Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Tybert em 19 Mar 2008, 10:51

Justamente, não afeta. mas se a maioria dos pessoas oriundas de famílias pobres e de escola pública que consegue passar no vestibular for branca, fica aí mais uma evidência de que, socialmente, brancos possuem mais facilidade (já não tá óbvio com aquela pesquisa do desempenho escolar?)

O que você quer dizer exatamente com "socialmente, brancos possuem mais facilidade"? Essa afirmação, além de soar tremendamente e estupidamente racista, só mostra uma interpretação extremamente equivocada e simplista dos dados.

Uma coisa nunca teve nada a ver com a outra. Brancos e negros nas mesmas escolas, mesmas condições sociais, tem as mesmas oportunidades. Não precisam de absolutamente nenhum tratamento diferenciado entre si.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Fëanor em 19 Mar 2008, 12:03

Imagina o cara sofrendo por preconceito e sem poder recorrer ao estado, que não reconhece a existência disto! coitado...

Isso é o oposto do que ele disse:

"O Estado deveria ser o primeiro ignorar conceito de raça e assim promover um tratamento isonômico para todos. Não é o que ocorre.."

Não, o "crime" não é esse, é a sociedade impor mais dificuldades ao negro.

O governo tem de prejudicar nossas vidas prejudicadas por culpa de uma minoria que é racista?

Skin, skar, se resolvam caso desejem. justamente por não reconhecer que riqueza é algo estático, é que as cotas vem para tentar influenciar uma progressão à igualdade entre as raças naquela classe mais abastada, o que por sua vez pode diminuir a discriminação, que por sua vez pode transformar o contexto social.

Isso, cotas na faculdade vão consertar tudo!

Ó, a utopia...

Uma coisa nunca teve nada a ver com a outra. Brancos e negros nas mesmas escolas, mesmas condições sociais, tem as mesmas oportunidades. Não precisam de absolutamente nenhum tratamento diferenciado entre si.

O que ele diz é que o aluno negro sofre preconceito e por isso tem notas mais baixas.
E por esse motivo ele deve ter cotas na faculdade. :sobrancelha:
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Fëanor em 19 Mar 2008, 12:09

Depende do sistema. na UnB, se você concorre pelas cotas, não pode concorrer às vagas comuns. mas vamos seguir sua linha de pensamento: tá, eles seriam "superiores" (?) no vestibular. mas em toda a vida escolar, quem foi "superior"? o branco (volto a citar a pesquisa da média de desempenho).

E é a faculdade que tem que consertar isso, não a escola em que ele sofreu discriminação?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Skinwalker em 19 Mar 2008, 12:18

Me diga agora: Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular, ao mesmo tempo em que um "afrodescendente" que tira uma nota bem menor, consegue entrar no mesmo curso ??????????????????

Não ser aprovado no vestibular agora é punição? Essa é nova.
você fala como se os brancos estivessem condenados a não conseguirem vaga, sendo que na verdade é apenas a concorrência que se tornou mais acirrada.

Tudo que você fez aqui foi desconversar e ignorar minha pergunta...

Primeiro: ONDE foi que eu disse que não ser aprovado no vestibular é punição ????????????????

O ponto não é o fato do menino branco não ter sido aprovado no vestibular...

O vestibular é uma competição, e todos aqui sabemos que só uma minoria será aprovada...

O problema está no fato de que um "afrodescendente" foi aprovado no mesmo curso apesar de ter tirado uma nota MENOR, coisa que, pra você, é NATURAL, já o que negro é "injustiçado pelo contexto social".

E você ainda me vem com um "apenas que a concorrência se tornou mais acirrada". Cara, ao contrário dos negros, os brancos NÃO TÊM VAGA GARANTIDA NA UNIVERSIDADE. No caso, parte das vagas, que antes poderiam ser ocupadas por qualquer um foram roubadas pelo estado (que é sutentado por toda a população brasileira), e entregues, de presente, a UM único grupo de interesse ( no caso, os "negros").

Imagina o cara sofrendo por preconceito e sem poder recorrer ao estado, que não reconhece a existência disto! coitado...

Claro, é usando o estado para promover MAIS preconceito que vamos acabar resolvendo o problema...

...você por acaso concorda com uma certa ministra que eu citei a alguns posts atrás ???????????????

Cara, eu certamente não estou simplificando a situação. Aliás, faço questão toda hora de nos lembrar mos de uma série de fatores, que compõe o temido "contexto social". Se prefere ver isto como ser reducionista, quem sou eu pra te censurar?

Você só fala de "contexto social" e de que "a sociedade prejudica os negros" e desconversa quando é questionado...

...se isso não é reducionismo, então não sei o que é...

Dado o (tcharam) contexto social, onde o preconceito já se encontra institucionalizado de tal maneira que nem sempre é possível percebê-lo? imagino que as "consequências maiores" sejam positivas.

Você diz que os negros têm o mesmo potencial que os brancos, só que diz, ao mesmo tempo, que eles são "injustiçados pela sociedade" e por isso merecem tratamento diferenciado...

...Todos são iguais (no caso, têm direitos iguas). Mas pra você, FreeSample, os "negros" são mais iguais que todo resto...

Imagina só: cotas para os negros no cinema, de modo que parte dos negros que entrem no cinema possam assistir filmes de graça (a custa daqueles que pagaram sua entrada). Cotas para negros em ônibus, para que negros possam ir de graça nos mesmos (e mais uma vez, quem paga a conta é quem pagou sua passagem)...

...E viva as ações afirmativas...

...Você ainda não notou a contradição em que você mesmo se colocou ???????????????????

Não, o "crime" não é esse, é a sociedade impor mais dificuldades ao negro. Você vê a questão por um ângulo que acaba ignorando.. ah, bem, vc sabe o que eu iria dizer aqui.

Não, é reconhecer que a sociedade coloca mais obstáculos a eles. próxima...

Logo a sociedade vira um ente com vida própria que ativamente prejudica os negros...

Você sabe o que é hipostatização ?????????????????????????
Skinwalker

Mensagempor Agnelo em 19 Mar 2008, 12:22

Skinwalker escreveu:Primeiro: ONDE foi que eu disse que não ser aprovado no vestibular é punição ????????????????

Aqui:

Skinwalker escreveu:Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Faerunian em 19 Mar 2008, 12:59

FreeSample, este link que você postou não prova nada. E sobre este estudo (você apontou duas notícias extremamente superficiais), ainda estou lendo; esse sim é um estudo que pode provar que a sociedade brasileira é racista - o que, ainda, não coloca o racismo como fator contra a ascensão social do negro (pretos e pardos). Mas ainda estou no capítulo 2; vou terminar de ler para falar algo.
Imagem
Faerunian

Mensagempor kimble em 19 Mar 2008, 13:11

Calma lá, que vai beneficiar apenas os negros pobres é mentira, até eu digo isso. mas convenhamos: existem negros ricos em qualquer esquina? eles vão se beneficiar, mas isso não significa que o negro pobre também não. E aproveitando os comentários do kimble, não vejo problema nos negros ricos competirem mais porvagas em direito e medicina. afinal, são cursos cujo prestígio, felizmente, está desmoronando.

Tá, vamos por parte. Se o negro rico se beneficia, o sistema adotado prova que é falho e não é a solução. Porque o que as cotas pretendem é fazer com que os negros pobres, sem condições de competir igualmente com os brancos (que aqui são generalizados como possuindo recursos financeiros para ter uma educação de qualidade) consigam vagas na faculdade. Garantir a tal inclusão social. Novamente, seguindo o raciocínio adotado pela legislação, inclusão social neste caso significa possuir recursos financeiros para receber uma educação de qualidade superior e assim ter mais chances de passar no vestibular. A pessoa, branca ou negra, 'rica' nunca deveria ter chance então de passar usando das cotas. Se você assume que o negro rico vai conseguir entrar utilizando as cotas, então isso só prova que o sistema falha em promover a inclusão social.
"Mas alguns pobres vão passar também!", você pode argumentar. A lei não foi feita para alguns. Nós voltamos a mesma situação anterior, gente sem condições econômicas competindo com gente que pode pagar uma educação de qualidade. Quem será que vai conseguir a maioria dessas vagas? E eu não sei se sou só eu, mas ninguém mais acha engraçado que ninguém durante a elaboração da lei questionou como é falha que a restrição seja a cursar ensino público? E não alguma forma de medir o nível econômico onde a pessoa se encontra, como declaração de imposto de rendas dos pais ou rendimento familiar?
E agora na questão de direito, medicina, e etc. Independente do status, essas são áreas que permitem que os profissionais alcancem altos salários (principalmente direito, indo para o funcionalismo público). Se o negro pobre continua não podendo cursar direito (e áreas similares) porque não pode arcar com as despesas, então o sistema é falho porque não permite inclusão social real. A não ser que alguém aceite que a parte da minoria que já é economicamente privilegiada conseguindo realizar e terminar o curso enquanto a parte da minoria que é realmente excluída (segundo as definições da lei) não tem o mesmo acesso, é uma forma de inclusão social.
E se alguém quiser brigar por novas cotas, por favor, me inclui então. Parte dos meus antepassados é de origem judaica (as outras 243 origens não contam, vamos fingir que eu não sou BRASILEIRO), quero minhas cotas pelo Holocausto.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Mar 2008, 13:44

claro!
o menino do exemplo foi punido pela falta de melanina na pele

isso é um crime gravíssimo sabe?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Skinwalker em 19 Mar 2008, 13:58

Aqui:

Skinwalker escreveu:
Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular

ai ai...

...olha, Pichu entendeu perfeitamente o que eu disse...

...isso é sinal de que você não leu minha pergunta direito...

...ser reprovado(a) no vestibular, por si só, não é punição (todos que encaram o vestibular sabem que só uma pequena parte dos vestibulandos será aprovada). Porém isso só se aplica quando as regras do jogo são IGUAIS para todo mundo...

...A reprovação acaba se tornando uma punição SIM quando você perde sua vaga para alguém que tirou uma nota MENOR que a sua...

...e é nesse aspecto em que falei que a reprovação pode ser uma punição...

...eu tinha editado esse post e reformulado a pergunta, só que, agora, analisando melhor, vejo que ela está suficientemente clara...

...eu também NÃO VOU explicar isso de novo...

Skin, skar, se resolvam caso desejem. justamente por não reconhecer que riqueza é algo estático, é que as coptas vem para tentar influenciar uma progressão à igualdade entre as raças naquela classe mais abastada, o que por sua vez pode diminuir a discriminação, que por sua vez pode transformar o contexto social.

Tão errado quanto acreditar que riqueza é algo estatico...

...é querer determinar, artificialmente (ou seja, através do estado), o quanto cada um terá direito a ter dessa riqueza que é criada...
Editado pela última vez por Skinwalker em 19 Mar 2008, 15:18, em um total de 3 vezes.
Skinwalker

Mensagempor Skar em 19 Mar 2008, 14:57

Skin: Só uma coisa não disse q a riqueza é estática, disse q as classes q estão tendem a tentar ganhar mais as custas das outras classes. Isso é um comportamento de tentativa de se manter no ponto mais alto das classes.
Se a gente for entrar nesse asunto é melhor fazer um novo tópico.

Sim, ele se encontra, mas ele não é exclusivamente o cerne.

Então qual seria o cerne. Se não é o de permitir q os individuos negros tenham chance de competir com os brancos superiores?

Com a desigualdade em si, nada contra mesmo. o errado é o que a cria e a mantém.

O q cria e mantém é um ensino fundamental ruim. Q não permiti q pessoas pobres tenham acesso a uma boa educação.

Não ser aprovado no vestibular agora é punição? Essa é nova.
você fala como se os brancos estivessem condenados a não conseguirem vaga, sendo que na verdade é apenas a concorrência que se tornou mais acirrada.

Pra muita gente q não passa é uma punição msm. E não tornou a competição mais acirrada tornou ela masi racista.

Não, o "crime" não é esse, é a sociedade impor mais dificuldades ao negro. Você vê a questão por um ângulo que acaba ignorando.. ah, bem, vc sabe o que eu iria dizer aqui.

Cara a dificuldade está em vc entender q não é dificuldade q só o negro sofre. E sim q todos os q não possuem renda suficiente pra dar uma boa educação pra seus filhos.

Não, é reconhecer que a sociedade coloca mais obstáculos a eles. próxima.

Eu quero um estudo q um negro e um branco nas msm condições o branco tenha mais chances de sair melhor na vida. E sério vc não leu nada do q o faeruniano postou nesse tópico.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Skar em 19 Mar 2008, 15:11

Negro rico (coisa rara, convenhamos), apesar de sua condição melhor, ainda sofrem discriminação.

Sim uma discriminação q o impede de seguir a sua vida né?

As vagas não estão sendo dadas, estão sendo reservadas. Por isso, ao meu ver, não são parecidas.

Eles só colocaram um nome mais bonito. Pq no final os alunos negros passam com notas baixissimas q normalmente renderiam o último lugar e não uma vaga. E se aceitar estudantes q não conseguem uma nota aceitavel para o curso não é dar nção sei mais o q é.

Visavam mostrar que racismo existia, e cumpriram bem seu propósito. Mas isso não justifica dizer que todos os exemplo que dei eram pontuais, oras.

Mas todos os exemplos q vc deu são pontuais. Não estou dizendo q vc está errado mas vc deveria aceitar os nossos exemplos tbm.

Não acho inofensivo (e nem normal, só vi isso um única vez). no entanto, o fato de um cotista se gabar disso não invalida as cotas - elas nao obrigam seus beneficiados a se comportarem de determinada forma. além do mais, o fato dele falar isso não significa que ele tomou de fato a vaga de outro. pensar que ele tomou é demonstrar falta de esclarecimento.

Mas ele TOMOU. Ele pegou um vaga q ele não seria capaz de conseguir com a nota dele. E é claro q isso não o obriga a tomar uma atitude como não vai obrigar os brancos dizerem q os "negros são incapazes de conseguir as coisas sozinhos" até aqueles q não eram racistas.

Depende do sistema. na UnB, se você concorre pelas cotas, não pode concorrer às vagas comuns. mas vamos seguir sua linha de pensamento: tá, eles seriam "superiores" (?) no vestibular. mas em toda a vida escolar, quem foi "superior"? o branco (volto a citar a pesquisa da média de desempenho).

Então um erro ra justificar outro. Q legal.

Numa sociedade onde temos 45% auto-declarados negros? isso é ignorar o contexto social, não faz sentido os 33% - faria se houvesse um branco para cada negro e para cada indígena. Não é o caso.

Entao 45% pra branncos e 10% pra indios

Isso é paranóia. e mesmo que formem, ainda estão sujeitos às mesmas leis que os brancos.

Sim, e se formarem vamos ter um racismo absurdo aqui nesse pais. Vamos nos toorna allgo parecido com o USA onde o negro está errado até q se prove o contrário.

Calma lá, que vai beneficiar apenas os negros pobres é mentira, até eu digo isso. mas convenhamos: existem negros ricos em qualquer esquina? eles vão se beneficiar, mas isso não significa que o negro pobre também não. E aproveitando os comentários do kimble, não vejo problema nos negros ricos competirem mais porvagas em direito e medicina. afinal, são cursos cujo prestígio, felizmente, está desmoronando.

o Kimble falou perfeitamente.

Tem que mudar mesmo, mas a sociedade também precisa. se existe racismo E discriminação, a sociedade não tá certa. simples assim.

Isso é utopia. Discriminação vai ocorrer em qualquer época a diferença é q seguindo os passos atuais , sem cotas, ela estava diminuindo.

Quando não é o branco a ser beneficiado, é fácil ver o alardeamento de que "somos todos iguais", não é mesmo? por que não dizemos isso quando nos deparamos como os casos dos links acima, por exemplo? por que aqueles policiais não dizem isso, também?
Reconhecer desigualdades sociais não implica em segregar.

Mas nós segregamos ele com o sistema e cotas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor FreeSample em 19 Mar 2008, 15:25

E é a faculdade que tem que consertar isso, não a escola em que ele sofreu discriminação?

Ela não TEM, mas ela PODE. e não vejo problema nenhum nisso.

FreeSample, este link que você postou não prova nada.

Checou o documento da ONU?

Tá, vamos por parte. Se o negro rico se beneficia, o sistema adotado prova que é falho e não é a solução. Porque o que as cotas pretendem é fazer com que os negros pobres, sem condições de competir igualmente com os brancos (que aqui são generalizados como possuindo recursos financeiros para ter uma educação de qualidade) consigam vagas na faculdade.

Engana-se. A questão não é econômica, é social. E ao menos eu não afirmei que cota era A solução, mas sim que pode integrar um conjunto de ações que sejam, coletivamente, a solução.

A pessoa, branca ou negra, 'rica' nunca deveria ter chance então de passar usando das cotas. Se você assume que o negro rico vai conseguir entrar utilizando as cotas, então isso só prova que o sistema falha em promover a inclusão social.

As cotas não são socioeconômicas, e sim raciais. falhariam se fossem cotas baseadas na renda.

E agora na questão de direito, medicina, e etc. Independente do status, essas são áreas que permitem que os profissionais alcancem altos salários (principalmente direito, indo para o funcionalismo público).

A chance é maior, mas isto nem de longe é garantido. Não imagino que você esteja afirmando que quem se forma em medicina/direito vai obrigatoriamente ganhar mais que uma pessoa formada em, digamos, arquitetura.
Novamente, você confunde aplicação de cotas raciais com situação econômica.

Parte dos meus antepassados é de origem judaica (as outras 243 origens não contam, vamos fingir que eu não sou BRASILEIRO), quero minhas cotas pelo Holocausto.

Mais um exemplo de como ignorar o contexto social. o acontecimento influi numa discriminação que por sua vez influi numa condição social desfavorável? não. então não tem nem como comparar.

Sim uma discriminação q o impede de seguir a sua vida né?

Impede não, dificulta.

Eles só colocaram um nome mais bonito. Pq no final os alunos negros passam com notas baixissimas q normalmente renderiam o último lugar e não uma vaga. E se aceitar estudantes q não conseguem uma nota aceitavel para o curso não é dar nção sei mais o q é.

Nota do vestibular não define desempenho acadêmico. ponto. e não se trata de nome mais bopnitos. se fossem dadas, não haveria nem a necessidade de fazer as provas. no entanto eles fazem, e aí?

Mas todos os exemplos q vc deu são pontuais.

Mentira. os estudos não são exemplos pontuais.

Mas ele TOMOU. Ele pegou um vaga q ele não seria capaz de conseguir com a nota dele.

Não, não tomou. o vestibulando comum sabe que a concorrência vai aumentar, nãos e trata de uma medida arbitrária ("olha, vc passou mas não vai poder entrar".. não é assim) E ele não seria capoaz de conseguir porque a discriminação na sociedade limita o potencial acadêmico dele. E você fala coo se TODO cotista tirasse nota baixa. não é sempre o caso.

Então um erro ra justificar outro. Q legal.

Dado o contexto, cotas não são um erro.

e se formarem vamos ter um racismo absurdo aqui nesse pais.

Mais do que já existe, discriminando principalmente eles?

Isso é utopia.

Seria utopia se eu estivesse falando como deveria ser. no entanto, falei como é.

Discriminação vai ocorrer em qualquer época a diferença é q seguindo os passos atuais , sem cotas, ela estava diminuindo.

Diminuindo? creio eu que, devido as leis, estava ficando mais velada.

Mas nós segregamos ele com o sistema e cotas.

E que segregação é essa que coloca ele junto com o branco? raciocínio meio torto, o seu.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Nibelung em 19 Mar 2008, 15:37

FreeSample escreveu:Visavam mostrar que racismo existia, e cumpriram bem seu propósito. Mas isso não justifica dizer que todos os exemplo que dei eram pontuais, oras.

Minha opinião já está formada, e a discussão já caiu no achismo pessoal (eu acho que é específico, você não). Eu encerro meu caso aqui.

FreeSample escreveu:Não acho inofensivo (e nem normal, só vi isso um única vez). no entanto, o fato de um cotista se gabar disso não invalida as cotas - elas nao obrigam seus beneficiados a se comportarem de determinada forma. além do mais, o fato dele falar isso não significa que ele tomou de fato a vaga de outro. pensar que ele tomou é demonstrar falta de esclarecimento.

Reverta a situação. Se um aluno branco responde ao negro em questão que ele é um incompetente que passou pelas cotas, ele é obrigado a ir na tabela de classificação pra verificar se aquele aluno passou ou não pelas vagas das cotas?

FreeSample escreveu:Depende do sistema.

Só prova que isso virou farra do boi e qualquer faculdade faz o que quer. Obrigado, encerro meu caso aqui também. :)

FreeSample escreveu:Numa sociedade onde temos 45% auto-declarados negros? isso é ignorar o contexto social, não faz sentido os 33% - faria se houvesse um branco para cada negro e para cada indígena. Não é o caso.

Foi um exemplo hipotético, filho. Que pegue a última pesquisa do Censo e coloque nas proporções adequadas. O que eu digo é que vagas para uma etnia é racismo aberto.

FreeSample escreveu:Aí eu discordo. a desigualdade é propícia para manifestações de racismo e injúria. por sua vez, a discriminação influencia a desigualdade.

Loop infinito detectado. Encerrar sistema.

FreeSample escreveu:Isso é paranóia. e mesmo que formem, ainda estão sujeitos às mesmas leis que os brancos.

Chame de paranóia, mas eu vejo isso sendo formado no futuro. Já cansei de ver negros cuspindo racismo pra cima de brancos, como "minha filha só vai namorar um negão. Sai daqui, branquelo e vai procurar sua turma". O problema é o "monopólio" que o negro quer tomar pra si sobre o racismo. Aí cai na frase da ministra que muita gente acredita ser certa.

FreeSample escreveu:Calma lá, que vai beneficiar apenas os negros pobres é mentira, até eu digo isso.

Fim do assunto. Se não beneficia os negros pobres, e está absolutamente claro isso, então onde foi parar a desculpa do "benefício social"?

FreeSample escreveu:O medo, sim. a fonte deste medo tá em vários outros lugares.

Loop infinito de novo.

Novamente, a idéia veio de tradições antigas e mantidas por gente que se recusa a aceitar que o mundo mudou. Prevejo outro loop infinito em breve.

FreeSample escreveu:Tem que mudar mesmo, mas a sociedade também precisa. se existe racismo E discriminação, a sociedade não tá certa. simples assim.

Existe pedofilia, violência doméstica e vários outros crimes. Isso não prova nada. Vou dizer pela última vez: Racismo é crime e deve ser encaixado na mesma categoria de qualquer crime, e não uma máscara do governo pra dizer que está fazendo inclusão social.

FreeSample escreveu:Quando não é o branco a ser beneficiado, é fácil ver o alardeamento de que "somos todos iguais", não é mesmo?

Ad hominem?

FreeSample escreveu:por que não dizemos isso quando nos deparamos como os casos dos links acima, por exemplo? por que aqueles policiais não dizem isso, também?

Última vez: Racismo é crime. Ponto.

FreeSample escreveu:Reconhecer desigualdades sociais não implica em segregar.

Desigualdade social? De forma alguma. Desigualdade racial sim, porque "somos todos iguais perante a lei". Tá na constituição. Pode ler.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Tybert em 19 Mar 2008, 15:56

O que ele diz é que o aluno negro sofre preconceito e por isso tem notas mais baixas.

Preconceito pelas respostas certas?
Imaginei todas as respostas pulando de cabeça em cabeça, aí a resposta certa da questão olha pra um e fala: Não, não vou nesse não. Vou no outro ali que é branco. :P
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Sampaio em 19 Mar 2008, 15:56

Mas que bobagem gente!
Todo mundo sabe que no Brasil não existe racismo!

E já que aqui não existe os gringos que se virem!
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic