostei mas respeito quem goste: D&D não é pra jogador experiente mesmo, é mais uma renovação do jogo. Uma nova encarnação. Aos que continuam, parabens. Mas me reservo ao direito de não gostar da abordagem da 4a. edição: muito focada em poder, poder, poder. Atualmente, não é isso que meu grupo procura.
Temos que pensar da seguinte maneira: D&D 4 e 3.5 são jogos diferentes então, fora a proposta e o nome, tem-se pouco a comparar. Eu gosto de 3.5, mas ainda não estou me agradando muito com o 4.0 com base em tudo o que eu li sobre (não falo de opiniões de pessoas que não suportam mudanças, falo de resenhas, previews da mecânica, resumos do como vem a funcionar o jogo).
Então, quanto aos saudosistas, vamos parar de chorar porque " o 3.5 é melhor que o 4.0". Com o Pathfinder teremos ainda muito pano pra manga para manter o jeito 3.5 de ser. E, aliás, foda-se o 4.0. Quer jogar o 3.5? Deixa quem tá gostando do 4.0 ser feliz e vá jogar seu 3.5 em paz, oras.
Agora se o problema foi a idéia dos poderes, descrição, etc., aí não tem jeito. Como eu gosto de algo mais pra 'high fantasy', pra mim tá ótimo. Eu queria que fosse ainda mais épico, só que lembro que é D&D e já foi um avanço bom em relação a última edição.
Ainda estou com o sistema de poderes estranhos e espalhafatosos trancado na garganta. Cara, simplesmente, para um cara como eu que ama o jeito Senhor dos Anéis de ser (pois, pra mim, a magia de verdade está na sutileza, não em um espetáculo pirotécnico) é muito difícil engolir um sistema de poderes recheados de fluffs sem muita verosimilhança. Então acho difícil eu me acostumar muito com o 4.0. Se eu já achava o 3.5 exagerado ao extremo, você deve imaginar como me dá nauseas imaginar uma situação em que um grupo de 4.0 usa e abusa dos seus poderes espetaculares.