O Piano

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Piano

Mensagempor Elara em 27 Dez 2008, 10:56

Olá pessoal,

Repostando! Gosto desse conto, mas sei que ele precisa de alguns ajustes... Resolvi repostar depois de ler Kafka Revisited, do Faustus e O Pianista, do Personna.

Espero que leiam, critiquem, falem.

Chero!

==========================================================================================

O Piano


Elara Leite

Escute, meu bem, o piano toca enchendo a sala de sons inaudíveis aos que não possuem a devida sensibilidade. É preciso ter tato para ouvir este piano. Seu som ressoa nas flores do jardim, no sibilar dos ventos ao nosso redor. Querido, silencie para ouvi-lo. Ele está além desses dedos esguios que tocam suas teclas, além da surdez da vida momentânea. Sua música toca o mais profundo de nossos desejos neste momento em que te olho nos olhos. É bem verdade que nunca se deve olhar alguém nos olhos... Olhos denunciam a alma encantada – ou envenenada.

Paixão de minha vida, nem mesmo a mais bela sonata poderia alcançar nossos corpos agora. A música transcende nosso corpo físico, está em um nível mais elevado, em nosso coração. Ela toca nessas paredes rosadas, insensíveis às suas vibrações. Mas não, mesmo elas vibram no exato toque das notas musicais. Esta musicalidade pode ser sentida por nossos pés, neste tapete felpudo em que descalços descansamos os pensamentos atribulados. Oh, como é simples e bom um minuto de paz! A paz que nos roubaram há tempos, meu amor.

Sinta, os móveis de mogno escuro parecem chorar diante deste angustiante e belo som. A escrivaninha em que nos debruçamos para escrever pede clemência, transborda diante da inspiração de um novo texto. E esse teu olhar, que não me deixa sequer sair do lugar, fere impiedosamente os papéis brancos, lisos, esperando para ser escritos. O piano rouco ressoa nossos pensamentos como fumaça ébria a preencher a sala. Nada mais existe além dali. Não há vida, não há mundo, não há tinta nem caneta.

Estáticos permanecemos. A janela clama ao suicídio da morte, clama num abafado grito a favor da vida que habita em nós. A toalha de mesa esvoaça com uma brisa noturna que anuncia a noite sendo interrompida pela alvorada. Quanto tempo passamos assim, meu bem! Eu toco, mas parada estou. O movimento é aquém a qualquer referencial, involuntário. Suspensos e silenciosos ficamos ao toque deste olhar por horas noturnas e agora o sol se aproxima.

Terás que me deixar, minha fortaleza! Um momento terás que fazer isso, pois ao ponto que chegamos as coisas são irreversíveis. Piano que mata os sonhos, piano que reaviva as memórias... Oh, piano, não deixe que se vá meu sustentáculo! O piano ruge, a poeira ao nosso redor se esvai e podemos ver os primeiros raios de sol que entram tímidos pelo vidro da janela. Os olhos não mentem, percebo que nunca, amor, me tocarás novamente. Não me tocarás e eu também não pedirei que me abrace. Não existirá angústia maior o segundo que antecede tua ida.

Minha fraqueza, por que me descobriste? Me olha com o olhar de uma sombra que some com o sol, me olha com o olhar de quem nunca me viu. Por que me olha? Este banco em frente ao piano, este banco em que nos sentamos há horas é testemunha do teu olhar insistente. Este banco é nosso confessor, tocado pelos sons quase imperceptíveis aos olhos, mas invasor de nossos ouvidos desprotegidos. Teu semblante é sereno, inconsciente do pecado que comete. Tuas mãos são frias, posso sentir sua frieza mesmo sem tocá-las. Me vem à lembrança a última vez que tentei fazê-lo. É algo turvo, guardado dentro do mais profundo íntimo. É algo que nunca esqueci, mesmo tentando fazê-lo há milênios eternizados nesta sala.

Que tempo! Eras são minutos, minutos são eras, na relatividade tamanha deste teu olhar. Piano, toque mais uma sinfonia para nos entreter, é nosso último encontro. Meu bem, já refulge a aurora e teus olhos se despedem. Querido, não pode mais ficar? É terrível tua partida! O corte presente entre nós, o abismo aumenta cada vez mais. Agora tudo são distantes realidades, tudo são flashes de luz ao nosso redor.

Suave é nossa última palavra, sensível é nosso adeus. O piano toca suas últimas notas tristes, fúnebres. Arrisco-me a alcançar teus lábios, mas longe te encontras porque o dia nasceu.

O disco termina, dou por mim que já é manhã. Retomo meus papéis e termino de escrever isto para você, quando me dou conta que você nunca sequer existiu e que eu nunca toquei piano. Mas fica um gosto amargo no ar, um gosto de algo que já aconteceu... Coloco a primeira música novamente. Acho que não sairei hoje.
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

O Piano

Mensagempor Lanzi em 02 Jan 2009, 11:49

Acho que é o melhor texto que já li de você. Gostei muito da forma como você conduziu a narrativa. A escrita me agradou muito. Conseguiu ser bela sem ser pedante. E ao mesmo tempo que adornou e enfeitou em alguns momentos, onde isso era necessário, conseguiu deixar a leitura na medida exata.

Também gostei do tom nebuloso, mas que ainda é bem comum em textos por aqui, e da relação do piano com a avalanche de sentimentos dos dois amantes.

Seria excelente se não houvesse o último parágrafo. A palavra "CD" ali cortou o clima do conto. Assim como o último parágrafo inteiro. Claro que, para a história que você tinha em mente, ele era absolutamente fundamental; destacar os sentimentos e fantasias que temos ao ouvir uma música. Mas é que o parágrafo anterior está tão bom que esse fica meio sumido e acabamos tendo de lê-lo só porque está aí. E seu tom também destoa do resto do texto. Mas talvez deva ter sido essa sua intenção...
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

O Piano

Mensagempor Elara em 07 Jan 2009, 14:54

Vou trocar CD por LP, acho que fica mais adequado à atmosfera do conto. O que acha?

Quanto ao último parágrafo, ele foi completamente intencional e, para a finalidade do texto, não consigo pensar em nada melhor.

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

O Piano

Mensagempor Dahak em 07 Jan 2009, 15:35

Lalinha, que tal trocar simplesmente por música ou disco?

Mais comentários em breve =P

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

O Piano

Mensagempor Ermel em 08 Jan 2009, 08:22

Elara!

Que belo conto, me remeteu a um filme "Sonata de Outono", não pelo tema, mas pela 'cena'. Esse conto me agradou de mais, pois eu sempre quis tentar escrever, ou ler, algo com uma riquesa de detalhes tão bela quanto você conseguiu.

Eu não acho que "CD" tenha quebrado o clima, ao contrario, fez parecer mais contemporaneo. A descontração da ultima frase me afetou de tal modo que ri, achei sensacional.

Parabens : )
"And the question is
Was I more alive then than I am now?
I happily have to disagree
I laugh more often now
I cry more often now
I am more me!"
Avatar do usuário
Ermel
 
Mensagens: 133
Registrado em: 05 Set 2007, 23:41

O Piano

Mensagempor Doktor Faustus em 09 Fev 2009, 10:39

Gostei bastante desse "conto" - na verdade, está mais próximo de um poema em prosa que de conto. Acho que você conseguiu aliar bem a mensagem que o texto passa com a sensação que temos de um piano tocando - um texto que parece ter sido criado para ser lido ao som de uma sonata de Beethoven.

Se você tiver conhecimentos de música clássica, acho que seria interessante se houvesse mais "comentários musicais" permeando o texto.

Não vi grandes problemas com CD, mas concordo com o Dahak, "disco" ficaria melhor - música talvez não fosse uma boa, devido à repetição, já que logo mais no parágrafo aparece "música".
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Avatar do usuário
Doktor Faustus
 
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Fev 2008, 10:04
Localização: São Paulo

O Piano

Mensagempor Elara em 11 Fev 2009, 23:40

Ok, respondendo com mais tempo:

lanzi escreveu:Acho que é o melhor texto que já li de você. Gostei muito da forma como você conduziu a narrativa. A escrita me agradou muito. Conseguiu ser bela sem ser pedante. E ao mesmo tempo que adornou e enfeitou em alguns momentos, onde isso era necessário, conseguiu deixar a leitura na medida exata.


Lanzi, me sinto realmente lisonjeada que tenha gostado dos meus dois últimos textos. É difícil atingir a um público tão exigente quanto vc.

lanzi escreveu:Também gostei do tom nebuloso, mas que ainda é bem comum em textos por aqui, e da relação do piano com a avalanche de sentimentos dos dois amantes.


Isso foi inspirado num poema de Drummond. Dou um doce a quem descobrir qual é. :b

ermel escreveu:Que belo conto, me remeteu a um filme "Sonata de Outono", não pelo tema, mas pela 'cena'. Esse conto me agradou de mais, pois eu sempre quis tentar escrever, ou ler, algo com uma riquesa de detalhes tão bela quanto você conseguiu.


Ermeeeeeel, saudades! Pow, nunca assisti esse filme. Vou locar para conferir.

Muitíssimo obrigada pelos elogios.

ermel escreveu:A descontração da ultima frase me afetou de tal modo que ri, achei sensacional.


Nossa, fico feliz de ter-lhe causado um sorriso. :roll:

doktor faustus escreveu:um texto que parece ter sido criado para ser lido ao som de uma sonata de Beethoven.


Ele foi criado ao som de uma sonata. XD

doktor faustus escreveu:Se você tiver conhecimentos de música clássica, acho que seria interessante se houvesse mais "comentários musicais" permeando o texto.


Meus conhecimentos de teoria musical são muito parcos. Se limitam a entender alguns conceitos e reger partituras para voz. Mas aceito ajuda para incrementar o texto.

Troquei o termo no último parágrafo.

Chero pra todos!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

O Piano

Mensagempor Dahak em 13 Fev 2009, 02:15

Aaah, notei que alguém mudou o final por discos XD
SPOILER: EXIBIR
E isso me faz lembrar também que devo os demais comentários, né?


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron