Os combates espaciais podem ser um problema para muitos jogadores e sistemas, particularmente quando não se deseja senão algo leve e rápido que espelhe a emoção do combate em si sem exigir muito tempo em cima de uma planilha eletrÔnica fazendo milhares de cálculos.
Usando os conceitos do OPERA, criei a seguinte lógica para combates com espaçonaves:
Tamanho - em metros, uso para desenhar as naves em escala. Só para impacto visual
Físico - aqui uso o prórpio conceito do físico do OPERA, só que representa em conjunto a estrutura e a blindagem
Pontos de vida - representa a fuselagem da nave. POsso tratar uma espaçonnave como uma pessoa em termos de penalidades.
Tripulação - descreve quantos e quais profissionais precisam estar a bordo para a nave funcionar a contento.
Mobilidade - a facilidade de manobrabilidade daquela nave. Inversamente proporcional ao físico.
Artilharia - representa o bÔnus que o equipamento dá para o artilheiro acertar um alvo.
Percepção - representa a capacidade dos sensores da nave.
Furtividade - a facilidade da nave esconder-se. Calculada, genericamente, com 10 menos o físico da nave.
Melhorias - As melhorias que a nave pode receber. Cada classe de nave poermite receber um número "X" de melhorias. Quanto maior a nave mais melhorias pode receber.
Número máx. mísseis comuns - uma das melhorias que pode receber são lança míssseis. Este valor determina o número máximo de mísseis que podem ser estocados com segurança em cada clase de nave.
Dano p/ teste de explosão - qual dano a nave deve receber para fazer um teste de explosão. Recebido este dano, faz um teste de físico, se falhar e a nave não tem a melhoria "Sistema contra explosão", faz outro teste de físico, se falhar, a nave explode. Se naõ falhar, aquela área alvejada está irremediavelmente destruída.
O que muda para os jogadores:
Orientar que comprem 3 perícias:
Pilotagem [nave] se forem comprar assim, nave genérica, sempre terã penalidades para pilotar qualquer nave mais rápida. Baseada em destreza
Pilotagem[nave específica] - permite usar a nave em questão sem penalidades.Baseada em destreza
Sensores - esta períca permite usar os sensores e travar no alvo.Baseada em destreza. Caças só podem ser alvejados por canhões pesados se o atirador conseguir travar nele por 2 ações (1 turno). O artilheiro, faz teste de sensores e trava o alvo. O piloto do caça recebe o aviso automático que alguém está alvejando nele e faz uma manobra para se livrar (ocorre outro teste. Se o piloto ganhar o artillheiro tem que refazer o teste. Se o piloto perder, tem mais uma chance para outra ação - naõ pode fazer mais nada - só tentar fugir dos sensores. se falhar a segunda vez, vai levar um tiro.
artilharia - esta perícia permite usar os canhões de caça e canhões pesados dos caças e corvetas. Baseado em destreza.
Estatísticas gerais dos caças:
Tamanho: 10-20m
Físico: 3-5
Pontos de vida: 3xfísico
PIlotos: 1-2
Manobrabilidade: 7
Artilharia: 7
Sensores: 4
Furtividade: 10-físico
Número de melhorias: físico
Número de mísseis comuns: 0
Dano que receber para fazer o teste de explosão: Físico+1
Melhorias possíveis
Melhoria número de "slots" que a melhoria ocupa
Canhão lazer fixo (2d6+4) 1
Dróide astromecânico (+4 bônus para não explodir) 1 slot
Sistema anti-explosão 1 slot
Melhora de artilharia (+1) 1 slot
Melhora de mobilidade(+1) 1 slot
Campo de força de caças(suporta 10 de dano) 1 slot (abalativo)
Canhão móvel anti-caça (1d3) ½
Exemplo de Caça e seu piloto.
Piloto:
pilotagem: 3
Sensores: 2
artilharia 2
eletrÔnica 3
Físico: 3
Pontos de vida: 9
Mobilidade básica: 7
Pilotagem: 3
Outro bônus pilotagem: -
Total mobilidade: +10
Percepção básica: 4
Bônus: 2
Total percepção: +6
Dano p/ teste de explosão: 10
Tamanho: 20m
Tripulação 1
Artilharia básica: 7
Artilharia piloto: 3
Bônus: 2
Total artilharia: +12
Dano: 2d6+4
Total slots: 3
Teste para explodir 3+4= 7
Melhoria Efeito
Dróide astromecânico +4 bônus para explodir
Teste 6 para concertar 1d3/turno
Melhora de artilharia (+1) o óbvio
Melhora de artilharia (+1) Óbvio
Logo mais posto as estatísticas da corveta.
