Cada ciclo representa uma fase, com um significado, para a Terra e seus habitantes. Diferentes grupos prevêm diferentes coisas para cada era (...) Como foram os ciclos anteriores é só estudar história e paleontologia, como serão os futuros... só deus sabe.
Isso me parece, claramente, um caso de raciocínio post hoc. Em outras palavras, você pega um período de tempo qualquer, depois que ele passou, analisa o que aconteceu, e inventa qualquer tema que achar apropriado. Aí não tem como errar mesmo!

O melhor exemplo usado pra explicar essa metodologia de raciocínio é você pensar em um desses estudiosos sacar um revólver, dar um tiro no meio de uma parede qualquer, e logo em seguida ir até lá e desenhar um alvo em torno de onde a bala acertou, alegando mais tarde que o tiro foi, claramente, certeiro. É só olhar lá o alvo!
Em suma, "profecias" que são feitas depois que os fatos já ocorreram não têm validade nenhuma. O mesmo quanto às "profecias" que são feitas de forma tão vaga que não se pode checar se foram concretizadas ou não, ou que deixam os fatos previstos tão pouco específicos que depois é só dar uma reboladinha e transformar uma previsão de "uma enchente assolando o rio de janeiro" em "uma revolta na favela da rocinha". Aliás, é por isso que a maioria absoluta das "previsões" que se vê por aí são simbólicas e vagas ao extremo, pra ficar facinho facinho você pegar um fato qualquer depois e dizer "arrá, era ISSO aqui que a previsão queria dizer, ó!".
As poucas que são feitas antes do fato e que são específicas o bastante pra serem checadas, resultam em fiasco... alguém lembra do tópico sobre o Jucelino da Luz prevendo que o Alckmin ia ser eleito presidente?

Muito improvavelmente eu vou escrever sobre esse tipo de assunto de novo, afinal, estamos um fórum de rpg. Só não quero que ninguém pense que estou convertendo ou exibindo minhas crenças, só achei que cabia falar que 2012 tem significado astrológico
Não se acanhe de falar sobre isso! E não se espante se eu estiver respondendo em cada um dos tópicos, hehehehe. Assuntos sobre misticismo e crenças relacionadas sempre me interessam.