Um Novo Threefold Model

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Elven Paladin em 13 Fev 2008, 16:30

Feito pot Jeff Rients, em seu Blog ( http://jrients.blogspot.com/2006/02/i-g ... -here.html ). Muito mais claro, direto e objetivo que o original. E obviamente, muito mais engraçado. Um aviso: Se você vê algum uso para a GNS Theory, não leia esse artigo. :b

SPOILER: EXIBIR
RPG theory time, kiddies! Ron Edwards closed the GNS worship section of the Forge, so someone has to pick up the slack. As we all know, every good RPG theory has to divide all games into several vague categories. My categories are Retro, Stupid, and Pretentious. Any RPG worth playing will fall into one or more of these categories. Here's a handy chart:

Imagem

Retro games make use of settings, mechanics, or assumptions that are now considered outdated by the rpg mainstream, but these same assumptions once defined that mainstream. Does a game have classes and/or levels for no damn reason? That's a retro design element. Do you have a group of PCs going on ill-defined adventures with little or no motivation? That's another hallmark of retro design. These games may be old, or intentionally designed with an old school vibe.

Stupid games do not take themselves seriously. PCs can die horrible deaths and other grim stuff, but that horrible death might involve being eaten by a horde of zombie chickens. Big dice charts, such as wandering monsters or random mutations, are often associated with this style of game. Most comedy games fall into this category, as do all the good versions of Gamma World. The new editions of Paranoia and WFRP look pretty Stupid to me as well.

Pretentious games know that they are better than Retro or Stupid games. They're not just games, they're cutting edge explorations of blah, blah, blah. I'm sure you can all list an armload of Pretentious games: Vampire, most of the rest of the World of Darkness, Nobilis, various Forge-inspired designs. I'd also put HERO and GURPS into this category as examples of mechanically Pretentious games. You can have setting-based Pretension as well: Blue [Rose, Planet], Tekumel, Harn, etc.

In addition to more a more useful categorization schema, my theory has another leg up on Edwards's: incoherent play is better. You don't need laser-like focus on Stupidity, Pretention, or Retro-osity. Retro play is fun. Stupid play is fun. But Retro Stupid play is totally awesome. Case in point: Encounter Critical. Similarly, Vampire is plain ol' Pretentious, but add some Stupid to the mix and you've got Exalted or Street Fighter: The Storytelling Game. And how about Retro Pretension? I've got 2 words for you: Classic Traveller.

The big hole in my theory is that black area in the chart where Retro Stupid Pretention is found. That ought to be the most totally rad place in the universe, but right at this moment the only game I can think of that definitely goes there is World of Synnibarr. But that game is at its best when drifted to Retro Stupid play. Which is really easy to do. The trick is to not be Raven c.s. McCracken. I suppose one could argue that Dungeons & Dragons fits the requirements to be Retro Stupidly Pretentious. But every RPG theory fails the moment D&D is taken into consideration, so I probably ought to quit while I'm ahead.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Vincer em 13 Fev 2008, 18:38

Bem curioso :bwaha:

Eu não tinha lido nada sobre essas teorias, mas acabei de dar uma pincelada sobre cada uma delas. Estranhei o motivo de muitos jogadores criticarem elas... nenhuma delas engloba tudo que o rpg traz, mas todos analizam o jogo sob uma perspectiva e, dentro dessa perspectiva, todas as que eu vi são exatas. A GNS, o modelo Threefold, o "Grande Modelo" e esse. Todas inúteis também, afinal, elas apenas tentam explicar e classificar diferentes aspectos do jogo... mas nenhuma serve para nada, nem para aprimorar jogos nem como guia de game desing.

Essa, por exemplo, se prendeu a um meio termo entre objetivo e temática. Ela só analisa o objetivo dos jogos: a graça (stupid), a jogabilidade básica(retro) e qualquer outro objetivo específico(pretentious). De um modo bem engraçado :bwaha:

Eu tenho um cenário que se localiza exatamente no centro do esquema. Inclusive é um que eu pretendo estar narrando online por aqui na spell. Mas a maioria dos meus jogos cairiam no pretensioso, vários entre o pretensioso e o retrô e muitos no stupid-retrô. Adoro jogos de humor.
ImagemImagem
Vincer

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Elven Paladin em 13 Fev 2008, 19:35

A GNS, o modelo Threefold, o "Grande Modelo"

Tecnicamente, todos fazem parte de um mesmo "set de idéias" do Ron Edwards, embora o Threefold Model seja anterior ao Big Model e a GNS Theory, e serviu de inspiração para a GNS Theory

Essa, por exemplo, se prendeu a um meio termo entre objetivo e temática. Ela só analisa o objetivo dos jogos: a graça (stupid), a jogabilidade básica(retro) e qualquer outro objetivo específico(pretentious). De um modo bem engraçado

Na verdade, o que o Jeff Rients fez foi apenas satirizar a GNS Theory e boa parte dos que a defendem ou vêem algum uso para ela, vide o primeiro parágrafo dela e o fato de ele colocar a maioria dos Indie Games ( que geralmente se originam do The Forge, o local onde a GNS se originou e é mais aceita ) na categoria de Pretentious ( que foi certamente a que ele sacaneou, pois o autor é um jogador de D&D Old School e adora 'Funny Games" ). :b

Por isso eu até deixei o aviso para quem se interessa pela GNS Theory e RPGs inspirados por ela para não ler o que está escrito ali :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Natsuiro em 13 Fev 2008, 21:46

2 perguntas:
O que é, exatamente, um Threefold? Já vi gráficos parecidos, mas não sei explicar o que é um.
O.o

E...

WTH WAZ TAHT?!
Threefold tem algo a ver com SdA? O.o
Imagem
Natsuiro

Um Novo Threefold Model

Mensagempor FreeSample em 14 Fev 2008, 08:50

(...)every RPG theory fails the moment D&D is taken into consideration

Por que será? :b
FreeSample

Twitter: @loleite

Um Novo Threefold Model

Mensagempor WillDice em 14 Fev 2008, 08:58

FreeSample escreveu:
(...)every RPG theory fails the moment D&D is taken into consideration

Por que será? :b

Por ele ser o verdadeiro RPG e o resto só imitações e variações distorcendo a proposta original? XD
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Um Novo Threefold Model

Mensagempor FreeSample em 14 Fev 2008, 11:15

Rsrsrsrsrssr! mas falando sério Will, pensa assim: se as teorias não consefguem definir/categorizar o D&D, elas já estão começando errado. em termos técnicos, não consigo ver nada que coloque o D&D num patamar diferente de outros jogos.

Talvez nesse modelo threefold o D&D é o que deveria estar no meio, já que ele deu origem a tudo.
FreeSample

Twitter: @loleite

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Madrüga em 15 Fev 2008, 09:28

FreeSample escreveu:Rsrsrsrsrssr! mas falando sério Will, pensa assim: se as teorias não consefguem definir/categorizar o D&D, elas já estão começando errado.

Elas começam errado a partir do momento em que começam.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Fev 2008, 09:46

Seu_Madruga escreveu:
FreeSample escreveu:Rsrsrsrsrssr! mas falando sério Will, pensa assim: se as teorias não consefguem definir/categorizar o D&D, elas já estão começando errado.

Elas começam errado a partir do momento em que começam.
[2]
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Natsuiro em 15 Fev 2008, 09:58

*Ainda esperando uma explicação do que É um Threefold Model*

o.o
Imagem
Natsuiro

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Fev 2008, 10:01

Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Natsuiro em 15 Fev 2008, 10:18

Eltor... eu vivo no google. XD

Só que eu pedi para alguém me explicar o que é um, bem por cima, e não me mandar prum site com 12 links.

=b
Imagem
Natsuiro

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Fev 2008, 10:36

Então não use o botâo "Estou com Sorte". :linguinha:

O terceiro link fornecido pelo Google já te indica a Santa Wikipedia, que dá um bom resumo do que é um Threefold Model e as críticas principais à idéia.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Madrüga em 15 Fev 2008, 21:55

Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Um Novo Threefold Model

Mensagempor Tabris em 19 Fev 2008, 05:22

Algumas considerações pessoais sobre a teoria GNS:

1 - TODO E QUALQUER RPG pode ser usado de qualquer uma das três formas, ou em qualquer combinações das 3 pelo mestre, pode até mesmo ser usado de uma fooma não prevista (Exemplo, um certo cara q incutiu o preconceito contra o RPG em uma amiga minha ao tentar usar uma sessão de RPG para dar em cima dela :linguinha: ). Sendo assim o sistema pode ser usado para falar de uma regra, ou até de uma filosofia por trás de um jogo, mas quando os jogadores e o mestre entram em ação é impossível definir o jogo de forma geral como qualquer um dos três.
2 - Nenhum RPG se encaixa perfeitamente em nenhuma das três definições, todo o RPG está em algum lugar no meio. Sendo assim não existem RPGs simulacionistas, mas rpgs MAIS simulacionistas do que os outros
3 - Os modelos joguista, simulacionista e narrativista são idéias simbólicas que podemos usar como forma de comparação ou caracterização, sendo assim são coisas que podemos entender e usar como ferramentas para facilitar uma discussão, mas não são idéias absolutas.

Acho q vendo dessa forma a teoria GNS nem é uma idéia tão má, ela só facilita as discussões proporcionando arquétipos dos sistemas d RPG.
Imagem
Imagem
Tabris

Voltar para Dicas & Ideias