O que você está lendo?

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O que você está lendo?

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2009, 11:07

Eu também li O Velho e O Mar. E não gostei muito.

Terminei de ler Baudolino, e estou bem triste. Eu sabia que o livro ia ser bom pela quantidade de elogios que o Madrüga fazia ao mesmo. Apesar de o livro já começar num ritmo muito agradável, ele vai ficando grandioso quando se aproxima do final, tomando novas dimensões. E no final passamos por tudo; uma tragédia, romance, aventura. É provavelmente o melhor livro que já li. O que mais me divertiu, mais me agradou. E por isso estou bem triste. As personagens são muito vivas, e tornam-se muito familiares ao longo do livro, então é difícil abandoná-las, ainda mais da forma como isso acontece no livro. No final, fica uma espécie de nostalgia que eu não sei definir direito, mas que vale a pena ser sentida por qualquer um.

Vou começar A Queda do Albert Camus e Vathek do William Beckford.
Lanzi

O que você está lendo?

Mensagempor Galtor_rj em 22 Jan 2009, 13:45

Beefheart. Sou grande fã da prosa direta e "sem gordura" de Hemingway, bem como de seus temas. Como sugestão deixo Por quem os sinos dobram - ambientado no calor da Guerra civil espanhola. Fala muito sobre o comportamento dos jovens quando a morte é iminente, com descrições precisas de batalhas (Ernest participou da Guerra como correspondente) e de tipos anarquistas e fascistas muito bem forjados. Uma (outra) boa maneira de conhecer Hemingway é por seus contos. Neles, dá prá ter uma visão ampla do universo do Papa (Safaris, boxe, proezas alcoólicas, etc..) e de seu estilo de diálogo que é célebre e largamente imitado - Jack Kerouac, Charles Bukowski, Dalton Trevisan, Muttarelli....

Onde foi que Hem te deixou na mão, Lanzi?
Galtor_rj

O que você está lendo?

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2009, 15:14

Não gostei do jeito seco e reto e repetitivo de O Velho e o Mar, embora eu sei que combine com a história. E a história é bonita. Mas sinto que tudo que leio, que venha dos americanos, me parece superestimado.
Lanzi

O que você está lendo?

Mensagempor Captain Beefheart em 01 Fev 2009, 00:44

Estou lendo Os Irmãos Karamázov depois de ter terminado Breves Entrevistas com Homens Hediondos (ótimo) e Conversas com Woody Allen.
Captain Beefheart

O que você está lendo?

Mensagempor Doktor Faustus em 02 Fev 2009, 10:16

Não gostei do jeito seco e reto e repetitivo de O Velho e o Mar, embora eu sei que combine com a história. E a história é bonita. Mas sinto que tudo que leio, que venha dos americanos, me parece superestimado.

O Hemingway de O Velho e o Mar é bem diferente do Hemingway de Por quem os sinos dobram e Adeus às Armas. Umberto Eco dizia que E.H. teria se tornado kitsch, escrevendo para senhoras de meia-idade (quer dizer, se não me engano ele disse isso...).

Li no fim do ano passado Os Irmãos Karamázov. Um dos melhores livros que já li, perfeito tanto nas relações entre as personagens, sua caracterização e o desenvolvimento da trama. Claro que há alguns errinhos (como por vezes chamar Ivan de filho mais velho), mas nada que comprometa a leitura. Deu vontade de reler Crime e Castigo, mas na nova tradução (a edição que tenho é capa dura da Editora Abril), até porque já faz uns oito anos que li o livro.

Um livro que li recentemente e recomendo é O Mal no Pensamento Moderno, de Susan Neiman. É um livro de filosofia de leitura bastante agradável, onde a autora analisa as diferentes formas com que a questão do Mal foi tratada no pensamento de diversos filósofos, indo do terremoto de Lisboa e Leibniz (se não me engano o primeiro filósofo tratado é esse) até a filosofia pós-Auschwitz, detendo-se principalmente em Arendt nessa época. Ela passa também por Hume, Voltaire, Rousseau, Sade, Hegel, Nietzsche, entre outros. Enfim, é uma leitura bastante proveitosa.
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Doktor Faustus

O que você está lendo?

Mensagempor Arvedui em 03 Fev 2009, 20:19

Estou lendo... Musashi! (Comecei hoje o volume dois)

Um Clássico pra quem curte história do Japão. Claro que não é uma biografia fiel, visto que é uma narração romanceada da história e folclore japoneses, mas ainda sim é o maior clássico da literatura nipônica e vale muito a pena conferir.

Ver como nasceu o famoso estilo de lutar usando as duas espadas, ver como Musashi enfrentaa dezenas de adversários e sai vivo. Ver o embate histórico entre Musashi e Kojiro (essa parte ainda não Li ^_^ ), enfim... é tudo muito excitante. Apesar de ser um livro imenso vc não consegue parar de ler e sempre que tem uma brecha tá lá pendurado no livro.

Eu recomendo

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

O que você está lendo?

Mensagempor Batousa em 04 Fev 2009, 08:22

Bem como estou no trabalho, nao rolou deu ler tudo.
Entao eu estou lendo A Torre Negra de Stephen King, e to fascinado, to gostando dimais
ja to no quinto volume e loco para pegar os dois ultimos.

Depois quero ler as Cronicas de Arthur e O arqueiro.

Averdui, eu li o primeiro livro de Musashi, e adorei, so nao peguei o dois pq entrei de ferias da facul e o livro é de la.
Batousa

O que você está lendo?

Mensagempor Arvedui em 04 Fev 2009, 13:30

Ah velho... essa coisa de ler com livro de facul é um caos! Musashi eu demorei séculos pra ler pq eu passo 14 dias com ele e daew vem uma reserva ou duas. Preciso esperar um mês ou mais pra continuar a leitura e por aí vai. Também leio o Musashi da biblioteca da facul

Aliás... quase tudo o que eu leio vem da biblioteca da facul

Minha grana vai toda pro mal caminho! uhsauahushauahs

Adorei Irmãos Karamázov

Agora... tem um livro em particular q muito me chamou a atenção quando Li... não é muito conhecido, mas não tem como não se envolver com o enredo: O Imperador de Ocean Park de Stephen L. Carter.

Também recomendo!^^

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

O que você está lendo?

Mensagempor Aleχ em 04 Fev 2009, 17:35

Batousai, você está lendo o meu volume favorito da Torre Negra. Adorei essa série, e foi o que me motivou a ler mais livros do King.

Luis, o livro tem 940 páginas, e agora não estou mais no capítulo 10, estou no 48, mais ou menos na metade das páginas. A história agora está bem mais interessante (teve um momento lá pelo capítulo 30 e poucos que eu quase desisti de ler). O problema é que há muitos personagens na história, e o autor apresentava um personagem, falava dele por 10 páginas, e depois só voltava a falar dele 50, 60, ou até 100 páginas depois, quando eu já nem lembrava mais dele ou da história dele. E ele chega a criar cerca de 20 personagens relevantes na história. Até você saber quais são os principais, demora huauhahua. Mas agora a situação é outra. A história está bem boa, e o título do livro no idioma de origem - The Stand - está fazendo muito mais sentido. Eu sempre achei que poderia ser uma loucura da Wikipédia "A Dança da Morte" ter um título e uma capa TÃO diferentes da edição brasileira.
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Aleχ

O que você está lendo?

Mensagempor Batousa em 09 Fev 2009, 10:18

Deu para ver pelo seu avatar q gostou msm, ja leu tudo? todos os 7?
o final é bom ou descepicionante?
o que nao gosto de ler coleçoes grnades assim é que na hora de chegar no fim o ator vacila e destroi tudo o q constriu.

to adorando os lobos de calla tb, sinceramente ta sendo um dos melhores msm.
Imagem
Batousa

O que você está lendo?

Mensagempor Aleχ em 16 Fev 2009, 08:45

Já li tudo sim. O final eu não achei nada decepcionante, muito pelo contrário, mas é claro que cada pessoa tem sua opinião. Espero que goste.
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Aleχ

O que você está lendo?

Mensagempor Elara em 16 Fev 2009, 14:45

Arvedui escreveu:Ah velho... essa coisa de ler com livro de facul é um caos!

Pelo menos na sua faculdade há bons livros de literatura. O caos aqui na UFPB é encontrá-los.

Chero!
This is NOT Sparta!
Elara

O que você está lendo?

Mensagempor Dahak em 28 Fev 2009, 22:39

Alex, queria conseguir ler assim tanto quanto você =)

Minhas atuais leituras são: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Dialética do Esclarecimento. Respectivamente, Kant, Kant e Adorno/Horkheimer.

E se tudo der certo, Crítica do Juízo também =D

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

O que você está lendo?

Mensagempor Doug_a_l em 28 Fev 2009, 23:04

Putz, temos dois tópicos sobre leitura... eu tava postando tudo no outro, que fica no Off Topic... não dá pra juntar tudo?
O Eterno Mercador Vigilante

Ultimamente mais Vigilante do que Mercador, devido a restrições ao comércio livre.

XD
Doug_a_l

O que você está lendo?

Mensagempor Dahak em 01 Mar 2009, 18:22

Doug, minha conexão tá meio ruim, mas vou tentar te mandar uma MP ainda hoje para falar a respeito, ok? :)

Até mais.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Anterior

Voltar para Contos