Monges prevem um futuro um tanto legal =P [ingles]

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Out 2007, 00:15

Cada ciclo representa uma fase, com um significado, para a Terra e seus habitantes. Diferentes grupos prevêm diferentes coisas para cada era (...) Como foram os ciclos anteriores é só estudar história e paleontologia, como serão os futuros... só deus sabe.

Isso me parece, claramente, um caso de raciocínio post hoc. Em outras palavras, você pega um período de tempo qualquer, depois que ele passou, analisa o que aconteceu, e inventa qualquer tema que achar apropriado. Aí não tem como errar mesmo! :roll:

O melhor exemplo usado pra explicar essa metodologia de raciocínio é você pensar em um desses estudiosos sacar um revólver, dar um tiro no meio de uma parede qualquer, e logo em seguida ir até lá e desenhar um alvo em torno de onde a bala acertou, alegando mais tarde que o tiro foi, claramente, certeiro. É só olhar lá o alvo!

Em suma, "profecias" que são feitas depois que os fatos já ocorreram não têm validade nenhuma. O mesmo quanto às "profecias" que são feitas de forma tão vaga que não se pode checar se foram concretizadas ou não, ou que deixam os fatos previstos tão pouco específicos que depois é só dar uma reboladinha e transformar uma previsão de "uma enchente assolando o rio de janeiro" em "uma revolta na favela da rocinha". Aliás, é por isso que a maioria absoluta das "previsões" que se vê por aí são simbólicas e vagas ao extremo, pra ficar facinho facinho você pegar um fato qualquer depois e dizer "arrá, era ISSO aqui que a previsão queria dizer, ó!".

As poucas que são feitas antes do fato e que são específicas o bastante pra serem checadas, resultam em fiasco... alguém lembra do tópico sobre o Jucelino da Luz prevendo que o Alckmin ia ser eleito presidente? XD

Muito improvavelmente eu vou escrever sobre esse tipo de assunto de novo, afinal, estamos um fórum de rpg :). Só não quero que ninguém pense que estou convertendo ou exibindo minhas crenças, só achei que cabia falar que 2012 tem significado astrológico :)

Não se acanhe de falar sobre isso! E não se espante se eu estiver respondendo em cada um dos tópicos, hehehehe. Assuntos sobre misticismo e crenças relacionadas sempre me interessam.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Smaug em 24 Out 2007, 00:54

Como foram os ciclos anteriores é só estudar história e paleontologia, como serão os futuros... só deus sabe.

OLá, como paleontólogo discordo quanto a informação dada, os ciclos de mudanças na terra postado não coincide com nenhum ciclo geológico relatado cientificamente. Vale dizer que a paleontologia não "prevê" nada, ela apenas utiliza o material fóssil e geológico para determinar como foi um período da terra, ainda sim ela se baseia no principio de que as leis naturais são imutáveis ao longo das eras e usa fatos do presente para determinar o passado. E isso não significa que vc consiga prever o que vai acontecer em ciclos futuros, nem quando eles vão acontecer!!!
Usando o exemplo do eltor, seria como se eu encontrasse um buraco em uma parede e comparasse ele a avários outros buracos feitos recentemente para determinar por qual evento ele foi feito.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Vincer em 24 Out 2007, 03:24

Eu provavelmente nem iria escrever neste tópico novamente, mas por mais que eu tenha escrito em português claro vocês estão interpretando errado o que eu escrevi.

Um ciclo de eras, de libra a libra novamente, envolve milhares de anos. Os esotéricos mais aficcionados previram o que vai ocorrer neste nosso ciclo, apenas não previram o que vai acontecer no próximo. Logo, eles dizem o que vai ocorrer na era sagitário ou escorpião... eu não vou entrar em detalhes porque, falando sobre pouco eu já escrevi muito, imagina escrevendo sobre muito... (Evangelho das Estrelas, de Peter Lemesurier é um bom livro com estas previsões todas). O que eu disse é que, após 15,000 DC (final aproximado da era de Libra, a próxima) nenhum mago, esotérico ou qualquer religioso de plantão conseguiu prever. Em nenhum momento eu disse que não há previsões... não há previsões para os próximos ciclos, e o próximo está muito, muito distante... quase 13,000 anos, ao que me parece.

Segundo, quando falei em paleontologia... eu falei que ela explica os ciclos anteriores. Onde você leu que paleontologia prevê futuro? Nem quando era criança eu poderia pensar em algo assim :sobrancelha:
Enfim, como cada ciclo é um período muito longo, obviamente os anteriores envolvem épocas em que não havia vida humana, nem sequer primata. Ou seja, é a área da paleontologia, até onde meu conhecimento alcança.

Sobre previsões... sim, a maioria delas são vagas. É a única coisa que se pode obter, salvas raras excessões, afinal, o livre arbítrio pode mudar diversos fatores. Infelizmente é a única visão futura possível. O que não quer dizer que não exista, apenas torna muito, muito improvável(por isso que lá atras eu falei que só acredita, bem, quem acredita. É como você contando uma história sem provas... a pessoa pode acreditar na sua boa fé, ou duvidar da falta de provas factuais. Isso depende de quem ouve a história, não de quem conta. Se quem conta está falando a verdade é uma outra questão...). Se as previsões pudessem ser claras, sinceramente, eu teria me enveredado em estudos místicos e hoje estaria ganhando minha 15ª bolada na loteria.

Por exemplo, pela previsão astral, a próxima era é uma era de elevação espiritual. Portanto podemos aguardar que, dentro deste período, a religião vai voltar a ser um foco (não da forma cega que foi em outros períodos da história) e o ceticismo vai diminuir. Claro que não ocorrerá da noite para o dia, mas será visível essa tendência crescente conforme os anos passarem, dali em diante. Isso é uma previsão. Não é nada exato em detalhes, mas considero exato o suficiente. Se daqui a algumas décadas nada tiver mudado neste quadro aí sim nós místicos somos todos uns manés que viajamos em previsões inexistentes. Até lá eu continuo na certeza de que as coisas no mundo vão mudar nesse sentido(e em outros, já que esse papo de elevação espiritual é só parte das mudanças). Aliáis, o mundo já está mudando, para mim, já faz alguns anos.
Vincer

Mensagempor Agnelo em 24 Out 2007, 09:04

Minbha irmã espíritualisada (ou qualquer porcaria equivalente a "eu li uns dois livros do Saint German, logo eu vi a luz") costuma dizer que em 1983 desceu a última nave com espíritos não evoluídos baixou, e que desde então só nasce a nata (fico com medo do que os piores fariam com esse planeta :b )

Não tenho nada contra cristãos, espíritas ou qualquer coisa do tipo, mas odeio quando as pessoas usam isso pra fugir da realidade, se o mundo for acabar/mudar mesmo em 2012 e daí?

Alguém aqui vai mudar seu planejamento estratégico pessoal por causa disso?

Ah, eu queria fazer direito criminal, mas como a partir de 2012 não haverão mais crimes então vou fazer filosofia...

ou

Papai, eu não preciso fazer faculdade, o mundo acaba antes de eu concluir mesmo...

________________________________________________________________________________

OFF TOPIC escreveu:Eu vi gente que treina bastante fazer coisas muito loucas e creditá-las ao chi, eu sou um cara cético quanto a isso, mas que o treinamento com exercícios de respiração tem resultados muito loucos, ah isso tem...

Não tô falando em kamehame ha, ok? :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Out 2007, 09:41

Sério, 2012 vai ser um ano quase tão divertido quanto 2000/2001. Será que todo mundo já esqueceu a histeria coletiva do fim do milênio?

Espero que tenha outro "especial do fim do mundo" do Casseta & Planeta.

Sabe? eu acreito que o futuro e muito mutável para ser previsto...se as previssões fossem 100% reais e exatas poderiamos entregar o poder mundial a um grupo de videntes...ou melhor ficar sentado, pois idepentende do que fazermos só iriamos consequir (ou não) se o destino quiser...creio, sim, em potencialidades.

Se alguém conseguir soltar uma kakameha me avisa que eu começo a treinar minha dobra de terra :rolando: (sério!!! tem comunidade no orkut pra ensinar isso)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Dragão de Bronze em 24 Out 2007, 13:00

Locke Winchester escreveu:Não tenho nada contra cristãos, espíritas ou qualquer coisa do tipo, mas odeio quando as pessoas usam isso pra fugir da realidade, se o mundo for acabar/mudar mesmo em 2012 e daí?

Eu também pergunto: E daí?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Sr. Pichu em 24 Out 2007, 13:25

sério, essa estória de equilíbrio espiritual/material me infere kamehamehas, leigans, meteoros de pégaso e raio que o parta

ou dons de garous XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Elven Paladin em 24 Out 2007, 14:08

Por exemplo, pela previsão astral, a próxima era é uma era de elevação espiritual.Portanto podemos aguardar que, dentro deste período, a religião vai voltar a ser um foco (não da forma cega que foi em outros períodos da história) e o ceticismo vai diminuir.

Bah, isso está acontecendo desde os anos 60, com a ascensão do Misticismo New-Age ( desde a "Cura de Cristais", os "Deuses Astronautas", o avanço da Teologia da Prosperidade, a volta de movimentos "Tradicionalistas" Islâmicos e o recente ressurgimento do Criacionismo e dos "Curandeiros da Fé". Então,esses são expoentes da Elevação Espiritual?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Seth em 24 Out 2007, 16:42

Rapaz, eu encontrei uma figura que realmente é capaz de prever o futuro. Ao menos quanto a algumas coisas. Se alguém quiser eu passo (por MP, mas passo).

Quanto a Kamehamehas, não a esse ponto, mas os praticantes de Ioga são capazes de umas coisas meio estranhas, usando controle de respiração, etc. Não conheço muito o assunto, se alguém souber mais detalhes...

Por último... quem viver, verá. :linguinha:
Seth

Mensagempor Lucita em 24 Out 2007, 16:54

Gente, esperem....

Eu estou tendo uma visão. Está tudo tão distante, imagens tão embaralhadas, tanta névoa.... Será uma visão do futuro?

Ah não, era só meu óculos ensebado mesmo.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Irish Carbon em 24 Out 2007, 17:01

Eu tô vendo névoa. Lá fora tá chovendo >_<

Bom, eu combinei com o Caju o seguinte: quanto eu for pra Marte e ele, pra Vênus (voltar pra segunda dimensão, não sei nem pq veio pra terceira... XD ), a gente liga pro Eltor e fala: "HAAAAAAAAA, TROXAAAAAAA, FICA AÍ NA TERRA AGORA, VOCÊ E ESSE AQUECIMENTO GLOBAL DE M*RDAAAAAAAAAAAAAA!" :P
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Out 2007, 17:19

I'll see you on the Dark Side of The Moon...
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Bob_Esponja em 24 Out 2007, 21:55

Por que eu acho que é ao contrario agente ja veio da 4ª agora ta na 3ª e agente vai pra segunda =P
Bob_Esponja

Mensagempor Vincer em 24 Out 2007, 23:48

Confesso que ficaria muito triste se o mundo acabasse em 2012, sorte que ele não acaba.
Se eu tivesse certeza de algo assim eu iria era curtir meus últimos anos... catar muitas minas, extrapolar, gastar economias, fazer bunda lê lê pro trio tormenta, e ir até os EUA para dar um cacete no Todd Howard e na Bethesda, e para falar mal de D&D pro Skip Willians. Aí sim eu veria o mundo acabar feliz.

Tenho horror a Saint Germain, Gnose e pseudo-filosofia-oriental-eu-solto-kamehameha, sem falar naquele pessoal que viaja em ninjutso... e ainda criticam gantz como bizarro :bwaha: (talvez seja mesmo :roll: )
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor 3libras em 25 Out 2007, 03:26

sinceramente, não consegui nem ler.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic