Lorde Seth escreveu:Hum... Mas as ''...'' significa que o número continuaria indo indefinitamente, não é, ao infinito?
Então você não pode fazer uma subtração ''10x-x'', porque ao atingir um valor, teria de, na prática, continuar subtraindo. Como que o mesmo problema em considerar o infinito como um ponto.
Posso estar errado, mas foi o que imaginei
Eu vou explicar isso sem precisar falar de "cálculo", limite e outras coisas mais avançadas.
Seth, as operações que você consegue fazer com papel e lápis não são as únicas válidas. Calcular de cabeça, com as regrinhas gerais, também valem.
Tanto 9,999... quanto 0,999... tem, por estranho que pareça, a mesma quantidade de "9s" depois da vírgula. Podemos dizer exatamente quantos: um 9 para cada número natural que existe.
Sim, eu sei que "puxei" um nove para o outro lado quando multipliquei por 10, mas ∞ - 1 = ∞
Então tirar 0,999... de 9,999... é deixar apenas o 9. Não preciso subtrair nove por nove pra provar isso.
Sim, isso é cálculo diferencial, o número tende infinitamente a 1, ou seja no infinito ele será 1.
Um número não "tende", números são objetos estáticos, ele é o que é.
Acontece que a soma de 0,9 + 0,09 + 0,009 + 0,0009 + 0,00009 + ... é convergente, essa sim tende infinitamente a 1. Ou seja, seu resultado final, obviamente 0,999... , também é 1 pelo uso de limites. Como ambos são resultados válidos, e só pode haver uma solução real, conclui-se que os dois valores são iguais.