Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Carol a hiperativa em 29 Fev 2008, 16:47

EU NÃO TO FALANDO DE BOLSA CASPITA!!! :evil:

To falando de PONTOS!!! Se a pessoa está estudando na PUC graças ao ENEM, é porque o PROUNI está pagando pra ela porque convenhamos, PUC é cara demais T.T, mas ela estuda lá porque ela foi competente e estudiosa!!!Porque ela foi bem na prova, e não porque uns pontinhus mediocres do ENEM ajudaram ela a entrar ¬¬

VCs estão se esquecendo que todo vestibulando presta ENEM ¬¬, todos...aquele que não presta ou é bobo kkk, ou é muito bom XD.

Agora me entenderam??? OS PONTOS fornecidos pelo ENEM não te ajudam a entrar! Eles ajudam a pagar as faculdades caras, isso sim é ajuda! Porque pagar 1000 conto por mes é loucura O.O
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor Myako Lumine em 29 Fev 2008, 16:49

Não tô aqui pra discutir, não esse assunto. Vou expor a minha opinião que não passa de um mero achismo. Não entendo do assunto e, que me perdoem, não pretendo entender.

(Não sou contra, mas também não sou a favor das cotas, que deixe isso bem claro.)

Eu acho que ao mesmo tempo que as cotas buscam, AHEM, "facilitar" a entrada de negros nas universidades, ela cria um grande preconceito.

Por quê?

OK, tem toda uma história por trás de toda essa discriminação, MAS, ao mesmo tempo, as leis e regras que protegem e/ou buscam aliviar o preconceito que cai sobre indígenas e negros, por exemplo, acabam criando mais preconceito.

Uma parte significativa da população já os olha com outros olhos por fatores históricos. Tendo leis que os protegem, então, eles olham com olhos ainda mais diferentes. Diferentes no sentido de preconceituosos. Afinal, as leis acabam passando a idéia de que eles são seres que "não têm capacidade de se defender", ou, de uma forma mais pejorativa, inferiores. Como animais e crianças.

Outro exemplo são pessoas que têm direito a cotas, mas que passam sem elas. As pessoas tendem a dizer o quê? "Aí, passou pelas cotas." Sim, isso é preconceito. E, sim, é acentuado pela existência das cotas, pelo menos ao meu ver.

Em várias empresas, o salário de um negro é menor do que o de outros funcionários que façam o mesmo trabalho. Isso faz com que uma família negra tenha menores condições do que de outras famílias. Isso, no fim, acaba fazendo com que crianças negras tenham menos acesso a educação, o que faz com que não aprendam tanto, e tenham dificuldades em entrar na faculdade. [Apenas exemplificando, não generalizando! Não estou querendo dizer que não existem negros qualificados, OK?]

Sinceramente, deveriam tomar vergonha na cara e investir na educação do povo e da mudança dessa mente que as pessoas têm sobre os negros ao invés de ficar criando um tapa-buraco que, no final, mais atrapalha do que ajuda. (Vamos levar em consideração que algumas pessoas que merecem mais do que alguns negros - seja por terem tido oportunidade ou por terem se esforçado mais - não conseguem entrar na faculdade por causa das cotas.)

Acho que é só. Desculpem se fui ofensiva ou se me expressei mal. o/

Obs: Sim, eu li o tópico todo, MAS não me prendi às opiniões de ninguém, nem pretendo contestá-las aqui.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor Agatha em 29 Fev 2008, 16:50

Natsuiro escreveu:Ah... outra coisa: não conheço colégio público algum que faça o aluno passar em faculdade de primeira. Claro, "vai de aluno"... mas mesmo da escola da qual vim [fiz ensino médio aqui em São José do Rio Preto, considerada melhor cidade do estado de São Paulo para morar e também por ensino, blábláblá] os que passaram de primeira ralaram MUITO em cursinhos e/ou aulas particulares em horário fora da escola (e ainda assim foram poucos).

Prazer, CEFET, Cap e Pedro II.

Edit: Carol, sinceramente, me perco nos seus posts. O ENEM não só te ajuda com bolsa como te ajuda a ingressar na PUC (sem bolsa). Então, os 'pontinhos medíocres' do ENEM te põem na melhor faculdade paga do país. Claro que as melhores colocações ganham bolsa, mas não são todas. Como já disse, 50% das vagas de cada curso são para o ENEM.

E pagar R$1000,00 nem uma faculdade não é loucura se você pode fazê-lo.
Imagem
Agatha

Mensagempor Carol a hiperativa em 29 Fev 2008, 17:00

Bem... você se enganou, mocinha. o/
A 'nota de corte' a qual me referi não diz respeito a esta que você citou, mas sim a nota do último convocado ["primeira" chamada]. Eles estão lá, felizes a estudar na UNESP, Unicamp , etc... basicamente porque o Enem empurrou eles pra cima.

Parabéns pra eles, são a EXESSÃO! Garanto isso ¬¬, parabéns mesmo são 1% dos vestibulandos ¬¬, gente...parem de usar exessões como exemplo, caramba ¬¬

Fora que não foi a pontuação do ENEM que fez eles entrarem, vc esqueceu que TODO MUNDO faz ENEM??? ¬¬ todos...repito TODOS fazem, da mesma forma que os seus amigos ganharam 3 ou 4 pontos do ENEM, MUITOS outros candidatos ganharam isso ai tb, eles passaram não pelo ENEM, mas porque foram bem na prova mesmo XD.

Quando aos colegios publicos de qualidade, eu conheço um aqui em SP chamado "andronico" que fica localizado no bairro da vila sônia, todo ano passam uns 2 ou 3 direto na USP O.O, mas ele é a exessão, eu compreendo ^_^

E vc fala como em TODOS os colegios particulares tivessemos gente que passa de primeira, não tem não O.O eu mesmo to fazendo cursinho, os colegios particulares que eu estudei eram BEM de 2º mão...(foi na trave...T.T, mas cá estou eu denovo tentando).

E EU REPITO!!!(sim carol tem problemas com as palavras, num discurso ao vivo tudo isso teria cido resolvido T.T)

O ENEM não ajuda, porque TODO mundo presta ele! Sim ele te deu 4 pontos, legal pra todo mundo ele deu tb!!!Se vc passou é porque vc é BOM! Porque vc foi BEM na prova independente do ENEM ou não!

CASPITA será que não persebem que as faculdades só usam o ENEM porque o governo quase implora pra elas fazerem isso? Porque isso é uma forma de "camuflar" a realidade drastica do ensino medio brasileiro? Só eu persebo isso?
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor Agatha em 29 Fev 2008, 17:13

O ENEM não ajuda, porque TODO mundo presta ele! Sim ele te deu 4 pontos, legal pra todo mundo ele deu tb!!!Se vc passou é porque vc é BOM! Porque vc foi BEM na prova independente do ENEM ou não!

Ok. Vou me ater ao exemplo da PUC.

Você pode ingressar na PUC de dois modos: um pelo próprio vestibular da faculdade e outro pelo ENEM. São duas notas independentes. E ENEM não te ajuda a ingressar na PUC. Ele te põe lá dentro. A prova do ENEM conta, pra PUC e para outras faculdades do Rio, como um vestibular 'paralelo', com pontuação de 0 a 100. Exemplo: o curso de Comunicação Social tem 240 vagas, das quais 120 (50%) são para os candidatos que conseguiram as 120 maiores pontuações no ENEM.

Entendeu o que eu quero dizer?

Eu não sei em relação as faculdades públicas, já que nenhuma aqui no Rio aceita o ENEM, mas nas pagas o ENEM é bizarramente útil.
Imagem
Agatha

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 17:18

As vagas são merecedoras dos melhores, não dos "menos afortunados" ou dos que tem um nível mais concentrado de melanina na pele do que os outros. Falar que "Essas 10% de vagas são para os negros, essas 5% pros que estudaram em colégio público e uns 3% pra índios" é nada mais que preconceito.

Na verdade, todos os alunos capaz de atingir a nota mínima merecem uma vaga na universidade. O único motivo pelo qual nem todos entram é porque não há vagas suficientes. A rigor, poderiam muito bem usar outro critério para determinar quem entra - sorteio, talvez - porque o vestibular NÃO determina quem são os melhores.

A nota do vestibular não tem nada a ver com o desempenho universitário. Ela não mede inteligência. Ela não mede além da capacidade de preencher as respostas de vestibular. Por isso esse papo de meritocracia no vestibular é besteira. E não sou eu falando, essa é a opinião dos próprios reitores das universidades.

Myako, você levantou uma questão bem complicada de se responder... quando estiver em casa eu me dedico a esse ponto.

Quanto ao Enem, eu vou apenas dizer que ele é considerado internacionalmente como uma das melhores avaliações nacionais, e inclusive o MEC presta consultoria para Japão e Suíça sobre como eles podem adaptar o ENEM ao sistema educacional de lá...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vinicius em 29 Fev 2008, 17:24

Me pergunto se essas cotas não aumentariam ainda mais o racismo. Como por exemplo quando formos fazer uma entrevista de emprego, o desemprego entre os negros já é mais alto, agora que a entrada deles é facilitada na faculdade, não é possível que quando um negro vá fazer uma entrevista de emprego, o entrevistador perguntar se ele entrou, ou não, pelas cotas?

E então seria possível que ele prefira contratar um branco que passou sem cotas do que um negro que passou pelas cotas.

Uma coisa que observei no vestibular da UFRGS de 2008 foi que em certos cursos, haviam mais vagas para negros do que os próprios negros inscritos, em um curso haviam 9 vagas para negros e apenas 8 fizeram o vestibular.

Lune, eu critico as cotas principalmente por que elas são um remendo. É aquele negócio do "jeitinho brasileiro".
:frenzied:
Vinicius

Mensagempor Tybert em 29 Fev 2008, 17:26

Sou contra a implantação das cotas porque ela vai acabar beneficiando na maioria dos casos a parte mais abastada da população afrodescendente, que em última instância poderia concorrer de igual para igual, enquanto a parte mais pobre (que realmente precisa) continuará na merda.

Isso sem falar que colocar essas pessoas na universidade é só o começo, deveria haver uma política que as ajudasse a continuar nela. Não é pequeno o índice de desistência nas universidades públicas.

Essa medida é populista. Poucos vão ser beneficiados e muitos vão sofrer com o racismo institucionalizado.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 17:38

Lune, eu critico as cotas principalmente por que elas são um remendo. É aquele negócio do "jeitinho brasileiro".

Mas elas são feitas para ser um remendo! É como criticar os paramédicos por não retirarem a bala do ferimento... a função deles é só manter o paciente vivo até chegar no hospital. Da mesma forma, a função das cotas é só servir como um tapa-buraco até que as políticas permanentes, como a reforma do ensino básico, surtam efeito.
Sou contra a implantação das cotas porque ela vai acabar beneficiando na maioria dos casos a parte mais abastada da população afrodescendente, que em última instância poderia concorrer de igual para igual,

Questionável. Eu só conheço os dados da UnB, e a imensa maioria dos cotistas são de fato pessoas em situação de vulnerabilidade social (mais de 80% deles utilizam os alojamentos da universidade e recebem desconto no RU por serem estudantes de baixa renda). Não sei se no resto do país é da mesma forma, entretanto, então concedo que pode ser diferente.

Por outro lado, isso é irrelevante: a função das cotas não é remediar a desigualdade social, e sim a desigualdade racial. Para o propósito dessas cotas em particular, não importa se forem negros ricos ou pobres, o que importa é que sejam negros (a idéia é aumentar o acesso dos negros à elite formadora de opinião, como creio que já mencionei).
Isso sem falar que colocar essas pessoas na universidade é só o começo, deveria haver uma política que as ajudasse a continuar nela. Não é pequeno o índice de desistência nas universidades públicas.

Deveria mesmo. Na UnB tem.
Mas novamente, essa é uma crítica indireta - a desistência das universidades não é culpa das cotas...

Quanto ao "racismo institucionalizado" que a Myako comentou e aparentemente se tornou o assunto da vez, eu respondo quando estiver em casa.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 29 Fev 2008, 17:50

O Lune respondeu da mesma forma que eu responderia várias das perguntas daqui.

Também tenho amigos que passaram, ignorando o sistema de cotas e indo normalmente. Mas eu digo cara, isso prejudica, frustra, e acima de tudo, segrega.

Você não percebe que já existe uma segregação social ANTES do vestibular?

Eu pelo menos acho que deviamos ser reconhecidos pelo que somos não pela cor da pele.

Concordo plenamente, cigano. e enquanto os negros forem vistos pelo que são, e não como bandidos, continuo a apoiar o sistema de cotas.

Cotas para Negros são um absurdo, uma prova de racismo e discriminação.

Você não vê que já existe racismo e discriminação com eles antes do vestibular?

Sou contra a implantação das cotas porque ela vai acabar beneficiando na maioria dos casos a parte mais abastada da população afrodescendente, que em última instância poderia concorrer de igual para igual, enquanto a parte mais pobre (que realmente precisa) continuará na merda.

Tybert, repara, mas repara com atenção... o número de negros ricos entre negros é proporcional ao número de brancos ricos entre brancos?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Tybert em 29 Fev 2008, 18:06

Tybert, repara, mas repara com atenção... o número de negros ricos entre negros é proporcional ao número de brancos ricos entre brancos?

Provavelmente não. Mas isso não modifica o fato de que a população que mais carece de integração na sociedade é a população pobre. Com a melhora na vida de um, a família toda pode melhorar suas condições.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Pijama em 29 Fev 2008, 19:30

Esse assunto é espinhento.

Eu não teria problema algum (e creio que a grande maioria dos que se posicionam contra) se ao invés de reservar 30% das vagas universitárias para cotistas, fossem acrescentadas 30%. Mas como esse é o caminho mais difícil para nosso governo...

É um assunto bem complexo: Tem a situação social, a histórica, a econômica, e obviamente a política. Penso que a idéia é correta - afinal, não há motivo para o Estado não ajudar os mais desfavorecidos quando ele pode (Não vou discutir Neoliberalismo-Thatcher-Reagan-Welfare State-Keynes aqui beleuza?). Porém, tenho sérios problemas com sua execução.

Vocês já sabem de cor e salteado sobre as situações acima. Que a grande maioria negra é pobre, não tem acesso a educação de qualidade etc. e tal, portanto não vou entrar nisso. Mas sabemos que há preconceito SIM, e é inegável. E pior ainda, a "Cultura do Vestibular" que em minha opinião é uma das grandes responsáveis pela atual condição de nossa educação. Vestibular não mostra NADA... Só a capacidade de preencher folha de resposta (Tenho certeza que vão discordar de mim aqui).

E já tem outro cenário pra imaginar: O do emprego. O beneficiado passa, vai pra universidade, mantém uma média excelente e se forma com todas as honras. Mas aposto que lá na frente um patrão vai ver o currículo do cidadão formado e se souber que é cotista, já vai ficar de pá virada e fazer cara feia. Portanto, já não é tão funcional quanto deveria ser.

Ainda acho que no fim das contas, quem se deu bem foi o Estado. Joga a culpa na sociedade, que fica discutindo quem tá certo e quem tá errado, e enquanto essa lenga lenga durar, serão poucos os que vão cobrar do principal responsável. Sem grandes resultados, claro...

Enfim. O que quero dizer é: Tomara que funcione.
Sad to say I must be on me way
So buy me beer and whiskey 'cause I'm going far away
I'd like to think of me returning when I can
To the greatest little boozer and to Sally MacLennane

---