Saiu o que vai acontecer com o Aranha ao final dessa saga.
http://omelete.com.br/quad/100008205/Revista_revela_desfecho_da_saga_que_mudara_a_vida_do_Homem_Aranha.aspx
Primeiro, deixa eu só reafirmar uma coisa: eu ODEIO retcon.
Primeiro, de um momento pra outro as batalhas entre heróis e vilões começaram a causar destruição em massa, Anthony Stark vira amigo do governo e decide que cadastrar os metahumanos é boa idéia, é descoberto que a Elektra havia sido substituída por uma Skrull (Demolidor, quais eram seus poderes mesmo?!) e que vários personagens importantes do cenário podem ser Skrull. Alerta para mega-retcon se aproximando.
Agora isso?! Sinceramente, eu espero que seja uma daquelas propagandas falsas que a Marvel lança de tempos em tempos para enganar os fãs e vender mais. Porque se não for o caso, eles tão testando para ver até onde os leitores aguentam. Eu sei que já estou de saco cheio dessa atitude, impedindo que personagens mudem e passem por uma evolução.
Isso é como passar uma borracha na história do Homem-Aranha até o momento. Além de ridículo (porque a falta da Mary Jane afetaria o desenrolar de várias histórias) é Deux ex machina demais. O que vai ser depois? Voltar a formação original dos X-Men? Fazer o Wolverine voltar a perder a memória? Nem vou entrar nas retcons anuais, como o Xavier voltar pra cadeira de rodas ou a Jean voltar a vida.
Mais forçado só a atual saga dos X-Men, onde após um outro megaevento forçado ('Ei, ainda bem que meus poderes de alterar realidade não funcionam toda vez que eu espirro!') os mutantes passam a menos de duzentos no mundo. O Homem-Múltiplo sugere ao Fera que eles iniciem algum programa para reestabelecer a espécie, fazer os mutantes começarem a ter filhos. O Fera diz que não existe gente suficiente. Ao que o Homem-Múltiplo responde se multiplicando. Então o geneticista com qi de gênio e um dos maiores cientista da Marvel responde que não existe 'variedade genética suficiente'.

Olha, até eu sei mesmo com uma população pequena dessas, é possível recuperar uma espécie. Programas que combatem a extinção de algumas espécie já conseguiram grandes resultados com números menores de espécimes. A resposta foi tão idiota que andaram fazendo OUTRO retcon onde justificaram que não estão mais nascendo novos bebês mutantes, o que poderia ser uma explicação plausível para a situação.
E ontem estava lendo o WWHulk. Que história ruim. Deixa ver se entendi. O Hulk mais poderoso que nunca chega a Terra com meia dúzia de seres com poder próximo ao que ele tinha antes de ser expulso da Terra. E o que aconteceu até agora? Ele anda por aí, dá umas porradas em algumas pessoas, mas tá todo mundo bem. Mesmo os quatro humanos que ele estava caçando e que foram responsáveis por mandar ele para outro planeta, pelo jeito vão escapar vivos. Li metade das revistas ontem e anteontem da saga, incluindo os tie-ins. Ele começa a surrar o Quarteto Fantástico (aliás, que luta ruim, será que alguém podia apresentar para os desenhistas da saga qualquer história em quadrinhos com boas cenas de ação? Ultimates, por exemplo?) mas sai todo mundo vivo?! Até o Richards, que ele estava caçando?! Que é isso, o tal Hulk extremamente perigoso e imbatível que voltou para a Terra, é contra matar?!? Todo mundo fica repetindo o quão furioso e incontrolável ele está, mas ele está mais pacifista do que quando saiu da Terra?!?
A coisa ainda não chegou ao nível de Onslaught e aquela série Heróis Renascem, mas alguém tem que aparecer para colocar ordem na casa. Porque a situação do universo Marvel tá cada vez mais ridícula. Daqui a pouco fazem um retcon tornando o Frank Castle ajudante do Papai Noel.