Ah se fosse por causa do RPG...

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Ah se fosse por causa do RPG...

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Dez 2010, 20:04

Cyrano escreveu:Concordo bastante com a definição da wikipedia.

Primeiro pelo fato de o ateísmo ser uma posição ideológica, ou seja, acredita em uma ideia e possui um ideal. Quando falei que era uma religião, estava provocando e levantando as semelhanças entre a onda ateísta atual e uma religião.

Sim, estava provocando.

Por favor, pare de provocar.

Esse tipo de flamebait não acrescenta nada, apenas irrita quem já está cansado de ver essas provocaçõezinhas de "ateísmo=religião" e força a ignorar seu post pra evitar pesar o clima.

Ateu é uma qualificação muito ampla, como cristão. O que caracteriza um ateu? Falta de crença num ser superior. O que caracteriza um cristão? De acordo com a Bíblia: crer que Jesus é o salvador. Ponto. Existem cristãos que seguem a Bíblia, e os que não seguem. Os que matam suas filhas e os que trabalham em instituições de caridade. A pluralidade de cristãos e seus ideais é tão grande quanto a de ateus.

Não é. Forçada de barra tentar sugerir essa equivalência.

Dizer "eu acredito em Jesus Cristo, filho do Deus de Abraão, que nos salva de uma eternidade de sofrimento no inferno, e nos leva a uma pós-vida no paraíso" define automaticamente muito, muito, MUITO mais características implícitas sobre as filosofias da pessoa do que dizer "eu não acredito que uma divindade exista".

Resumindo: os cristãos creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando parte de uma força superior. Os ateus creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando não está atrelado a uma força superior.

Não. Os ateus acreditam que uma "força superior" não existe, então achar que seria melhor ou pior ter um conjunto moral atrelado a ela é uma pergunta irrelevante. Se nenhuma força superior existe, é certo que nossas morais não partem dela.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 10 Dez 2010, 20:53

Então vamos colocar em pé de igualdade e ao invés de atéismo vs religião, vamos por teísmo versus ateísmo.

Ateísmo e Teísmo estão em igualdade - ambos são posições de crença, e apenas isso.

Ateu é uma qualificação muito ampla, como cristão. O que caracteriza um ateu? Falta de crença num ser superior. O que caracteriza um cristão? De acordo com a Bíblia: crer que Jesus é o salvador. Ponto. Existem cristãos que seguem a Bíblia, e os que não seguem. Os que matam suas filhas e os que trabalham em instituições de caridade. A pluralidade de cristãos e seus ideais é tão grande quanto a de ateus.

Um pouco menor no caso dos Cristãos, onde há ao menos no sentido histórido, mais elementos que os unem do que ocorrem no caso dos Ateus. Por exemplo, não apenas crer em Jesus como Salvador, mas crer em um único Deus (Monoteísmo - praticamente obrigatório), que é dividido em 3 aspectos (Credo Trinitário - menos obrigatório, mas muito comum), que nasceu de uma virgem e que não é fruto do pecado original por isso (mais comum nos literalistas - católicos interpretam isso de forma mais liberal).

De acordo com o texto aí acima a ideia é de que não só os ateus possuem uma moral (aliás, graças a Deus por isso! Heheheh) como eles acham que seu sistema moral é superior aos sistemas baseados em divindades. O exato oposto do que os crentes acham, que o sistema moral baseado em divindades é superior ao secular.

Apenas um adendo: A ATEA é porre. Eu quase me converto toda vez que leio algo de lá :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor 3libras em 10 Dez 2010, 20:56

Eltor Macnol escreveu:Palavras do pai da guria:

"O evangélico José Carlos de Lima, 42, disse que bateu em Larissa Rafaela Kondo de Lima, 15, para o bem dela. "Eu apenas quis corrigir a minha filha dentro das regras de nossa igreja e do respeito à família", disse ele à polícia."
fonte

Nos depoimentos ouvidos até agora, os pais são apontados como evangélicos rigorosos, que não permitiam namoros da filha e controlavam todos os horários dela.
fonte

Possivelmente eles tiraram inspiração daquela belíssima fonte de moralidade, a Bíblia Sagrada...

”Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.”

Deuteronômio 21:18-21

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.
Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.”

Provérbios 23:13-14

Versos retirados da primeira versão que encontrei online, pois esqueci a minha cópia da bíblia no outro casaco.
http://www.bibliaonline.com.br/acf/

uma leve ressalva aqui. A bíblia, segundo a própria hermenêutica cristã é uma revelação artística da palavra divina. portanto não deve ser seguida ao pé da letra (apesar de poder ser seguida assim)

o que deve ser levado em conta é a conduta pregada pela religião do acusado, não as escrituras, por conta deste valor simbólico.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Elven Paladin em 10 Dez 2010, 21:27

uma leve ressalva aqui. A bíblia, segundo a própria hermenêutica cristã é uma revelação artística da palavra divina. portanto não deve ser seguida ao pé da letra (apesar de poder ser seguida assim)

o que deve ser levado em conta é a conduta pregada pela religião do acusado, não as escrituras, por conta deste valor simbólico.

Salvo no caso da minoria (extremamente vocal) de literalistas bíblicos. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Ah se fosse por causa do RPG...

Mensagempor Cyrano em 10 Dez 2010, 23:02

Eltor Macnol escreveu:
Cyrano escreveu:Concordo bastante com a definição da wikipedia.

Primeiro pelo fato de o ateísmo ser uma posição ideológica, ou seja, acredita em uma ideia e possui um ideal. Quando falei que era uma religião, estava provocando e levantando as semelhanças entre a onda ateísta atual e uma religião.

Sim, estava provocando.

Por favor, pare de provocar.

Esse tipo de flamebait não acrescenta nada, apenas irrita quem já está cansado de ver essas provocaçõezinhas de "ateísmo=religião" e força a ignorar seu post pra evitar pesar o clima.

Não é. Forçada de barra tentar sugerir essa equivalência.

Dizer "eu acredito em Jesus Cristo, filho do Deus de Abraão, que nos salva de uma eternidade de sofrimento no inferno, e nos leva a uma pós-vida no paraíso" define automaticamente muito, muito, MUITO mais características implícitas sobre as filosofias da pessoa do que dizer "eu não acredito que uma divindade exista".

Resumindo: os cristãos creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando parte de uma força superior. Os ateus creem que um conjunto moral, seja ele qual for, é melhor quando não está atrelado a uma força superior.

Não. Os ateus acreditam que uma "força superior" não existe, então achar que seria melhor ou pior ter um conjunto moral atrelado a ela é uma pergunta irrelevante. Se nenhuma força superior existe, é certo que nossas morais não partem dela.

Eltor, calma lá! Confesso que fiquei bastante surpreso com a animosidade do seu post. Me soou até mesmo ofensivo.

Quando disse provocar usei a palavra no sentido de parar para pensar. Não quis ofendi, não disse que a crença é melhor que a não crença. Se você encarou meu post como provocação barata, ignore-o como se propôs a fazer. Não creio que o Ruben tenha encarado meus argumentos como pirraça, tanto que ele refutou meus argumentos. Simples assim.

Mas você tem razão, eu usei o exemplo um pouco equivocado. Insisti em comparar ateus a cristãos, mas deveria tê-los comparados a crentes. E dizer que uma pessoa crê ou não numa força superior simplesmente não define absolutamente nada sobre sua filosofia, vide a pluralidade de pensamentos e condutas entre os religiosos. Idem para os ateus.
Cyrano

Mensagempor Eltar em 10 Dez 2010, 23:13

Eltor Macnol escreveu:Minha linha de comentário nessa notícia foi basicamente: "olha que incongruente, uma pessoa estranhando que a religião não conteve a violência natural do cara...

Concordo contigo, o comentário que estava na notícia era simplesmente estúpido.
Eltor Macnol escreveu:...sendo que a religião foi justamente o que motivou ele a oprimir a filha daquele jeito, segundo as próprias palavras dele e das testemunhas da cidade".

Aqui tu diz que a religião é culpada pelo atos dele contra filha, achei essa parte meio besta, como o Khan falou, parece que ele era um homem de coração puro e a Bíblia o corrompeu. Fica igual a história da culpa do RPG, do Duke Nukem, etc "se não fosse o jogo isso não teria acontecido", é a mesma coisa aqui "se o cara não fosse religioso isso não teria acontecido".

Se não foi isso que tu tentou dizer, foi mal, mas foi o que pareceu, principalmente quando nos outros posts tu comenta sobre "os males da religião"(mesmo eu concordando a maioria deles).
Imagem
Eltar

Mensagempor AKImeru em 10 Dez 2010, 23:52

Cara o jeito que a menina morreu foi terrível. Que sujeito agressivo e covarde.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Dez 2010, 02:17

"Ah, mas nem se sabe qual a religião do cara."
"Ah, mas talvez ele seja de uma religião que nem segue a bíblia."
"Ah, mas talvez ele tenha entendido errado o que o pastor falou."
"Ah, mas talvez ele tenha agido por uma interpretação própria da bíblia, a igreja não orientou ele a oprimir a filha."
"Ah, mas talvez ele ACHE que estava seguindo a religião, mas ele não era um religioso de verdade."

Não, Eltor, minha condicional é simples: nenhum de vocês disse qual é a religião do cara, e estão generalizando a crença dele apenas pelo fato de ele ser evangélico.

A religião evangélica não é uma religião só, se divide em batistas, luteranos, calvinistas, anglicanos, pentecostais, neopentecostais. Cada uma dessas divisões ainda tem subdivisões. Cada uma com crenças próprias.

Como diabos você vai dizer qual delas está definindo as crenças do cidadão? Como saber se foi, realmente, a religião dele que o motivou?

A notícia não dá informações para isso. Talvez até para evitar represálias contra a igreja.

Pra quê tanto esforço em achar algum cantinho qualquer da notícia que possa ser usado pra livrar a cara da religião? Você também já deve ter conhecido por aí outros exemplos de filhas de evangélicos que são controladas rigidamente pelos pais por causa da religião deles. Eu sei que por aqui são bem comuns. Tudo na notícia indica que antes do crime esse pai era só mais um caso típico dessa linha de famílias evangélicas, faz sentido forçar tanto a barra pra tentar negar isso, tentar dizer que a religião não tinha influência nenhuma no tratamento que dava à filha?

Eltor, pela milésima vez: evangelicismo é um termo tão genérico quanto hinduísmo. Não quer dizer nada.

Se você me disser que pessoa X é evangélica, vai ter dito tanto quanto caso tivesse dito que pessoa Y é RPGista.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Dez 2010, 09:54

Vocês acreditam que a religião dele não tinha nada a ver com a motivação pra proibir a filha de namorar?

Que ele pertencia a uma religião evangélica misteriosa que não seguia a bíblia, não orientava a controlar rigidamente a filha, e não influenciou em nada a forma como ele a tratava... apesar de todos os testemunhos que indicam isso?

Não consigo acreditar que realmente pensem assim. Me parece só insistência pra continuar argumentando.

Larguei de mão.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Aluriel de Laurants em 11 Dez 2010, 11:08

manolo crente doido que deu roundhouse kick na filha escreveu:"Eu apenas quis corrigir a minha filha dentro das regras de nossa igreja e do respeito à família", disse ele à polícia."

A bitolação é um padrão que me faria apostar em Neopentecostal (a divisão protestante menos respeitada de todas), já que é tão necessário assim ter uma placa.

Isso não muda duas coisas. A primeira é a de que esse cara é um completo idiota que acha que corrigir a filha é dar chutes da cabeça dela pra ver se ela se ajeita na PORRADA.

A segunda é a de que a interpretação dele e talvez da própria igreja de como se deve "corrigir os filhos" (ODEIO ESSE TERMO) vai de encontro com a lei. E isso vai contra a constituição, sendo assim o cara merece um tempinho vendo sol nascer quadrado e recebendo massagens relaxantes dadas gratuitamente pela polícia.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 11:29

Eu acredito que pessoas são brutas, ignorantes e animais independente de suas religiões.

Porém que as Pentecostais tem pessoas brutas, ignorantes e animais em seu seio é um fato.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor KhanNoonienSingh em 11 Dez 2010, 12:49

"Ideologia! Eu quero uma pra viver!"

SE não houvessem ideologias metafísicas pra ele usar, ele simplesmente encontraria outros discursos. Sendo ele rígido, violento e controlador, encontraria um outro discurso, ou uma interpretação de outro discurso, rígido, violento e controlador.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Dez 2010, 15:03

Khan, e o resto dos pais evangélicos que oprimem as filhas e proíbem elas de namorarem? É só coincidência que tantos deles pertencem a igrejas que pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar?

Seria de um reducionismo ingênuo dizer que todo mundo que é de uma igreja evangélica desse tipo é violento, controlador, misógeno e oprime as filhas de forma irracional. Eu nunca disse isso, mas algumas das respostas aqui argumentam como se eu tivesse dito.

E aí surge o erro na direção oposta, um reducionismo absurdo ao dizer que não, nunca, de forma alguma a religião influenciou o jeito que ele tratou a filha. É só coincidência. O fato de ele ter a crença em uma entidade onipotente que reforçava as tendências opressoras dele, e lhe dava a certeza de estar agindo de forma divinamente inspirada, não teve participação alguma pra levar a esse desfecho.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 15:47

Eltor Macnol escreveu:Khan, e o resto dos pais evangélicos que oprimem as filhas e proíbem elas de namorarem? É só coincidência que tantos deles pertencem a igrejas que pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar?
Não, não é coincidência. Os pais que oprimem as filhas e as proibem de namorar tendem a procurar e se filiar a igrejas que pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar.

E aí surge o erro na direção oposta, um reducionismo absurdo ao dizer que não, nunca, de forma alguma a religião influenciou o jeito que ele tratou a filha. É só coincidência. O fato de ele ter a crença em uma entidade onipotente que reforçava as tendências opressoras dele, e lhe dava a certeza de estar agindo de forma divinamente inspirada, não teve participação alguma pra levar a esse desfecho.
Mas se não houvesse a religião ele encontraria outra pseudo-autoridade para justificar seus atos.
Maurício

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Dez 2010, 15:54

Vocês acreditam que a religião dele não tinha nada a ver com a motivação pra proibir a filha de namorar?

Que ele pertencia a uma religião evangélica misteriosa que não seguia a bíblia, não orientava a controlar rigidamente a filha, e não influenciou em nada a forma como ele a tratava... apesar de todos os testemunhos que indicam isso?

Não consigo acreditar que realmente pensem assim. Me parece só insistência pra continuar argumentando.

Larguei de mão.

Eltor, cansei. Você não leu absolutamente nada do que eu disse.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic