Projeto Revolução RPG - Que a Revolução comece!

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Vincer em 24 Fev 2008, 17:02

Sobre essa questão do universo digital estar acabando com a socialização, depende. Eu já vi, justamente por causa de jogos como never winter nights e mmorpgs um grupo inteiro surgir (os caras dali quiseram conhecer o rpg de mesa, quando souberam que no colégio tinha quem narrava). Tudo bem que eles foram para o D&D, o que considero tanto progresso quanto nada ( :bwaha: Tá, sem brincadeiras daqui em diante) mas eu acredito que o rpg tenha esperanças de crescer a partir dessa onda.

Até mesmo porque eu tenho cá uma teoria, totalmente minha e achista, de que essa onda virtual leva a um efeito reverso. No começo o hype da internet provocou exatamente o que disseram, mas o usuário vem a se cansar desse ritmo isolado virtual. Por exemplo, das listas de discussão, usenet e mirc passamos para msn e páginas de relações pessoais como o Orkut. Ou seja, as previsões de que como a internet seria sobre o anonimato já caíram um pouco por terra, já que agora a moda é mostrar a verdadeira cara nela. A internet, e esse universo eletrônico, ao meu ver é como um martelo. Você pode cosntruir algo excelente com ele como pode destruir algo ou alguém. Na minha visão ela está sendo usada para ambos. Vejo esse isolacionismo como sociedades inteiras se formando por causa dela, e socialização. Vide o exemplo da própria Spell, afinal, estamos todos aqui em contato, e até se conhecendo pessoalmente. Graças a esses novos meios de interação.

Para mim o rpg tem uma salvação clara, perante esse aspecto virtual. Eu chamaria de transposição. Basta transpor as emoções da mesa num jogo virtual (o que é possível, exceto pela socialização e imaginação do rpg de mesa), um mmorpg por exemplo, com as mesmas regras e ambientações do rpg de mesa, de um modo a não exigir que os jogadores conheçam a regra do rpg de mesa para jogar. Por exemplo, o D&D online está fazendo isso. E porque eu acho que a salvação está aí? Porque sabendo que o jogo virtual que tanto gostam vem de um jogo diferente jogado pessoalmente os jogadores virtuais estão a um passo de se aproximarem do rpg de mesa. Como eu vi o never winter nights e baldurs gate, que sequer eram mmorpgs, fazer. Sem falar que, nenhum jogador de rpg, rpgista de verdade, abandona o hobby por um jogo virtual. Logo esses jogos têm mais chances de trazer mais jogadores ao nosso hobby do que tomar jogadores dele.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2008, 19:36

tente apresentar D&D para alguém como primeiro sistema, apresentando todas as regras... vai entender o que digo, e vai perder um candidato a fã do sistema)

O fiz duas semanas atrás. E o cara adorou.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Moon[K]Night em 03 Mar 2008, 00:00

Só para exemplificar, um dos membros dessa comunidade, no caso o Lumine, foi convidado a jogar RPG por mim graças a ele gostar de RPG de Video-game. Há interesse ainda, o que falta é informação. Muita gente joga MMORPG e nem sabe o que significa e, pior ainda, nem sabe o que é RPG. Recentemente um dos novos membros do meu grupo foi atraído por causa de Tíbia, e o convencemos a tentar jogar e ele se amarrou.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Mar 2008, 14:17

E as aventuras maravilhosas do Zé, Moon Knight.

Lembra da "Busca do Dragão Vermelho", e do "Castlevania" feito no paraguai? E quando eu cai depois de tomar uma unhada de um gato (mago com 2 pvs XD).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Moon[K]Night em 03 Mar 2008, 14:39

Porra, o Castlevania, cara!!!!! Ele usou o mapa do jogo!!!!! Com o chão quebrado e tudo!!! O gato, cara!!!! XD
Zé Tee Li é ****!!! XD
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor rsilverblood em 03 Mar 2008, 16:46

Olha, não que eu seja contra um debate interessante... mas o tópico é o meu projeto, coisa que poucos ou ninguém discutiu até agora. (alguém poderia criar um tópico adequado, e mover esses posts para os lugares devidos, e se isso não for possível, deletá-los?)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Mar 2008, 23:43

Cara, todo mundo da minha sala quando me viu com Shadowrun em mãos perguntaram:
"O que é isso?"
"Um livro de RPG"
"Ah, sei. Tipo world of warcraft, né?"
"Não. Isso daí é RPG eletrônico. RPG tá mais pra teatro de improviso".
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor rsilverblood em 04 Mar 2008, 01:44

Então, quero mudar esse paradigma de todo mundo achar que RPG é só RPG eletrônico. E, por isso, popularizá-lo como uma diversão mais barata.

Um projeto que acabo de imaginar é fazer como o 3D&T, lançando livros de baixo custo, sistemas simples, e com cenários e missões e itens.

Afinal, não sei se sou o único a notar isso no Brasil, mas você tem de suplementar um sistema e um cenário para ele ter chance de se popularizar!

Imagine um livro de cenário, um de monstros, e um de regras. Três livros, cada um com 100 páginas em preto e branco de páginas brancas das mais baratas. Capa e contracapa desenhadas por um amigo que saiba mexer no photoshop.

Algo assim. Seria um jeito interessante de dar "vida" a um sistema ou cenário.

Pretendo fazer isso com meus outros projetos em breve. Mas no momento, meu projeto principal é o Revolução RPG. Quando ele andar com as próprias pernas, vou deixá-lo por períodos de tempo cada vez maiores, contribuindo ocasionalmente e criando mais material exclusivo do Projeto para mantê-lo vivo.
rsilverblood

Mensagempor Moon[K]Night em 04 Mar 2008, 18:18

O que seria essa revolução do RPG que tanto fala? O que vc descreveu não me soa nada de revolucionário, é apenas mais blá-blá-blá de todos os editores. O que está falando é marketing, não revolução.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor rsilverblood em 05 Mar 2008, 00:23

Tipo... estamos aguardando para organizar a comunidade da Revolução em ter o Portal pronto para as mudanças necessárias. Porém, isso só ocorrerá em algum tempo. O Meta-Portal, tenho absoluta confiança de que será uma idéia imitada mundialmente, se der em sucesso o meu projeto. Isso porque ele é um upgrade do portal de busca. O upgrade definitivo!

Se sites de busca eram uma revolução... essa é a próxima. Tenho certeza que haviam críticos dos sites de busca na época que ela foi criada. Não duvido que outros críticos (uma dúzia: um real) tardarão a aparecer.

Porém, creio que os que prezam pela qualidade de suas palavras não só fazem críticas, como fazem sugestões positivas, construtivas... façam isso, e serão ouvidos.
rsilverblood

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Mar 2008, 10:52

Moon[K]Night escreveu:O que seria essa revolução do RPG que tanto fala? O que vc descreveu não me soa nada de revolucionário, é apenas mais blá-blá-blá de todos os editores. O que está falando é marketing, não revolução.

[2]

Sei lá, Silver... Pra mim isso ainda é balela. Não tem como dar críticas construtivas sobre algo que não se tem informações concretas.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor rsilverblood em 05 Mar 2008, 18:57

Lumine: seu post é um bom exemplo de FLOOD, e de notável ausência de personalidade e opinião.

Moderação: uma ajuda, por favor?
rsilverblood

Mensagempor Vincer em 05 Mar 2008, 19:26

Silver, se observar direito, você é quem não explicou nada de verdade. Ele apenas observou isso.

Não adianta falar das idéias revolucionárias se não diz quais são e como serão aplicadas. É como eu falar tudo sobre um filme, o que dizem dele, seu impacto... sem falar o nome do filme, sobre o que é, suas características, etc.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor rsilverblood em 05 Mar 2008, 20:36

OK. Explicarei o que é um Meta-Portal, mas juro que pensei ter tornado isso claro:

"Meta-portal... o que diabos é isso?"

Nem eu sei direito, pois a definição ainda está em construção. Mas o fundamental já está pronto. Mas, a definição é um pouco confusa.

Meta-portal: "um portal de portais". Será um lugar onde a comunidade do RPG brasileiro pode alcançar qualquer outro local da comunidade do RPG brasileiro. Terá links para todos os lugares imagináveis, e junto uma avaliação desse local, fora um resumo de como é e quem gostaria mais dele.

O meta-portal não terá só portais. Terá blogs, podcasts, sites, fóruns, comunidades de Orkut, lojas de RPG, e muitos outros!

Tudo isso disponível gratuitamente.

E como é um Projeto comunitário, todos podem participar! Você pode tomar as decisões também, feitas nas reuniões semanais! Todo Sábado, as 13h, de todo mês, de toda semana, de todo ano!

Tudo é decidido democraticamente, e decidido em comunidade.

Para participar, é só se cadastrar com as informações. Procurem no site do Portal RPG o tópico certo. Ficará óbvio qual é. E então, com a sua ajuda e de muitos outros, iremos fazer a Revolução no RPG! "Mudar para melhor", como diz um slogan político!

(essa definição está sendo elaborado)

Imagine um lugar cheio de links, com resenhas e avaliações (em nota de 1 a 5) feita pelos usuários do site.

O lugar de onde você pode procurar qualquer outro lugar da comunidade de RPG brasileira. Não inclúem sites ilegais.

Você poderá divulgar seu site aqui, seja de qual categoria for.

Poderá procurar por um fórum, loja, site, portal ou qualquer outro, usando palavras chave ou adjetivos.

Tudo isso é um Meta-Portal. É a superação e upgrade definitivo de um site de buscas. E com essa facilidade de acesso a conteúdo e outras comunidades que fará a revolução ocorrer.

Terá também matérias próprias, mas a função do Meta-Portal é ser um Meta-Portal, e não um Portal de RPG. Terá uma área definida para um portal, mas o Meta-Portal ficará na página inicial.

Agora entendem qual que é a proposta?
rsilverblood

Mensagempor Vincer em 05 Mar 2008, 20:39

Agora sim entendi. Adorei a idéia do meta-portal, embora isso já exista. Só não com o sistema de notas que falou, e são panelas, logo um meta-portal incluindo tudo isso seria sim ótimo.

Mas não acredito numa revolução como diz, ainda não. Já pensei em algo assim, faz anos, mas concluí que as coisas não funcionam desse jeito.

Aliais, já até expliquei o porque eu penso isso.
ImagemImagem
Vincer

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias