Locke Winchester escreveu:Conversamos sobre algo parecido no chat esses tempos:
A prisão é uma forma de reeducar um individuo para que possamos reintegrá-lo a sociedade? Ou é uma forma de punir o individuo pelo que ele fez de errado?
Se partimos do princípio de que há pessoas que criminosos não tem mais como ser reintegradas então que paremos com a hipocrisia de ter sistema carcerário e penal, vamos executar todo mundo, o modelo chinês.
Eu, Agnelo, pessoa física, creio que se há um sistema prisional que seja pra preparar essas criaturas pra voltar a sociedade, como pessoas produtivas. E nem adianta dizer que temos outras prioridades, é óbvio que as temos, milhares delas. E o estado precisa buscar a melhor forma de atender todas elas.
A prisão como punição é um conceito bobo, a "vingança" estatal, não cura os males criados pelo crime.
Atualmente a ideologia por trás do nossos sistema penal é justamente o de reabilitar os presidiários, diferentemente do sistema americano, que tem como objetivo punir. Mas não existe infra-estrutura para implantar este modelo em TODOS presídios brasileiros.
Eu, Iuri, concordo que um modelo de reabilitação é a melhor coisa a se fazer. Há porém criminosos cuja moral é completamente diferente da "padrão" de nossa cultura, e dificilmente a prisão iria reabilitá-lo. Autores crimes reincidentes ou hediondos podem cair nesta categoria. Apoio o assassínio dos criminosos nestes casos.
Além disso, tem que ver que a realidade é que nossas prisões NÃO estão reabilitando porra nenhuma (existem exceções, mas me refiro às prisões comuns que são maioria por aqui). E então? Vamos deixar os caras comandarem tudo até que tenhamos um modelo de prisão perfeito? Discordo. Eu, Iuri, acho que enquanto não implantamos completamente uma forma de reabilitação de criminosos, uma pena de morte seria bem vinda.
Alguém aqui já viu alguém dizendo que o BOPE devia entrar em Brasília metendo bala em todo mundo?
Não acho que roubo seja crime passível de pena capital. O que merece receber bala é aquele cara que mata ou tortura gente. Esse tipo perigoso, sabe? Ja fui roubado E assaltado (duas vezes), e não acho que aqueles caras devam morrer por isso (apesar que eu queria muito dar uma surra nos segundos

), por outro lado, sempre que ouço uma história de "jovens da classe média tocando fogo em algum indio/mendigo" aí sim eu acho que merece morte.
Nem tudo é dinheiro. Um traficante, embora ganhe 10 mil por mês, sabe que ele põe a família dele em risco, vai ter que matar amigo de infância e etc. Então se você der uma oportunidade pra eles, alguns deles vão preferir ganhar menos mas ter sua família em segurança, poder dormir mais sossegado.
Por mais que eles se importem com familia e amigos, o dinheiro do tráfico vem primeiro.