A questão do sistema, dos jogadores, e etc. (Spin off)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2008, 23:53

Cebolituz escreveu:Jogador de GURPS: "Achei um tesouro enterrado, irei cavar"

Mestre de GURPS: "Ah tá, deixa eu ver a regra de cavar buraco aqui..."

O emoticon no final pressupõe brincadeira, certo? Ou você disse mesmo uma coisa tão idiota e preconceituosa sobre o GURPS, o sistema mais mal-compreendido e cuja opinião geral é formada por imbecis da DB que não entendem os pressupostos e falam mal para pode vender um sistema genérico supostamente melhor que ele?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 31 Jan 2008, 01:16

Bem... não estou afim de flamear sobre ninguém...

Gosto de regras, gosto de combates e gosto de interpretações, a única coisa que não gosto muito são campanhas centradas em exploração de masmorras, obtenção de itens mágicos e mais exploração de masmorras, mas nada contra o gênero.

Agora, um pequeno GRANDE detalhe:

Eu não gosto de GURPS :b

Eu acho o conceito de GURPS muito interessante (e me agrada muito do sistema) mas ele tem vários outros aspectos que me afastam. Ignorando-os e adaptando bem certas partes ele fica interessante para mim, mas para mim um sistema que eu tenha que por a mão na massa e adaptar partes não me serve.
Nada como D&D, afinal, eu odeio D&D, GURPS apenas não faz meu estilo :bwaha:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor AKImeru em 31 Jan 2008, 01:57

Que ótimo. De pessoas afetadas que vêem o RPG como um teatro onde as regras em nada importam, a cena rpgística desse país já está cheia demais. Basta ver que por aqui, termos como Powergamer ou Advogado de Regras são vistos como ofensas terríveis, dignas de serem faladas em tom baixo, e não como simplesmente um outro tipo qualquer de jogador. Ou notar que praticamente toda crítica feita a um estilo de jogo ou ao panorama do RPG por aqui tem como alvo inicial justamente esse tipo de jogador.

Estou quotando porque são palavras sábias.

E adiciono: Por que os rotulos? Nós fazemos o mesmo. Falar "Eu acho que tal sistema faz mais assim ou assado" é besteira.

PENIS SAGRADO O QUE É ISSO? D&D TEM COMBATE?! EU QUERO FOTOS DO D&D-ARANHA E SEUS COMBATES MEU DEUS DO CÉU O CLARIM DIARIO VAI SER POSTO NO MAPA POR ESSA INCRIVEL DISCOBERTA.

Er o que eu estou tentando disser aqui é isso: Leia a proposta dos sistemas antes de sair por ai jogando em rotulos como "Hack´n´Slash". É só.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Vincer em 31 Jan 2008, 04:03

Er o que eu estou tentando disser aqui é isso: Leia a proposta dos sistemas antes de sair por ai jogando em rotulos como "Hack´n´Slash". É só.

Concordo. O que eu quis dizer no meu primeiro tópico é que a intenção do sistema D&D é ser mais voltado para o combate(e para o hack n' slash por consequência, aliais, o termo hack n' slash surgiu originalmente para definir um estilo de jogo que ocorria em muitas mesas de D&D).
Eu só falei aquilo porque vi o pessoal dizendo que não havia nada haver... D&D não é tão somente hack n' slash(como eu já disse), mas tem sim suas tendências... afinal, é a proposta dele.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor kimble em 31 Jan 2008, 07:38

(...) aliais, o termo hack n' slash surgiu originalmente para definir um estilo de jogo que ocorria em muitas mesas de D&D).

D&D foi o primeiro rpg. Durante um bom tempo só existia ele. É normal que muita coisa tenha surgido primeiro nele. Afirmar que o termo hack n´slash surgiu originalmente em jogos de D&D é como dizer 'D&D foi o primeiro RPG a usar dados!' ou 'O primeiro RPG com fichas!'. Não, sério? :sobrancelha:
E seu ponto seria...?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Elven Paladin em 31 Jan 2008, 11:10

Durante um bom tempo só existia ele.

Na verdade, não. D&D saiu em 1974, mas em 1975 veio Tunnels and Trolls, em 1977, vieram o Traveller e o Chivalry&Sorcery ( que seria um "módulo realista" para D&D, mas o Gygax recusou ), em 1978 veio o Runequest. Ou seja,foi um período até "animado".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lune em 31 Jan 2008, 11:15

Todos jogos de expressão que arregimentaram milhares de seguidores... exceto que não.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Jan 2008, 12:46

Eu não gosto de GURPS :b

Temos algo em comum. Eu simplesmente não consigo me sentir atraído por GURPS. Algo no sistema me faz evitá-lo.
Tenho miniGURPS, sei o quanto é simples, mas não tenho vontade de jogar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 31 Jan 2008, 12:53

Respeito GURPS, sei que ele pode ser muito útil e divertido.

Mas eu acho ele feio, deselegante...

Sei lá, diga que é frescura, mas eu não consigo olhar pra uma ficha de GURPS e enXergar um personagem.

EDIT: enchergar é dose :b
Editado pela última vez por Agnelo em 31 Jan 2008, 12:58, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Natsuiro em 31 Jan 2008, 12:54

Já joguei sessões de Gurps... mas o que me fazia manter-me fiel à mesa era os amigos jogando -e mestrando- e a história, assim como algumas idéias do mestre, q dava um "quê" a mais...

Mas ao olhar pra baixo, onde jazia a ficha de Gurps..... blaaaaaaaargh... é uma força invisível que me mantém longe deste sistema. Muito muito estranho. @_@

Ele não é "agradável". Aqui sim parece que o sistema é o verdadeiro oponente do jogador.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Vincer em 31 Jan 2008, 12:57

Kimble, com ou sem outros sistemas, o jargão surgiu em mesas de D&D, sobre mesas de D&D. Ele serve universalmente, de fato, mas originalmente se referia os jogos de explorar dungeom do D&D sim.

E eu estou falando da origem do termo. Afinal, não havia D&D 3ª edição naquela época, entenda isso. Naquela época o jogo era ainda mais voltado para o hack n' slash do que hoje em dia.

Sem falar que mais uma vez eu repito... olhem a proposta do D&D. O que aparece nas capas. Como as classes são produzidas... o jogo visa o hack n' slash sim. Mas ele não larga os outros estilos de jogo de lado. É aquela velha história... sequências que contradiziam as origens nunca vingaram. D&D sempre teve esse lado mais dungeon crawl e hack n' slash, remover isso como o foco central do jogo é criar algo completamente diferente. Eles têm que se manter fiéis a franquia.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Jan 2008, 14:55

Caramba...
ouvir que AD&D e voltado pro Hack´n Slash foi uma afronta...
e os ganhos de XP por: pesquisar magias, criar itens mágicos ou mundanos, uso de magia eficientemente (não só mantando monstro)
fora o dano miserável que vc consguia dar nos monstros, HP baixo, imunidades à diferentes tipos de coisas, E a enorme quantidade de monstros que é quase 1hit kill prá quase todos os PCs

além da tabela de XP gigantesca que praticamente obrigava os PCs a procurarem outros meios de ganhar XP além de matar monstros
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Vincer em 31 Jan 2008, 16:27

Obviamente não teve nada antes do AD&D, ele foi a primeira edição correto? Eu não falei de AD&D.

E outra, tudo o que você disse são detalhes mais superficiais, tabelas, xp por pesquisar magias... tudo ainda voltado para a mentalidade hack n' slash. Afinal, eu já disse que mesmo as magias são voltadas para combate em D&D. O AD&D tinha muita coisa boa mas o foco em combates não diferia da primeira ediçao ou da terceira. Veja a origem do D&D, um wargame, e o fato de cada vez mais as regras de miniaturas estarem se tornando evidentes (leia-se obrigatórias, agora com o 4ª).

Eu não estou falando minhas críticas a D&D agora (se o estivesse falaria muito mais do que não gosto no sistema), isso é um fato. Do mesmo modo que Vampiro tem o foco em intrigas políticas, do mesmo modo que Falkenstein tem foco em intrigas com a corte e que Call of Cthulhu tem foco no terror pessoal. Mas nem por isso Call of Cthulhu, Falkenstein e Vampiro se limitam a seu foco. Todos eles têm uma infinidade de modos de se jogar e explorar o jogo... Com o D&D é a mesma coisa. quando eu falo que o D&D tem foco em combates, o que tendencia ao hack n' slash, não é uma crítica. É só uma constatação em vista do que o jogo sempre propôs a fornecer, desde que foi lançado.

E Pichu, eu não falei mal de AD&D em momento algum, sequer falei que ele não tinha interpretação e detalhes fora combate. Tanto que no começo da terceira edição eu defendia que o livro do mestre do AD&D tinha mais valor do que muita coisa que o livro do mestre do 3ª edição fornecia. De D&D o que menos desgosto é o AD&D.
E não é por causa do hack n' slash, que isso fique claro. Quando eu analiso e ou critico um sistema eu olho o que faz um sistema: mecânica. Minha birra com D&D tem outros motivos...

E novamente, parece que são vocês que vêem hack n' slash como algo pejorativo. É só uma característica da franquia, não é pecado admitir as origens e ao que o jogo se propõe. D&D tem toda a liberdade que qualquer rpg tem, focar em combate é apenas o estilo dele.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor AKImeru em 31 Jan 2008, 16:49

o jogo visa o hack n' slash sim.

O jogo visa Fantasia medieval heroica.

Vai haver sangue?

Sim vai haver sangue. Mas Hack´n´slash puro é só uma das várias maneiras de se jogar D&D. Inclusve, o livro do mestre diz que a combinação perfeita entre a pancadaria e a trama é o faz uma campanha boa de D&D. Ele também dá exemplos e ideias para jogar campanhas com o minimo de combate possivel.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Vincer em 31 Jan 2008, 17:41

De fato Oda.

Mas o jogo tendencia aos combates, exploração de masmorras e, consequentemente, incentiva o hack n' slash. Não vou explicar que isso é só uma tendência novamente, porque já gastei linhas demais(e tempo digitando) e não vou me repetir. Por mais que eu explique vocês lêem tudo (ou como muitos quando lêem posts meus, lêem só as palavras chaves :bwaha: ) mas entendem "D&D é só porrada, porrada e porrada" no lugar de minhas palavras. Aí não tem jeito.

Uau, vocês não dão o braço a torcer :blink:
Isso que eu estou dizendo não é nenhuma afronta ou crítica, é só uma característica. Será eu que sou o único que, por mais que seja fã de algo, sabe ver todas as suas características (e até mesmo falhas) e aceitá-las. Não é possível que no fórum todo seja apenas eu :blink:
ImagemImagem
Vincer

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias