Moderador: Moderadores
Eltor escreveu:Eu não estou culpando todas as religiões, eu estou culpando a religião evangélica que ele segue. Ou melhor, ELE está. Se tu acha que a religião não influenciou a mente do cara, vai dizer isso pra ele.

Sobre qual a religião do cara temos que ter ciencia de que se "ateus" não são um grupo coeso que pode ser julgado como um só então "evangélicos" também não são. Não dá pra usar pesos e medidas diferentes.
O ateu crê na justiça, crê no respeito...
Rub escreveu:Bah agnelo, se é a notícia que eu to pensando, depois foi descoberto que os assassinos tavam planejando isso há tempos, pq queria roubar a família.
Rub escreveu:Locke escreveu:Sobre qual a religião do cara temos que ter ciencia de que se "ateus" não são um grupo coeso que pode ser julgado como um só então "evangélicos" também não são. Não dá pra usar pesos e medidas diferentes.
Eu insisto que tu não pode usar os mesmos pesos e medidas. O motivo é simples: religiões oferecem uma bússola moral, um modelo do que é certo errado, ou seja, estabelece um ideal.

"Foi uma forma de usar o RPG como forma de tentar abrandar a acusação, talvez alegar insânidade, sei lá."

Ruben_Ladwig escreveu:Eu insisto que tu não pode usar os mesmos pesos e medidas. O motivo é simples: religiões oferecem uma bússola moral, um modelo do que é certo errado, ou seja, estabelece um ideal. O ateísmo não tem isso, não há qualquer moral no ateísmo, nem mesmo quando o cyrano disse:O ateu crê na justiça, crê no respeito...
Pô, quem pode ser contra essas coisas? Mas o ateísmo não tem nada de justiça, respeito, nem nada. É essencialmente amoral. É simplesmente a ausência de crença em divindade. Então eu não vejo como usar os mesmos pesos e medidas pra duas coisas que são essencialmente diferentes.
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos:
1 - Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
2 - Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
3 - Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
4 - Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
5 - Promover sistemas éticos seculares;
6 - Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
7 - Promover o pensamento crítico e o método científico; e
8 - Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.
Também é verdade que, ao não aderir aos sistemas éticos religiosos, cabe aos ateus apresentar outros sistemas e mostrar sua superioridade, sob pena de dar razão, ainda que tangencialmente, às críticas que recebemos. Sabemos que o indivíduo médio pouco sabe de filosofia moral, e não parece que o ateu médio tenha um especial conhecimento sobre essa delicada matéria. Se ele não tem esse conhecimento, está pobremente guiado para fazer julgamentos morais.
KhanNoonienSingh escreveu:Então vamos colocar em pé de igualdade e ao invés de atéismo vs religião, vamos por teísmo versus ateísmo.
Simplesmente acreditar no metafísico, sem se prender a correntes ideologicas específicas (religiões) é também amoral, é simplesmente a crença em algo invisível, que não leva ninguém também a fazer A ou B.
Posso inclusive pegar todo aquele parágrafo, e mudando poucas coisas, em assencial tirando o A do ateísmo e mais algumas modificações, dizer o mesmo do teísmo.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes