Jogadores que preferem um estilo mais livre preferem (1o.) sistemas com "brechas" e/ou (2o.) sistemas modulares, que dispensar uma regra não irá causar uma reação em cadeia ou "efeito dominó" na estrutura do jogo.
Mas o que tais reações em cadeias causariam na estrutura do jogo? deixá-lo-iam desequilibrado? personagens mais funcionais que outros? Se for, seria extremamente estupido pensar "não gosto da 4e porque não dá para modular de acordo com minhas ideias sem deixá-lo desequilibrado. prefiro jogar um sistema que é naturalmente desequilibrado onde eu posso mexer a vontade" (não digo que OD seja desequilibrado...). Ao que nos pareceu até agora, a corrente OS prega que as regras influenciam fortemente o nivel de interpretação, nada mais que isso.
Um estilo de jogo mais caótico é possível no D&D 4? Talvez, mas a verdade é que você estaria tirando melhor proveito de outro sistema.
Não entrando no mérito de "jogo caótico ser ruim", apenas querendo entender melhor sua opinião: o que seria um estilo de jogo mais caótico?
Editado: Acho que entendi a segunda afirmação. Fui ler o fastplay do OD e na parte dedicada ao mestre ele diz que
Méritos do OD a parte, esse parágrafo está falando uma grande de uma besteira. Quer dizer que as pessoas são obrigadas a sempre utilizar o conjunto de regras completo do sistema utilizado? Neste caso eu sou um péssimo mestre (provavelmente sou mesmo, mas não por este motivo
), já que nunca me prestei a decorá-las por completo e sempre improvisava quando surgia uma situação nova. E quanto a um sistema que motive a improvisação de regras, OD não se sai bem. Pelo menos no fastplay não há nenhuma menção a isso (diferente de muitos RPGs "modernos"), e a sessão dedicada ao mestre, muito pelo contrário, contém apenas estatísticas e mais estatísticas (seja de itens mágicos, monstros mencionando improvisação apenas no que se refere a distribuição de XP), nada de dicas para mestrar. Se o que possibilita o uso de regras próprias em favorecimento de um jogo mais "caótico" for a falta de regras, e não uma mecânica que favoreça a criação de regras on-the-run, então, por extrapolação, o melhor sistema para este estilo de jogo é um sistema sem regra nenhuma.
Estou tirando todas estas conclusões apenas pelo fastplay, não li o livro completo (e nem pretendo adquiri-lo no momento), então minha análise pode estar errada. Neste caso os autores teriam um outro problema: ter feito um fastplay que não transmite o verdadeiro "espirito" do sistema.
Old Dragon fastplay, pag 50 escreveu:Em um combate old school o imprevisto e o impossível acontecem, com armaduras sendo estraçalhadas, espadas sendo arremessadas pela sala, pessoas balançando em candelabros, membros sendo decepados e em seguida cegando o adversário com o sangue verde que esguichou. Existem regras para todas essas situações? Com certeza. Estão neste livro? É claro que não. Mas então onde estão? Estão na sua imaginação, mestre old school.
Méritos do OD a parte, esse parágrafo está falando uma grande de uma besteira. Quer dizer que as pessoas são obrigadas a sempre utilizar o conjunto de regras completo do sistema utilizado? Neste caso eu sou um péssimo mestre (provavelmente sou mesmo, mas não por este motivo
), já que nunca me prestei a decorá-las por completo e sempre improvisava quando surgia uma situação nova. E quanto a um sistema que motive a improvisação de regras, OD não se sai bem. Pelo menos no fastplay não há nenhuma menção a isso (diferente de muitos RPGs "modernos"), e a sessão dedicada ao mestre, muito pelo contrário, contém apenas estatísticas e mais estatísticas (seja de itens mágicos, monstros mencionando improvisação apenas no que se refere a distribuição de XP), nada de dicas para mestrar. Se o que possibilita o uso de regras próprias em favorecimento de um jogo mais "caótico" for a falta de regras, e não uma mecânica que favoreça a criação de regras on-the-run, então, por extrapolação, o melhor sistema para este estilo de jogo é um sistema sem regra nenhuma.Estou tirando todas estas conclusões apenas pelo fastplay, não li o livro completo (e nem pretendo adquiri-lo no momento), então minha análise pode estar errada. Neste caso os autores teriam um outro problema: ter feito um fastplay que não transmite o verdadeiro "espirito" do sistema.