Dúvida com relação à primeira regra

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor FreeSample em 23 Mar 2008, 14:43

Aos responsáveis pelo fórum,

1. Respeito. Esse é um fórum de discussão, encontram-se aqui pessoas de todos os tipos com os mais variados pensamentos, o que implica que nem sempre haverá um consenso entre as partes acerca de alguns debates. E isso é perfeitamente normal e aceitável. O que não será admitido é a falta de respeito (como ofensas, agressões verbais e etc), seja para com um colega de fórum, para com uma opinião, para com a equipe que zela pelo fórum ou mesmo para com o espaço como um todo. É a regra mais básica de convivência. É responsabilidade da Equipe SpellRPG julgar tais ocorrências.

Fica uma dúvida, por acaso esta regra seria quebrada por comentários que menosprezem e/ou desrespeitem a religião alheia?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Lanzi em 23 Mar 2008, 15:37

Defina desprezo ou menosprezo.
Editado pela última vez por Lanzi em 23 Mar 2008, 15:38, em um total de 1 vez.
Lanzi

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2008, 15:38

Onde, exatamente, você viu esse tipo de comentário, Free?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Gladius Dei em 23 Mar 2008, 16:52

Apenas para o quesito de informação:

Lanzi escreveu:Defina desprezo ou menosprezo.

Desprezo (a entrada de Menosprezo é similar):
s. m.,
acto de desprezar;
desdém;
desconsideração;
dar-se ao -: perder o brio, a dignidade;
votar ao -: desprezar

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Anonimous000 em 23 Mar 2008, 17:31

Religião é um assunto delicado demais, o melhor sempre é evitá-lo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Sampaio em 23 Mar 2008, 19:02

Religião é um assunto delicado demais, o melhor sempre é evitá-lo.

Discordo.

Fica uma dúvida, por acaso esta regra seria quebrada por comentários que menosprezem e/ou desrespeitem a religião alheia?

Menosprezo não, uma pessoa tem todo direito de menosprezar uma idéia, especialmente se ela não apresentar argumentos para essa idéia. Desrespeitar é bem subjetivo, então atenha-se a regra. Basta lê-la:
O que não será admitido é a falta de respeito (como ofensas, agressões verbais e etc), seja para com um colega de fórum, para com uma opinião, para com a equipe que zela pelo fórum ou mesmo para com o espaço como um todo.

Negrito por minha conta.

Se aparecerem ofensas ou agressões verbais, basta reportar. No mais cada caso é um caso, e devemos avaliar o caso com os fatos, com o que foi feito, não com o que a pessoa sentiu sobre o que foi feito.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Tybert em 23 Mar 2008, 20:16

Ter uma opinião negativa sobre algo, não é, nem nunca foi, ofender ou desrespeitar. E é direito de todo mundo, num fórum de discussão principalmente, manifestar as próprias opiniões sem represálias nem "polícia do pensamento".
Editado pela última vez por Tybert em 23 Mar 2008, 20:17, em um total de 1 vez.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2008, 20:17

É. Não vi ofensa de nenhum tipo naquele tópico.
Não vi nenhum cristão ser ofendido, depreciado ou desmoralizado porque é cristão.
O que eu vi foram algumas brincadeiras e trocadilhos com a Páscoa, não havia nada de grave.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Skar em 23 Mar 2008, 20:23

Concordo com o sampaio.

Caramba, as pessoas tem o direito de liberdade de expressão. Se a gente começar a fechar tópicos por causas de piadas ou menosprezo pela idéia alheia o forum não vai a lugar nenhum.

Ainda mais q num debate o mais comum é q uma dos lado menospreze as idéias dos outros. E queremos discutir religião façamos um tópico sobre o assunto, quem acha q pode se sentir ofendido não entra pronto.

Tem gente q ta levando muito a sério um forum da internet.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Lanzi em 23 Mar 2008, 20:29

Gladius

Se eu equisesse uma definição etimológica eu ia até o dicionário e procurava. Se vocÊ não tem nada de interessante a acrescentar ao tópico ou tá aqui só pra fazer graça, era melhor ter ficado quieto.

Eu pedi a definição justamente pelo que o Sampaio disse, que "desrespeito" é bem subjetivo. Está na hora dos usuários adquirirem maturidade e digerirem tudo aquilo que ouvem sem essa de "não me toques" e falsos moralismos. Dá pra se saber quando a intenção é uma brincadeira, e não uma ofensa. E não me venham com essa de que usuários podem não saber, já que se trata de internet, porque a Spell é uma comunidade bem unida e todos se conhecem, então é fácil saber quando um usuário está brincando ou não.
Lanzi

Mensagempor Irish Carbon em 23 Mar 2008, 20:41

Se eu equisesse uma definição etimológica eu ia até o dicionário e procurava. Se vocÊ não tem nada de interessante a acrescentar ao tópico ou tá aqui só pra fazer graça, era melhor ter ficado quieto.

ISSO que teria de ser reportado como quebra à primeira regra, na minha opinião.

E creio eu que o Gladius só quis ajudar.

Aqui eu vou ter que postar: Hipersensibilidade detected.

então é fácil saber quando um usuário está brincando ou não.

Brincadeira, na minha visão parcial (e não na do dicionário, rlx), é alguma coisa falada que tenha pretensão de ser cômica.

Tem algumas brincadeiras que eu não consigo achar a graça, simplesmente.

E eu sempre disse abertamente: eu não consigo discernir com clareza brincadeiras de coisas sérias (devido a fatores que não importam na discussão), assim como acredito que deva ter mais gente que também não saiba.

Repito a frasezinha feliz por aqui também:
"Seja conservador com o que fala e liberal com o que escuta."
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Youkai X em 23 Mar 2008, 20:47

O tópico da pásca não foi feito com a intenção de ser ofensivo a ninguém do fórum. Só era pra desejar feliz Páscoa com um pouco de humor. Se alguns consideraram ofensivo que apenas dissesse que se sentiu um pouco ofendido, mas também sem exageros. Então que por lá as piadas envolvam apenas os ovos d páscoa e o coelhinho, pronto. :victory:
Youkai X

Mensagempor Alessandro_Franzen em 23 Mar 2008, 20:50

O que não será admitido é a falta de respeito (como ofensas, agressões verbais e etc), (...) Sampaio

Bom, acho que devemos então extender a definição de ETC. na regra, para poder clarificar melhor a regra número 1. Menosprezo é uma forma de desrespeito e/ou humilhação em diversos casos.

Se certas coisas são subjetivas, quem julga a subjetividade? Acho que religião é um assunto delicado e deve ser mantido sob um patamar de respeito mútuo, pois cada um possui sua própria visão e entedimento sobre esse tópico.

Polêmicas a parte, se durante uma discussão que aparentemente não leva a lugar nenhum, suplantar a religião do outro com opinião própria afirmando que X é irrisório perante Y que é melhor, eu vejo como uma forma de discriminação.

Agradeceria que as pessoas tivessem respeito caso eu fosse um seguidor dos dogmas da Igreja Jedi existente na Inglaterra ou Adorador do Grande Bule de Chá Tailandês... Sem zoeira, Religião é algo que deve sempre ser levado a sério, não importando se há embasamento lógico ou não das idéias, conceitos e dogmas defendidos por seus fiéis... Não há religião absoluta, nem uma verdade inescapável sobre o que passa nas mentes daqueles que tem fé em alguma coisa ou em alguém.
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2008, 21:07

Alessandro, o problema é:
Quem abriu o tópico, que supostamente era ofensivo, é um dos cristãos mais cristãos do fórum. E, por motivos óbvios, ele não se sentiu ofendido.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Gladius Dei em 23 Mar 2008, 21:09

Perdão, mas devo discordar de muitas coisas.

Primeiramente, "não-me-toque", por mais pejorativa que vocês tenham tornado esta frase, ainda é "não-me-toque". Fini. Não se tem o que discutir. Ninguêm vem aqui para a Spell para ter que ler como seu pensamento/crença/pessoa/cãozinho/etc é inferior/tolo/termo derrogativo, que seja (especialmente por serem ataques gratuitos, e alguns embasados em uma lógica tão fraca que me espanta como pessoas que gostam tanto da internet não tenham nem mesmo lido a wikipedia, por exemplo. Alías, dica do Gladius: leiam a entrada em inglês Existence of God, Problem of Evil e theodicy da wiki, elas estão deliciosamente bem escritas e não estão tendenciosas para qualquer dos dois lados).

As pessoas vem aqui primariamente para participarem de uma comunidade sobre RPG, e existem RPGistas religiosos, não-religiosos, anti-religiosos, ateus, teístas, místicos, etc etc etc, e a comunidade deve recebê-los, enquanto seguirem as regras, de uma maneira positiva se esta mesma comunidade deseja crescer e se tornar melhor. Essa (aparente) necessidade de se criticar/ofender/desrespeitar religiões/crenças (pensamento que faz parte da imensa maioria da população humana, diga-se de passagem), além de ser desperdício de tempo para quem a escreve e para os que as lêem, não ajuda a criar um ambiente saudável, e sim propenso para eventuais necessidades de intervenção. Como este tópico. Ou notificações. Ou brigas entre usuários, ou "grupos" de usuários.

Isso não ajuda a comunidade Spell, senhores. Ela não está apta para se tornar um fórum pró-religião ou anti-religião. Para isso existem centenas de outros fórums, onde tais opiniões serão bem-vindas e poderão arrancar muitas risadas/acenos de cabeça mais.

Ah, Lanzi, eu escrevi "apenas para o quesito de informação". Se eu realmente lhe ofendido, peço que notifique minha mensagem, mas já lhe adianto que lhe peço desculpas e que minha mensagem, como escrito nela, foi apenas para o quesito de informação (e poderia ser usado pela equipe para embasar sua definição, por exemplo). Isso não lhe ajuda? Corroboro meu pedido para que seja notificada a mensagem, e que a equipe Spell decida.

Edit:

Virtual, a questão não é se o tópico, sua idéia inicial, era desrespeitosa, mas sim algumas das respostas posteriores à ele.

As duas primeiras imagens não são desrespeitosas, são levemente engraçadas, reconheço isso. Mas, a partir daí, começou a decair, culminando em algumas respostas e imagens bem ofensivas.
Editado pela última vez por Gladius Dei em 23 Mar 2008, 21:19, em um total de 2 vezes.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Próximo

Voltar para Linha Direta