Bom, como alguns de vocês já devem ter visto na minha assinatura, eu vou voltar a jogar RPG. Um privilégio concedido a poucos presentes nesse fórum.

Bom, mas nem tudo são rosas. Infelizmente temos um grande problema para que nossas campanhas sejam um pouco mais "legais". A falta de experiência do mestre e dos jogadores.
Um passo importante para que as nossas sessões estejam funcionando é que todos estão levando a sério os jogos. As piadas diminuíram, o respeito pelo mestre se faz presente e a tentativa de levar os objetivos propostos pelo mestre também estão na mente de todos. Só mesmo o que atrapalha é a inexperiência que faz com que as vezes, os jogadores se fazem perdidos nas campanhas de não saberem muito como agir.
Então vendo que esse grupo tem futuro, resolvi investir meu suado dinheiro pela primeira vez na vida em RPG. Pensei em um cenário. E dentre todos os cenários, resolvi optar por Ravenloft 3.0 e mais um Nativos das Trevas.
Minha intenção é fazer uma campanha de tom sério e melancólico. De baixo nível de magia e de baixo nível dos personagens. Já dei uma conversada com o grupo e acho que eles aceitarão a proposta, embora não saiba se eles conaseguirão jogar dessa forma, bem diferente do que estão acostumados (altos níveis de poder, muita ação, sou amigo do personagem mais foda do cenário e tal).
Agora as questões:
1) Seria um bom investimento comprar um cenário que não tem mais continuação oficial? Por tudo o que os senhores já sabem da quarta edição, eu teria muitas dificuldades em adaptar o cenário para as novas regras da quarta edição?
2) Essa digamos, seria a primeira campanha com a intenção de abordar assuntos com temática adulta, violenta e pesada. Acham que eu deveria tentar em breve a propor uma campanha assim, ou ainda devo esperar os jogadores adquirirem mais XP?
3) A proposta do cenário me permitiria fazer uma campanha com jeito um pouco mais "humano" (sem anões, elfos, fadas, duendes... retirando-os do cenário ou colocando-os de maneira rara)?
4) Se eu não conseguir jogar o cenário nunca na minha vida, ao menos seria um bom investimento como leitura de passatempo?
5) E o mais importante: eu mereço mestrar/jogar nesse cenário?