a maiorias dos RPGs também não entregam tudo que prometem.
Em outras palavras, NADA é perfeito. Correto, o que não é desculpa para justificar algo tão imperfeito.
E essa história de que os outros sistemas dão apoio maior a variedade não corresponde 1005 a realidade. e isso não é um problema.
nenhum jogo deve ser responsável a apresentar aos novatos todo o maravilhoso e diversificado mundo dos RPGs.
Bem, se você espera como "apoiar a variedade" encontrar um livro de Storyteller dizendo "ah! também tem outro jogo muito bom que ambienta a fantasia medieval chamado D&D, por que você não compraq também?", realmente eu concordo com você.
Mas se você for parar para ver que, quando um sistema trata mais de um tema ele já tá ajudando a mostrar novos horizontes ao jogador iniciante. No exemplo do Storyteller, se o cara passar de Street Fighter para Vampiro, temos uma mudança drástica de tema. Mesmo que sejam apenas dois temas, temos uma diferença tão grande entre eles que encontraremos uma variedade enorme nesse meio. Tudo bem. Apenas dois temas (horror gótico e game de luta) não é bem o que você chamaria de uma tremenda variabilidade, mas já uma coisa. Agora pegue, por exemplo, o D20. Só nele, temos D&D, Star Wars, M&M, Ação!!!, etc... Todos temas completamente diferentes no mesmo sistema. Isso no mínimo te apoia MUITO na hora de se sentir com opções de jogo, concorda?
Os sistemas que se propõem a um nincho, com certeza investem nesse nincho, mas nem por isso deixam de dar um mínimo de suporte para que o jogador varie. 3D&T não faz isso.
boa parte dos jogadores de D&D é tão preso ao sistema que se recusam a jogar até outras versão de D&D.
E? Você quer, por favor, retirar da conversa os fanboys e falar de jogadores maduros? Os 3D&Tistas que eu mensionava não eram os fanboys do sistema, mas as vítimas do marketing totalitário do Cassaro. É como Magic. Todo mundo acha que esse é o melhor card game que existe sem ter jogado nenhum outro card game, no máximo Yugi-oh e Pokémon. Por que? Falta de acesso. O Magic se utilizou de uma política bem suja de monopólio no Brasil. Hoje muita gente só conhece o Magic por pura imposição de marketing.
E não conheço nenhum jogo que incentive a mudar de sistema, e não a nada de errado nisso.
Óbvio. Acima de tudo eles são empresas. Não vão fazer propaganda para a concorrência. Mesmo assim, com os exemplos dos Sistemas D20, Storyteller e Daemon, fica claro que eles se preocupam em agradar o máximo de gente possível dando várias opções de tema apesar de serem focados em apenas um Nincho.
Jogos com propostas mais maduras não são necessariamente formas mais promissoras de se iniciar no RPG. Podem ser pra você, mas com certeza não é pra todos. esse é um erro muito comum de jogadores mais experientes, acham que se apresentarem seu jogo favorito a alguém essa pessoa com certeza vai gostar do jogo também, sendo que na maioria nas vezes jogos com outras propostas seriam mais adequados.
Não é isso. A questão é: um sistema para iniciante é muito mais promissor quando ele dá mais opções para o jogador iniciante escolher o que mais lhe interessa. Eu apenas citei Storyteller como exemplo. Já D20, que não é nenhum exemplo vistoso de jogo maduro (apesar de Ranveloft e outras coisas do sistema focado mais no horror e em temas maduros em geral), pode ser um bom começo para jogadores que preferem algo menos tenso, mais descompromissado. Não estou querendo impor meus gostos a ninguém. Eu apenas aconselho.
E eu realmente gostaria que existissem muitas outras opções de sistemas simples e/ou de baixo custo no mercado nacional, mas infelizmente as opções são poucas.
Bem, vamos contar: OPERA, Ação!!!, Primeira Aventura, RPG Quest, MiniGURPS, Daemom(que aliás, pode ser baixado de GRAÇA, além de suplementos também grauitos), Street Fighter: O Jogo de RPG, OGLs em geral(que variam de GRATIS a algo entre 20 e 30 reais, apesar de poder ter algo mais caro), sem contar os sistemas simplistas e GRÁTIS que temos na net. Precisamos MESMO do 3D&T??? Note que alguns desses OGL são produções do Cassaro que podem ser usado para iniciantes e por que não? Primeira Aventura por exemplo: pode não ser o melhor OGL do mundo, mas é melhor que 3D&T para iniciar, fora que este é praticamente uma propaganda ambulante do D&D e até outros OGLs.
Todos esses sistemas citados são acessíveis e com propostas e sistemáticas muito melhores que a do 3D&T.
Opções existem, o problema é essa imposição do marketing em cima do 3D&T que até hoje assola o quadro RPGístico do Brasil.
e gostar de sistemas simples com poucas regras não é uma desvantagem, nem preguiça mental, algumas pessoas se divertem de um jeito e outras de outro,
A preguiça mental está na intolerância a ler qualquer outro livro. Se você VERDADEIRAMENTE se interessa por sistemas simples e só gosta deles, que problema há em ler outros sistemas simples, mas mais funcionais que 3D&T?
Para uma pessoa que tá pensando em comprar seu primeiro RPG, ter a opção em gastar algo em torno de R$15 e R$25 é muito interessante, e não esqueça a inflação ao comparar com preços de 8 ou 10 anos atrás. Ainda é um preço bem mais convidativo que o do padrão do mercado, que costuma passar de R$30
Street Fighter é 30 reais por três materiais (não sei o que são, suponho que seja um manual básico e dois suplementos). 3D&T é 20 reais por um livro que se desfaz praticamente sozinho com pouco tempo de utilização, tamanha é a má qualidade do livro, fisicamente falando(e internamente falando também, apesar de isso não remeter tanto assim no preço).
Mesmo assim, o próprio OGL é DE GRAÇA. Fora os sistemas aos montes que fazem por aí disponibilizando de graça pela net. Claro, tem muito sistema ruim por aí, mas se você não reclama de 3D&T, então não há problemas, certo?
Não vem aponter o dedo e dizer 'vocês são fanboys de coisa estrangeiras' ou 'é só porque é do Cassaro', porque isso só seria válido se não existisse argumentação para a opinião que 3d&t não é um bom sistema.
Só reforçando: se o cara fez uma péssima criação e falou mais do que devia sobre ela, eu não tenho nada a ver com isso. A culpa é dele e pode ter certeza que ele vai ser culpado por isso. O que não significa que tudo que ele faz é ruim. No entanto, não estou aqui para baixar a crista para seu ninguém. Só por que é o Cassaro? Só por que ele é brasileiro? Besteira! Se o cara faz alguma coisa e ela não presta, não tenho nada que idolatrar essa coisa. Ponto final. Quando ele acerta o ponto e faz algo que preste eu admito e concordo. Quando não, eu critico e falo por que não é uma boa criação. Todos temos que ver as coisas de forma crítica e não aceitar tudo que te passam. Afinal, foi por causa dessa atitude patética que, não sei por que, parece ser um costume nacional, que o Cassaro teve esse ego tão inflado quanto é hoje.
Nao eh o mesmo sistema... ele usa bases iguais, mas muda muita coisa... ele dah muito mais enfase no combate (tendo inclusives regras melhores e mais estruturadas) do que o WoD.
Nossa. M&M também é D20 se você reparar. Aliás, se for por isso, Vampiro, Lobisomem, Mago, Demônio, Whraith, Changeling, Múmia, etc, são TODOS sistemas completamente diferentes pois têm certas mecânicas diferentes pois são focados em outros detalhes. Vampiro, é mais focado na consciência do personagem, sua Humanidade e na sua eterna luta para retardar sua auto-degeneração. Já Lobisomem é mais focado no trabalho em grupo, no Renome atingido entre a matilha por se um grande guerreiro, honrado e corajoso, ou seja, a "realização"(note que esse tipo de palavra é um pouco figurada no WoD) do grupo sob a liderança de um poderoso e destemido lider. Não vou falar de todos os detalhes de mecânica diferente que tem em cada um, primeiro por que não precisa tornar esse texto tão grande, segundo por que eu não conheço todos eles.
Na verdade, apesar das regras específicas para o enfoque do tema em questão, o sistema continua o mesmo. É perfeitamente natural que SF use uma regra específica para combrate para ter uma mecânica mais rápida e eficiente, justamente para confirmar o enfoque no combate que outros jogos do sistema, como vampiro, não têm.
O seu problema é com detalhes, então vá jogar GURPS para ter sua grande variedade de opções de armas e etc. 3D&T é simplista, ele está aí para simplificar tudo e o faz muito bem. Dá para se criar robôs gigantes tranquilamente e sem complicação, o que é muito melhor a quem inicia.
O problema, meu caro, é que apenas multiplicar os atributos por 10 e dizer que ele é um Mecha não ajuda muita coisa. Quer ver o problema? Tente pensar em como seria a ficha de um Mecha em Evangelion. Pesou? Agora imagine um dos mais famosos Mechas da história da humanidade: o Megazord dos Power Rangers. Concorda que eles são mechas MUITO diferentes? Como é que fica no 3D&T? Agora faça melhor! Entre na pele de um jogador que quer jogar uma campanha de power rangers e quer fazer uma ficha de um ranger já iniciando com seu megazord. Tá ficando complicado para o 3D&T suportar? Pois agora vamos lembrar das regras originais do jogo: todo Mecha usa a habilidade do seu controlador e raramente tem habilidade maior que 0. Voltando ao evangelion, como você acha que funciona a questão das crianças controladoras que são crianças comuns(mais fracas que um humano comum)? Todos devem ter H0. Mas vamos supor que, por exemplo, a Rei, a primeira criança e que, tecnicamente, é a melhor controladora dos três, é tão habilidosa que tenha habilidade 1 nem, de longe corresponde à necessidade que o cenário tem de provar, por meio de mecânica do sistema que os controladores são bem precisos em suas batalhas,
Imposição? Quem está forçando os outros a começarem a jogar 3D&T?
Marketing pesado é uma forma de imposição bem mais eficiente que a que você aparentemente tem em mente. A coação em si é feita pelos próprios adeptos dos sistema, no boca a boca e se dissemina viralmente como uma espécie de dogma indiscutível. Você não percebe o quanto você resiste em aceitar que o sistema é obsoleto por mais que todas as provas possíveis de que o sistema não funciona para o que se propõe e não é a compra mais financeiramente viável estejam se escancarando na sua cara a cada linha que você lê?
Como foi dito antes, o Cassaro é um marketeiro extremamente competente, o que eu tristemente admito. Parece até hipnose.
E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico. Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores.
Está errado? Você realmente gostaria de comprar uma BÍBLIA com milhares de páginas apenas falando de regras? Pegue tudo que existe de regras disponíveis de GURPS e coloque num livro só! É inviável. Primeiro: iria ficar extremamente caro. Segundo: Ninguém está interessado em TODOS OS TEMAS POSSÍVEIS. Só em alguns, ou mesmo apenas UM. Você compra o livro de GURPS com o conjunto de regras mais interessante para o que você precisa. Isso não é ser falsamente genérico, é ser objetivo.
E 3D&T fazia isso não através de suplementos, e sim, através de suas matérias e adaptações na finada Dragão Brasil.
Apenas trazendo fichas muito mal feitas dos personagens que eles diziam adaptar e disponibilizando uma ou duas vantagens? Você chama isso de suplemento? Uma ambientação de 2 páginas? Sério. É a gente que está mesmo "implicando com o Cassaro" ou são vocês que estão implicando com quem fala mal de uma obra do Cassaro? Eu não tenho culpa se ela é ruim. Não fui eu que fiz. Agora por isso eu tenho que engolir o sistema goela a baixo? No way, meu caro.
No Daemon voce baixa gratuitamente qualquer netbook no proprio site que trate do assunto e te fornece um grande leque de opções (Armored Warrior, Gundan, daemon Mech). E ainda sai mais barato e fácil que encontrar e comprar uma uma antiga Dragão Brasil.
Sem esquecer que a revista do nosso querido senhor ego está ficando cada vez mais cara. Você praticamente compra um manual 3D&T por revista, o que mostra a inviabilidade de comprar suplementos fajutos de 3D&T via revista.
(agora assim, acho que eu acabei de comentar tudo o que foi discutido até agora.

)